A Rota Norte, que percorre toda a região Norte de Portugal, numa estrada circular com 777 kms, une o litoral ao interior. Uma roadtrip que conecta duas estradas épicas, a Nacional 103 e a Nacional 222.
Um verdadeiro corredor turístico para gerar e estabelecer riqueza nos territórios do interior na qual pode participar de bicicleta, de mota, carro ou autocaravana.
São 4 regiões, Minho, Trás-os-Montes, Douro e o Porto, 8 Distritos, e atravessa 34 Municípios. Interliga os territórios de alta densidade com os de baixa densidade e reduz a assimetria regional, reforçando a coesão territorial.
A Rota Norte é feita de pessoas que vibram com as suas tradições, pessoas que partilham com orgulho as lendas e histórias. É uma Rota que une o Norte, que respeita os dialetos típicos que não se perdem com a evolução do tempo, é a combinação entre o património natural e as construções feitas pelo homem.
As RoadTrips são uma tendência em crescimento em Portugal, onde turistas nacionais e estrangeiros conhecem Portugal através de estradas históricas.
A Estrada Nacional 2, a Estrada Nacional 103, a Estrada Nacional 222, são atualmente as estradas mais percorridas em registo de aventura e lazer. Estas 3 estradas tem presença no Norte de Portugal.
A Nacional 103 e a Nacional 222 estão totalmente em território do Norte e a Rota Norte acaba por juntar estas 2 estradas que conectadas com outras estradas nacionais vão criar algo totalmente original e diferenciador.
Está a ser criado um mapa digital interativo acessível através do telemóvel ou computador, que disponibiliza recomendação de locais a visitar, alojamento, restaurantes, e experiências turísticas.
A Rota Norte terá na sua génese um passaporte digital, disponível na App PortugalPlay.
O processo de validação dos carimbos através de GPS, leva as famílias e grupos a desafiarem-se a si próprios para completar o passaporte. A Rota Norte será a primeira e-roadtrip do mundo a criar condições, valorizando e promovendo a mobilidade elétrica sustentável e marcar o Norte como um território inteligente e sustentável.

A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.