Logo
Internacional

Rio Minho vai ter nova ponte para servir linha de alta velocidade

8 Abril, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O secretário-geral do Eixo Atlântico afirmou que os governos de Portugal e Espanha chegaram a acordo sobre a localização da nova ponte ferroviária sobre o rio Minho entre Tui, e Valença, para servir a linha de alta velocidade.

Segundo o secretário-geral do Eixo Atlântico (EA) do Noroeste Peninsular, instituição que agrega 39 autarquias portuguesas e galegas, os “dois governos deverão reunir-se em breve para dar os primeiros passos para a construção da nova ponte ferroviária (…), estimando a sua conclusão entre 2030 e 2032”.

Xoán Mao, que falava na Câmara de Viana do Castelo durante a apresentação do relatório Infraestruturas Rodoviárias e Ferroviárias na Eurorregião Galiza/Norte de Portugal, acrescentou que o avanço do projeto “está dependente de uma reunião que já deveria ter ocorrido, mas que deverá acontecer depois da Páscoa para definir o modelo de gestão que vai ser aplicado”.

“Em cima da mesa estão três opções: a primeira prevê a criação de uma empresa mista, outra que aponta a construção por cada um dos dois países da sua parte da ponte ou, uma terceira opção, mais ágil, que um dos dois países executa a obra e o outro paga metade do investimento”, especificou.

Em causa está a linha de alta velocidade entre Lisboa e Vigo, que contempla estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, Braga, Ponte de Lima e Valença e será complementar à Linha do Minho, entre o Porto e Vigo.

Xoán Mao explicou que, inicialmente, o projeto esteve previsto para a ponte rodoferroviária de Valença, mas essa possibilidade foi descartada por razões técnicas.

Adiantou que o comboio de alta velocidade “vai unir todos os grandes portos de mar dos dois países como Sines, Corunha e Ferrol, aeroportos, como o Francisco Sá Carneiro, no Porto.

“Vai ligar universidades, parques tecnológicos, zonas industriais. A eurorregião Norte de Portugal/Galiza é um conjunto compacto, com mais de sete milhões de habitantes e uma das zonas mais competitivas da Europa”, realçou.

Xoán Mao espera que “o investimento no projeto de construção de túnel entre as duas margens Tejo, em Lisboa, não seja feito à custa dos investimentos da rede ferroviária do Norte”.

“Se o Governo de António Costa considerou prioritária a linha ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e a Galiza, esperamos que quem vier a governar Portugal a partir de maio respeite os compromissos que já vêm do governo Costa e que foram aprovados pela Assembleia da República”, observou.

O secretário-geral do EA revelou ainda que “Viana do Castelo está a liderar o apoio a uma proposta do Sindicato Nacional de Comisións Obreiras de Galicia que prevê a construção de uma linha-piloto entre Vigo e a capital do Alto Minho, com paragens em todos os parques empresariais da eurorregião para reduzir o tráfego automóvel.

“Do lado espanhol parte da decisão sobre este projeto-piloto é da competência da Junta da Galiza e outra do Governo de Madrid, o que não facilita as coisas”, disse.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 6 Fevereiro, 2026

Depressão Marta traz chuva, neve e vento intenso a Portugal continental

Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.

Desporto 6 Fevereiro, 2026

GD Areosense lança equipa de Walking Football para maiores de 50 anos

O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.

Desporto 6 Fevereiro, 2026

XLVII Rali à Lampreia promete adrenalina e sabores únicos em Monção

Monção prepara-se para receber, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, mais uma edição do Rali à Lampreia, um dos eventos mais emblemáticos do concelho, que combina a emoção do desporto automóvel com a tradição gastronómica local. O evento terá lugar na Praça Deu-la-Deu, reunindo participantes e visitantes numa celebração única da cultura e dos sabores de Monção.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo promove sessões públicas sobre alteração do Plano de Urbanização

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar duas sessões públicas de apresentação da proposta de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade, atualmente em período de discussão pública. A iniciativa pretende esclarecer a população e recolher contributos para o documento que orienta o desenvolvimento urbano do concelho.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Castro da Idade do Ferro descoberto em Arcos de Valdevez

Um castro da Idade do Ferro, posteriormente romanizado, foi identificado em Arcos de Valdevez após a primeira escavação científica realizada no local. O sítio arqueológico, designado Castro de Eiras, apresenta elevado potencial científico e patrimonial.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Obras na Ponte Eiffel suspensas esta noite e trânsito mantém-se aberto

Os trabalhos de conservação em curso na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensos esta noite, informou a Infraestruturas de Portugal (IP). Como consequência, não será realizado o corte de trânsito automóvel habitualmente previsto para o período noturno.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Workshop “Coração de Filigrana” assinala São Valentim em Viana do Castelo

O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.