Logo
Música

“Rock No Rio Febras” é o nome escolhido por 14 mil votos para o “Febras” em Guimarães

15 Agosto, 2023 | 11:57
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Mais de 14 mil votos ‘online’ decidiram que o “Febras”, o festival de música realizado em Briteiros, Guimarães, que foi obrigado a mudar de nome, vai assumir a designação de Rock No Rio Febras.

Em comunicado, a organização anunciou ainda que a edição de 2024 do evento vai acontecer no dia 20 de julho e garantiu que o agora Rock No Rio Febras não vai “deixar de ser aquilo que foi e sempre será”.

O “Febras” começou por se chamar Rock In Rio Febras e teve a primeira edição em 2022, mas a empresa responsável pelo Rock in Rio Lisboa notificou a organização a mudar de nome, alegando uso indevido da marca e concorrência desleal.

Este ano, na sua segunda edição, o festival de Guimarães já adotou uma designação diferente, autodenominando-se como “Festival de rock que acontece perto do rio Febras” e optou por colocar a votação o novo nome para o evento.

A votação estavam cinco possíveis nomes para o festival: Rock No Rio Febras (26,31% dos votos), Supre Rock Supre Febras (21,13% dos votos), Rock Near (but not in) Rio Febras (22,13% dos votos), Rockin’ Rio Febras (20,88% dos votos) e Rock Rio Febras (7,56% dos votos).

“Decidimos democratizar a escolha do novo nome do Febras (como se alguma vez fosse possível deixar de ser aquilo que foi e sempre será)”, lê-se no comunicado hoje divulgado.

Assumindo-se otimistas, a organização do evento, a cargo da Casa do Povo de Briteiros, confessa-se “ultrapassada” pelos resultados do inquérito ‘online’: “Obrigado aos 14.002 participantes da votação que, em 90 horas, deram o seu contributo para que o “Febras” continue a ser aquilo que é: um evento aberto e descentralizado, em linha com o nome da Casa do Povo que o organiza”, lê-se.

Para a organização, “o Febras é muito mais do que o nome” mas, reconhece, “tem que se lhe dar um [nome]”.

“Esperemos que desta vez não cause desconforto a ninguém. Mas, se causar, então que seja tão grande como o último”, desejam.

No texto, são ainda deixados agradecimentos pelo “bom senso demonstrado pela maioria dos votantes”.

“Mas estamos solidários com aqueles que se mostraram adeptos do caos (em sondagem interna, ganhava por muitos)”, é igualmente referido.

Em 2022, o evento teve certa de 1.500 participantes, mas o confronto com o Rock In Rio Lisboa originou uma grande curiosidade à volta do festival e a organização viu-se obrigada a limitar o acesso ao evento por questões de espaço, segurança e logística.

Pelas margens do rio Febras este ano passaram cerca de cinco mil pessoas.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.

Regional 13 Junho, 2024

“Rainha das Vindimas” de Ponte da Barca é eleita este domingo

É já no domingo, 16 de junho, às 21h30, no exterior da Casa da Cultura de Ponte da Barca, que se realiza mais uma edição da gala de eleição da "Rainha das Vindimas". Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) este evento visa selecionar a representante do concelho, para a final do prestigiado concurso "Rainha das Vindimas de Portugal".

Regional 13 Junho, 2024

“Construir Portugal” vai permitir ao Município de Valença o investimento de 4 milhões de euros na Habitação

A Câmara Municipal de Valença assinou o protocolo "Construir Portugal, esta quarta-feira na sede da CCDR NORTE, no Porto."A Nova Estratégia para a Habitação", no valor de 3,8 milhões de euros visa o investimento nas habitações sociais.

Desporto 13 Junho, 2024

Juventude Viana anuncia primeiro reforço para a próxima época

Depois de ter anunciado a renovação do treinador André Torres, a Juventude Viana acaba de apresentar o primeiro reforço para a próxima época. Trata-se do chileno Joaquin Alonso Fernandez.