Logo
Internacional

Rio Minho vai ter nova ponte para servir linha de alta velocidade

8 Abril, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O secretário-geral do Eixo Atlântico afirmou que os governos de Portugal e Espanha chegaram a acordo sobre a localização da nova ponte ferroviária sobre o rio Minho entre Tui, e Valença, para servir a linha de alta velocidade.

Segundo o secretário-geral do Eixo Atlântico (EA) do Noroeste Peninsular, instituição que agrega 39 autarquias portuguesas e galegas, os “dois governos deverão reunir-se em breve para dar os primeiros passos para a construção da nova ponte ferroviária (…), estimando a sua conclusão entre 2030 e 2032”.

Xoán Mao, que falava na Câmara de Viana do Castelo durante a apresentação do relatório Infraestruturas Rodoviárias e Ferroviárias na Eurorregião Galiza/Norte de Portugal, acrescentou que o avanço do projeto “está dependente de uma reunião que já deveria ter ocorrido, mas que deverá acontecer depois da Páscoa para definir o modelo de gestão que vai ser aplicado”.

“Em cima da mesa estão três opções: a primeira prevê a criação de uma empresa mista, outra que aponta a construção por cada um dos dois países da sua parte da ponte ou, uma terceira opção, mais ágil, que um dos dois países executa a obra e o outro paga metade do investimento”, especificou.

Em causa está a linha de alta velocidade entre Lisboa e Vigo, que contempla estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, Braga, Ponte de Lima e Valença e será complementar à Linha do Minho, entre o Porto e Vigo.

Xoán Mao explicou que, inicialmente, o projeto esteve previsto para a ponte rodoferroviária de Valença, mas essa possibilidade foi descartada por razões técnicas.

Adiantou que o comboio de alta velocidade “vai unir todos os grandes portos de mar dos dois países como Sines, Corunha e Ferrol, aeroportos, como o Francisco Sá Carneiro, no Porto.

“Vai ligar universidades, parques tecnológicos, zonas industriais. A eurorregião Norte de Portugal/Galiza é um conjunto compacto, com mais de sete milhões de habitantes e uma das zonas mais competitivas da Europa”, realçou.

Xoán Mao espera que “o investimento no projeto de construção de túnel entre as duas margens Tejo, em Lisboa, não seja feito à custa dos investimentos da rede ferroviária do Norte”.

“Se o Governo de António Costa considerou prioritária a linha ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e a Galiza, esperamos que quem vier a governar Portugal a partir de maio respeite os compromissos que já vêm do governo Costa e que foram aprovados pela Assembleia da República”, observou.

O secretário-geral do EA revelou ainda que “Viana do Castelo está a liderar o apoio a uma proposta do Sindicato Nacional de Comisións Obreiras de Galicia que prevê a construção de uma linha-piloto entre Vigo e a capital do Alto Minho, com paragens em todos os parques empresariais da eurorregião para reduzir o tráfego automóvel.

“Do lado espanhol parte da decisão sobre este projeto-piloto é da competência da Junta da Galiza e outra do Governo de Madrid, o que não facilita as coisas”, disse.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 31 Janeiro, 2026

Navio Hospital Gil Eannes assinala 28 anos do resgate e regresso a Viana do Castelo

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.

Regional 31 Janeiro, 2026

Teresa Guilherme sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda este sábado

A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Alto Minho recebe European TREX 2026 para treino em fogo controlado

O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.

Nacional 31 Janeiro, 2026

Veterinária deixa conselhos para proteger cães e gatos do frio intenso

As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Politécnico de Viana do Castelo leva inovação pedagógica a São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.

Regional 31 Janeiro, 2026

Carreço recebe primeira edição do “Ecos de Janeiro” este sábado

A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Juventude Viana recebe hoje a Académica de Coimbra

A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.