Rimsha Riaz, de 27 anos, deixou o Paquistão há quase dois em busca de uma formação que pudesse alimentar a ambição de um dia também ela poder ensinar outros. Entrou no curso de mestrado em Cibersegurança do Politécnico de Viana do Castelo e assume-se como um “orgulho” para a família, mas também para a cidade-natal, Vehari, ao ser a “primeira mulher” a viajar para a Europa sozinha e solteira.
O irmão, mais velho, vive já em Viana do Castelo há cerca de quatro anos. Sempre apresentou a cidade e a região a Rimsha como um local seguro, onde as mulheres podem andar livremente, estudar, trabalhar, ser independentes. “Já no Paquistão, o meu irmão ajudava-me a pagar as contas da escola. Aliás, ele deixou de estudar para que eu pudesse continuar. Ele sempre me apoiou, como o meu pai e toda a restante família”, explica Rimsha.
A viver longe da irmã mais nova e dos pais, Rimsha diz que sempre teve o apoio da família e que foi ensinada a trabalhar e a lutar por aquilo que tanto quer. “A minha família, especialmente o meu pai e o meu irmão, que é também como um pai para mim, perceberam que, se não fizermos as coisas por nós, um dia, quando eles não estiverem cá, ninguém nos irá apoiar. Fui ensinada a não depender de um marido”.
Entrou no mestrado em Cibersegurança, ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, na terceira fase de candidaturas, com a melhor nota nesta fase. Quando consultou a listagem, nem queria acreditar. Estava a cumprir um sonho!
Entre o sorriso envergonhado e a voz ainda trémula, denunciando a alegria e a excitação que está a viver, Rimsha conta que sempre se interessou por cibersegurança e agora que cumpre um sonho, já pensa no próximo. “Gostava de poder trabalhar no IPVC como docente. Viana do Castelo acolheu-me muito bem e o IPVC também, por isso, seria uma forma de retribuir”.
Rimsha é um exemplo de trabalho, foco e determinação. O exemplo de uma estudante do Politécnico de Viana do Castelo que, tal como muitos outros, nos orgulhamos de partilhar! “Estou muito feliz e sinto-me orgulhosa, porque o meu sonho, do meu irmão e do pai está a tornar-se uma realidade. Não consigo explicar em palavras o quão estou feliz”.
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.