Rimsha Riaz, de 27 anos, deixou o Paquistão há quase dois em busca de uma formação que pudesse alimentar a ambição de um dia também ela poder ensinar outros. Entrou no curso de mestrado em Cibersegurança do Politécnico de Viana do Castelo e assume-se como um “orgulho” para a família, mas também para a cidade-natal, Vehari, ao ser a “primeira mulher” a viajar para a Europa sozinha e solteira.
O irmão, mais velho, vive já em Viana do Castelo há cerca de quatro anos. Sempre apresentou a cidade e a região a Rimsha como um local seguro, onde as mulheres podem andar livremente, estudar, trabalhar, ser independentes. “Já no Paquistão, o meu irmão ajudava-me a pagar as contas da escola. Aliás, ele deixou de estudar para que eu pudesse continuar. Ele sempre me apoiou, como o meu pai e toda a restante família”, explica Rimsha.
A viver longe da irmã mais nova e dos pais, Rimsha diz que sempre teve o apoio da família e que foi ensinada a trabalhar e a lutar por aquilo que tanto quer. “A minha família, especialmente o meu pai e o meu irmão, que é também como um pai para mim, perceberam que, se não fizermos as coisas por nós, um dia, quando eles não estiverem cá, ninguém nos irá apoiar. Fui ensinada a não depender de um marido”.
Entrou no mestrado em Cibersegurança, ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, na terceira fase de candidaturas, com a melhor nota nesta fase. Quando consultou a listagem, nem queria acreditar. Estava a cumprir um sonho!
Entre o sorriso envergonhado e a voz ainda trémula, denunciando a alegria e a excitação que está a viver, Rimsha conta que sempre se interessou por cibersegurança e agora que cumpre um sonho, já pensa no próximo. “Gostava de poder trabalhar no IPVC como docente. Viana do Castelo acolheu-me muito bem e o IPVC também, por isso, seria uma forma de retribuir”.
Rimsha é um exemplo de trabalho, foco e determinação. O exemplo de uma estudante do Politécnico de Viana do Castelo que, tal como muitos outros, nos orgulhamos de partilhar! “Estou muito feliz e sinto-me orgulhosa, porque o meu sonho, do meu irmão e do pai está a tornar-se uma realidade. Não consigo explicar em palavras o quão estou feliz”.
A cidade de Viana do Castelo voltou a encher-se de música, alegria e energia com o regresso do festival “Viana Bate Forte”, que arrancou, esta sexta-feira, com milhares de pessoas a encherem as ruas e praças do centro histórico.
A Seleção Nacional Feminina de Hóquei em Patins carimbou esta sexta-feira o passaporte para a final do Campeonato da Europa, ao vencer a congénere italiana por 4-3, numa partida emocionante disputada no Pavilhão Multiusos de Paredes.
O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou, em Castelo do Neiva, um contrato de coesão territorial com os 29 candidatos socialistas e independentes que concorrem às freguesias e uniões de freguesia do concelho.
Monção vai receber, no próximo dia 18 de outubro, pelas 21h30, um espetáculo musical imperdível protagonizado pelo irreverente grupo “De Vacas”, no palco do Cine Teatro João Verde. A proposta promete uma noite cheia de humor, talento vocal e criatividade, num tributo muito original às grandes divas da música pop.
A Eurocidade Tui-Valença será palco, na próxima terça-feira, 16 de setembro, da ação de capacitação “Mobilidade Urbana Sustentável”, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10h00 e as 12h30. A iniciativa insere-se na programação da Semana Europeia da Mobilidade 2025, este ano dedicada ao tema “Mobilidade para todos”, com o slogan “Combina e Move-te!”.
A Câmara Municipal de Paredes de Coura lançou, esta quinta-feira, um concurso público para a transformação das antigas oficinas municipais, no centro da vila, num novo espaço comunitário dedicado à cultura, formação e bem-estar. O valor base da empreitada é de 1,7 milhões de euros e o prazo de execução é de 270 dias.
Um homem de 70 anos foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo por posse de arma proibida. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação relacionada com um caso de violência doméstica.