Rimsha Riaz, de 27 anos, deixou o Paquistão há quase dois em busca de uma formação que pudesse alimentar a ambição de um dia também ela poder ensinar outros. Entrou no curso de mestrado em Cibersegurança do Politécnico de Viana do Castelo e assume-se como um “orgulho” para a família, mas também para a cidade-natal, Vehari, ao ser a “primeira mulher” a viajar para a Europa sozinha e solteira.
O irmão, mais velho, vive já em Viana do Castelo há cerca de quatro anos. Sempre apresentou a cidade e a região a Rimsha como um local seguro, onde as mulheres podem andar livremente, estudar, trabalhar, ser independentes. “Já no Paquistão, o meu irmão ajudava-me a pagar as contas da escola. Aliás, ele deixou de estudar para que eu pudesse continuar. Ele sempre me apoiou, como o meu pai e toda a restante família”, explica Rimsha.
A viver longe da irmã mais nova e dos pais, Rimsha diz que sempre teve o apoio da família e que foi ensinada a trabalhar e a lutar por aquilo que tanto quer. “A minha família, especialmente o meu pai e o meu irmão, que é também como um pai para mim, perceberam que, se não fizermos as coisas por nós, um dia, quando eles não estiverem cá, ninguém nos irá apoiar. Fui ensinada a não depender de um marido”.
Entrou no mestrado em Cibersegurança, ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, na terceira fase de candidaturas, com a melhor nota nesta fase. Quando consultou a listagem, nem queria acreditar. Estava a cumprir um sonho!
Entre o sorriso envergonhado e a voz ainda trémula, denunciando a alegria e a excitação que está a viver, Rimsha conta que sempre se interessou por cibersegurança e agora que cumpre um sonho, já pensa no próximo. “Gostava de poder trabalhar no IPVC como docente. Viana do Castelo acolheu-me muito bem e o IPVC também, por isso, seria uma forma de retribuir”.
Rimsha é um exemplo de trabalho, foco e determinação. O exemplo de uma estudante do Politécnico de Viana do Castelo que, tal como muitos outros, nos orgulhamos de partilhar! “Estou muito feliz e sinto-me orgulhosa, porque o meu sonho, do meu irmão e do pai está a tornar-se uma realidade. Não consigo explicar em palavras o quão estou feliz”.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.