Viana do Castelo volta a ser palco de um dos eventos musicais mais esperados do ano. Nos dias 12 e 13 de setembro, o Viana Bate Forte chega à sua 8ª edição, transformando o centro histórico da cidade num grande festival ao ar livre. Com entrada livre em todos os espetáculos, o evento promete encher de música e animação as praças da República, da Liberdade e da Erva.
Este ano, o festival ganha um significado especial, ao integrar-se na programação de Viana do Castelo como Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025. Entre os 16 artistas convidados, destaque para a presença internacional das galegas Fillas de Cassandra, sublinhando a ligação cultural transfronteiriça com a Galiza.
Dois dias, três palcos, música para todos
Na sexta-feira, dia 12, sobem ao Palco da Liberdade nomes incontornáveis como Luís Represas (21h30), Táxi (23h30) e Mizzy Miles (01h30). Na Praça da República, será possível ouvir Kátia Guerreiro (20h30), Rita Guerra (22h30) e os enérgicos HMB (00h30). Já no Palco da Erva, atuam Noble (23h00) e Di Ponti (01h00).
No sábado, dia 13, a festa continua com Carolina de Deus (20h30), A Garota Não (22h30) e Fillas de Cassandra (00h30) no Palco da Liberdade. A Praça da República recebe Gil do Carmo (21h30), Beatriz Rosário (23h30) e o rapper Chyna (01h30). O Palco da Erva acolhe os sons de Todagente (23h00) e Puto (01h00).
Cultura acessível e para todos
Criado em 2016 pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Viana Bate Forte tem como missão dinamizar o centro histórico, promovendo a integração social, a fruição cultural e o contacto com o comércio local. O evento aposta em artistas nacionais, dando especial visibilidade a projetos vianenses, tanto de nomes consagrados como de artistas-revelação.
Mais do que um festival, o Viana Bate Forte é um encontro entre pessoas, sons e espaços, oferecendo uma experiência única num cenário de grande valor patrimonial. A cidade, cada vez mais reconhecida como destino turístico de excelência, reafirma-se como referência na promoção da cultura e da música ao vivo.
O humorista Joel Ricardo Santos sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no próximo dia 20 de novembro para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “OVERBOOKING”, uma iniciativa promovida pela CLAP.
Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.
A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.