A Rota Norte, que percorre toda a região Norte de Portugal, numa estrada circular com 777 kms, une o litoral ao interior. Uma roadtrip que conecta duas estradas épicas, a Nacional 103 e a Nacional 222.
Um verdadeiro corredor turístico para gerar e estabelecer riqueza nos territórios do interior na qual pode participar de bicicleta, de mota, carro ou autocaravana.
São 4 regiões, Minho, Trás-os-Montes, Douro e o Porto, 8 Distritos, e atravessa 34 Municípios. Interliga os territórios de alta densidade com os de baixa densidade e reduz a assimetria regional, reforçando a coesão territorial.
A Rota Norte é feita de pessoas que vibram com as suas tradições, pessoas que partilham com orgulho as lendas e histórias. É uma Rota que une o Norte, que respeita os dialetos típicos que não se perdem com a evolução do tempo, é a combinação entre o património natural e as construções feitas pelo homem.
As RoadTrips são uma tendência em crescimento em Portugal, onde turistas nacionais e estrangeiros conhecem Portugal através de estradas históricas.
A Estrada Nacional 2, a Estrada Nacional 103, a Estrada Nacional 222, são atualmente as estradas mais percorridas em registo de aventura e lazer. Estas 3 estradas tem presença no Norte de Portugal.
A Nacional 103 e a Nacional 222 estão totalmente em território do Norte e a Rota Norte acaba por juntar estas 2 estradas que conectadas com outras estradas nacionais vão criar algo totalmente original e diferenciador.
Está a ser criado um mapa digital interativo acessível através do telemóvel ou computador, que disponibiliza recomendação de locais a visitar, alojamento, restaurantes, e experiências turísticas.
A Rota Norte terá na sua génese um passaporte digital, disponível na App PortugalPlay.
O processo de validação dos carimbos através de GPS, leva as famílias e grupos a desafiarem-se a si próprios para completar o passaporte. A Rota Norte será a primeira e-roadtrip do mundo a criar condições, valorizando e promovendo a mobilidade elétrica sustentável e marcar o Norte como um território inteligente e sustentável.

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.