Logo
Regional

Romaria da Senhora da Agonia 2025 decorrerá sob condições meteorológicas favoráveis

11 Agosto, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Romaria da Senhora da Agonia, uma das maiores e mais emblemáticas festas populares do país, será este ano acompanhada por temperaturas elevadas e tempo estável, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com os dados meteorológicos, entre os dias 14 e 20 de agosto — período oficial das festividades e que culmina com o feriado municipal — Viana do Castelo deverá registar temperaturas máximas entre os 23°C e os 26°C, com céu maioritariamente limpo ou parcialmente nublado e uma baixa probabilidade de precipitação.

Apesar de uma descida ligeira após o dia 10, em que os termómetros ultrapassaram os 32°C, o calor mantém-se ao longo da semana da Romaria. O IPMA emitiu um aviso amarelo para o distrito, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima no interior, ativo até terça-feira, 19 de agosto, às 19h00.

🌤 Previsão do tempo até 20 de agosto:
14 de agosto (quinta): Muito sol, máxima de 25°C, mínima de 16°C.

15 de agosto (sexta): Céu limpo, máxima de 26°C, mínima de 18°C.

16 de agosto (sábado): Nuvens baixas pela manhã, sol à tarde, máxima de 24°C, mínima de 17°C.

17 de agosto (domingo): Alternância entre nuvens e sol, máxima de 23°C, mínima de 16°C.

18 de agosto (segunda): Céu maioritariamente nublado, máxima de 23°C, mínima de 16°C.

19 de agosto (terça): Parcialmente soalheiro, máxima de 24°C, mínima de 16°C.

20 de agosto (quarta – feriado municipal): Tempo ameno e agradável, parcialmente soalheiro, máxima de 26°C, mínima de 17°C.

Com milhares de visitantes esperados nas ruas da cidade, para assistirem aos diversos quadros da Romaria, as autoridades locais apelam à população para que se proteja do calor. Recomenda-se a ingestão regular de líquidos, o uso de chapéus, protetor solar e vestuário leve, bem como a procura de zonas de sombra, sobretudo durante as horas de maior exposição solar.

Procissão ao Mar com boas condições meteorológicas e marítimas

A tradicional procissão ao mar, agendada para o dia 20 de agosto — feriado municipal — deverá decorrer em condições consideradas ideais. A previsão aponta para céu parcialmente soalheiro, temperaturas na ordem dos 26 graus e mar calmo, o que favorece a realização segura deste momento simbólico de homenagem aos pescadores e suas famílias.

A Capitania do Porto de Viana do Castelo deverá manter vigilância ativa durante a cerimónia. Recomenda-se o respeito pelas normas de segurança marítima.

Espetáculos pirotécnicos mantêm-se, sob vigilância das autoridades

Durante a romaria estão agendados os tradicionais fogos de artifício que integram o programa , nomeadamente o “Fogo do Meio ou da Santa” e a “Serenata” no rio Lima. Para já, e até ao momento, não existem restrições impostas ao uso de pirotecnia, embora os espetáculos estejam condicionados ao cumprimento rigoroso das regras de segurança e às diretrizes definidas pelas entidades competentes.

A organização da romaria, em articulação com os serviços municipais de proteção civil, as forças de segurança e os bombeiros, estará preparada para ajustar horários ou cancelar sessões caso se verifique um agravamento do risco de incêndio.

A Romaria da Senhora da Agonia promete mais uma edição memorável, com destaque para os tapetes de sal na ribeira, a arte da filigrana, as concertinas, os trajes minhotos e os emblemáticos fogos de artifício.

Apesar do calor, a previsão de tempo seco e estável é vista com bons olhos pelos organizadores e visitantes, garantindo o bom decorrer de todos os eventos planeados ao ar livre até ao encerramento oficial das festividades no dia 20.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.

Regional 10 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira investe quatro milhões em água e saneamento

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.

Regional 10 Novembro, 2025

IPVC lidera projeto nacional para preservar maçãs do Minho

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.

Nacional 10 Novembro, 2025

Ordem dos Médicos Veterinários propõe 12 medidas ao Orçamento de 2026 para proteger animais e saúde pública

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.

Regional 10 Novembro, 2025

Sapadores Florestais do Alto Minho recebem 135 motorroçadoras

As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).