A Rota Norte, que percorre toda a região Norte de Portugal, numa estrada circular com 777 kms, une o litoral ao interior. Uma roadtrip que conecta duas estradas épicas, a Nacional 103 e a Nacional 222.
Um verdadeiro corredor turístico para gerar e estabelecer riqueza nos territórios do interior na qual pode participar de bicicleta, de mota, carro ou autocaravana.
São 4 regiões, Minho, Trás-os-Montes, Douro e o Porto, 8 Distritos, e atravessa 34 Municípios. Interliga os territórios de alta densidade com os de baixa densidade e reduz a assimetria regional, reforçando a coesão territorial.
A Rota Norte é feita de pessoas que vibram com as suas tradições, pessoas que partilham com orgulho as lendas e histórias. É uma Rota que une o Norte, que respeita os dialetos típicos que não se perdem com a evolução do tempo, é a combinação entre o património natural e as construções feitas pelo homem.
As RoadTrips são uma tendência em crescimento em Portugal, onde turistas nacionais e estrangeiros conhecem Portugal através de estradas históricas.
A Estrada Nacional 2, a Estrada Nacional 103, a Estrada Nacional 222, são atualmente as estradas mais percorridas em registo de aventura e lazer. Estas 3 estradas tem presença no Norte de Portugal.
A Nacional 103 e a Nacional 222 estão totalmente em território do Norte e a Rota Norte acaba por juntar estas 2 estradas que conectadas com outras estradas nacionais vão criar algo totalmente original e diferenciador.
Está a ser criado um mapa digital interativo acessível através do telemóvel ou computador, que disponibiliza recomendação de locais a visitar, alojamento, restaurantes, e experiências turísticas.
A Rota Norte terá na sua génese um passaporte digital, disponível na App PortugalPlay.
O processo de validação dos carimbos através de GPS, leva as famílias e grupos a desafiarem-se a si próprios para completar o passaporte. A Rota Norte será a primeira e-roadtrip do mundo a criar condições, valorizando e promovendo a mobilidade elétrica sustentável e marcar o Norte como um território inteligente e sustentável.

Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.