A Romaria da Senhora da Agonia, uma das maiores e mais emblemáticas festas populares do país, será este ano acompanhada por temperaturas elevadas e tempo estável, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com os dados meteorológicos, entre os dias 14 e 20 de agosto — período oficial das festividades e que culmina com o feriado municipal — Viana do Castelo deverá registar temperaturas máximas entre os 23°C e os 26°C, com céu maioritariamente limpo ou parcialmente nublado e uma baixa probabilidade de precipitação.
Apesar de uma descida ligeira após o dia 10, em que os termómetros ultrapassaram os 32°C, o calor mantém-se ao longo da semana da Romaria. O IPMA emitiu um aviso amarelo para o distrito, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima no interior, ativo até terça-feira, 19 de agosto, às 19h00.
🌤 Previsão do tempo até 20 de agosto:
14 de agosto (quinta): Muito sol, máxima de 25°C, mínima de 16°C.
15 de agosto (sexta): Céu limpo, máxima de 26°C, mínima de 18°C.
16 de agosto (sábado): Nuvens baixas pela manhã, sol à tarde, máxima de 24°C, mínima de 17°C.
17 de agosto (domingo): Alternância entre nuvens e sol, máxima de 23°C, mínima de 16°C.
18 de agosto (segunda): Céu maioritariamente nublado, máxima de 23°C, mínima de 16°C.
19 de agosto (terça): Parcialmente soalheiro, máxima de 24°C, mínima de 16°C.
20 de agosto (quarta – feriado municipal): Tempo ameno e agradável, parcialmente soalheiro, máxima de 26°C, mínima de 17°C.
Com milhares de visitantes esperados nas ruas da cidade, para assistirem aos diversos quadros da Romaria, as autoridades locais apelam à população para que se proteja do calor. Recomenda-se a ingestão regular de líquidos, o uso de chapéus, protetor solar e vestuário leve, bem como a procura de zonas de sombra, sobretudo durante as horas de maior exposição solar.
Procissão ao Mar com boas condições meteorológicas e marítimas
A tradicional procissão ao mar, agendada para o dia 20 de agosto — feriado municipal — deverá decorrer em condições consideradas ideais. A previsão aponta para céu parcialmente soalheiro, temperaturas na ordem dos 26 graus e mar calmo, o que favorece a realização segura deste momento simbólico de homenagem aos pescadores e suas famílias.
A Capitania do Porto de Viana do Castelo deverá manter vigilância ativa durante a cerimónia. Recomenda-se o respeito pelas normas de segurança marítima.
Espetáculos pirotécnicos mantêm-se, sob vigilância das autoridades
Durante a romaria estão agendados os tradicionais fogos de artifício que integram o programa , nomeadamente o “Fogo do Meio ou da Santa” e a “Serenata” no rio Lima. Para já, e até ao momento, não existem restrições impostas ao uso de pirotecnia, embora os espetáculos estejam condicionados ao cumprimento rigoroso das regras de segurança e às diretrizes definidas pelas entidades competentes.
A organização da romaria, em articulação com os serviços municipais de proteção civil, as forças de segurança e os bombeiros, estará preparada para ajustar horários ou cancelar sessões caso se verifique um agravamento do risco de incêndio.
A Romaria da Senhora da Agonia promete mais uma edição memorável, com destaque para os tapetes de sal na ribeira, a arte da filigrana, as concertinas, os trajes minhotos e os emblemáticos fogos de artifício.
Apesar do calor, a previsão de tempo seco e estável é vista com bons olhos pelos organizadores e visitantes, garantindo o bom decorrer de todos os eventos planeados ao ar livre até ao encerramento oficial das festividades no dia 20.
Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.
A emoção da Taça de Portugal está de regresso e o distrito de Viana do Castelo será bem representado na 1ª eliminatória da edição 2025/2026. Quatro equipas da região — ADC Correlhã, Desportivo de Monção, SC Valenciano e SC Vianense — entram em campo este domingo, 31 de agosto, com ambição de seguir em frente na prova rainha do futebol nacional.
Integrado na programação do evento “Músicas à Senhora”, que marca a Romaria de Nossa Senhora da Peneda, o concerto de Áurea promete ser um dos momentos altos das celebrações em Arcos de Valdevez. A artista sobe ao palco no dia 5 de setembro, num cenário único: o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, recentemente classificado como Monumento Nacional.
O Darque Kayak Clube anunciou o fim do seu projeto de paracanoagem, uma iniciativa pioneira que, durante oito anos, integrou atletas com deficiência motora e intelectual na alta competição. A decisão, comunicada esta semana, foi motivada pela falta de recursos técnicos, humanos e financeiros que inviabilizam a continuidade do acompanhamento exigido por esta vertente do desporto adaptado.
A freguesia de Vila Praia de Âncora prepara-se para receber, entre os dias 10 e 14 de setembro, as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, uma das celebrações religiosas e culturais mais emblemáticas do concelho de Caminha e da região do Alto Minho.
O Município de Viana do Castelo marca presença na edição deste ano da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa –, que decorre até domingo no Algarve. A participação insere-se na iniciativa “Região Europeia de Gastronomia e Vinho”, com o objetivo de promover os produtos regionais e as potencialidades turísticas do concelho.
O Largo de Santa Catarina, na Ribeira de Viana do Castelo, volta a receber a Mostra Gastronómica este fim de semana, num evento que alia gastronomia, cultura popular e música ao vivo. Integrada na programação de Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, a iniciativa decorre entre as 18h00 e as 24h00, com entrada livre.