A Rota Norte, que percorre toda a região Norte de Portugal, numa estrada circular com 777 kms, une o litoral ao interior. Uma roadtrip que conecta duas estradas épicas, a Nacional 103 e a Nacional 222.
Um verdadeiro corredor turístico para gerar e estabelecer riqueza nos territórios do interior na qual pode participar de bicicleta, de mota, carro ou autocaravana.
São 4 regiões, Minho, Trás-os-Montes, Douro e o Porto, 8 Distritos, e atravessa 34 Municípios. Interliga os territórios de alta densidade com os de baixa densidade e reduz a assimetria regional, reforçando a coesão territorial.
A Rota Norte é feita de pessoas que vibram com as suas tradições, pessoas que partilham com orgulho as lendas e histórias. É uma Rota que une o Norte, que respeita os dialetos típicos que não se perdem com a evolução do tempo, é a combinação entre o património natural e as construções feitas pelo homem.
As RoadTrips são uma tendência em crescimento em Portugal, onde turistas nacionais e estrangeiros conhecem Portugal através de estradas históricas.
A Estrada Nacional 2, a Estrada Nacional 103, a Estrada Nacional 222, são atualmente as estradas mais percorridas em registo de aventura e lazer. Estas 3 estradas tem presença no Norte de Portugal.
A Nacional 103 e a Nacional 222 estão totalmente em território do Norte e a Rota Norte acaba por juntar estas 2 estradas que conectadas com outras estradas nacionais vão criar algo totalmente original e diferenciador.
Está a ser criado um mapa digital interativo acessível através do telemóvel ou computador, que disponibiliza recomendação de locais a visitar, alojamento, restaurantes, e experiências turísticas.
A Rota Norte terá na sua génese um passaporte digital, disponível na App PortugalPlay.
O processo de validação dos carimbos através de GPS, leva as famílias e grupos a desafiarem-se a si próprios para completar o passaporte. A Rota Norte será a primeira e-roadtrip do mundo a criar condições, valorizando e promovendo a mobilidade elétrica sustentável e marcar o Norte como um território inteligente e sustentável.

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.