Logo
Regional

Rimsha Riaz veio do Paquistão tirar curso de Cibersegurança no Politécnico de Viana do Castelo

27 Setembro, 2023 | 10:50
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Rimsha Riaz, de 27 anos, deixou o Paquistão há quase dois em busca de uma formação que pudesse alimentar a ambição de um dia também ela poder ensinar outros. Entrou no curso de mestrado em Cibersegurança do Politécnico de Viana do Castelo e assume-se como um “orgulho” para a família, mas também para a cidade-natal, Vehari, ao ser a “primeira mulher” a viajar para a Europa sozinha e solteira.

O irmão, mais velho, vive já em Viana do Castelo há cerca de quatro anos. Sempre apresentou a cidade e a região a Rimsha como um local seguro, onde as mulheres podem andar livremente, estudar, trabalhar, ser independentes. “Já no Paquistão, o meu irmão ajudava-me a pagar as contas da escola. Aliás, ele deixou de estudar para que eu pudesse continuar. Ele sempre me apoiou, como o meu pai e toda a restante família”, explica Rimsha.

A viver longe da irmã mais nova e dos pais, Rimsha diz que sempre teve o apoio da família e que foi ensinada a trabalhar e a lutar por aquilo que tanto quer. “A minha família, especialmente o meu pai e o meu irmão, que é também como um pai para mim, perceberam que, se não fizermos as coisas por nós, um dia, quando eles não estiverem cá, ninguém nos irá apoiar. Fui ensinada a não depender de um marido”.

Entrou no mestrado em Cibersegurança, ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, na terceira fase de candidaturas, com a melhor nota nesta fase. Quando consultou a listagem, nem queria acreditar. Estava a cumprir um sonho!

Entre o sorriso envergonhado e a voz ainda trémula, denunciando a alegria e a excitação que está a viver, Rimsha conta que sempre se interessou por cibersegurança e agora que cumpre um sonho, já pensa no próximo. “Gostava de poder trabalhar no IPVC como docente. Viana do Castelo acolheu-me muito bem e o IPVC também, por isso, seria uma forma de retribuir”.

Rimsha é um exemplo de trabalho, foco e determinação. O exemplo de uma estudante do Politécnico de Viana do Castelo que, tal como muitos outros, nos orgulhamos de partilhar! “Estou muito feliz e sinto-me orgulhosa, porque o meu sonho, do meu irmão e do pai está a tornar-se uma realidade. Não consigo explicar em palavras o quão estou feliz”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.