Rimsha Riaz, de 27 anos, deixou o Paquistão há quase dois em busca de uma formação que pudesse alimentar a ambição de um dia também ela poder ensinar outros. Entrou no curso de mestrado em Cibersegurança do Politécnico de Viana do Castelo e assume-se como um “orgulho” para a família, mas também para a cidade-natal, Vehari, ao ser a “primeira mulher” a viajar para a Europa sozinha e solteira.
O irmão, mais velho, vive já em Viana do Castelo há cerca de quatro anos. Sempre apresentou a cidade e a região a Rimsha como um local seguro, onde as mulheres podem andar livremente, estudar, trabalhar, ser independentes. “Já no Paquistão, o meu irmão ajudava-me a pagar as contas da escola. Aliás, ele deixou de estudar para que eu pudesse continuar. Ele sempre me apoiou, como o meu pai e toda a restante família”, explica Rimsha.
A viver longe da irmã mais nova e dos pais, Rimsha diz que sempre teve o apoio da família e que foi ensinada a trabalhar e a lutar por aquilo que tanto quer. “A minha família, especialmente o meu pai e o meu irmão, que é também como um pai para mim, perceberam que, se não fizermos as coisas por nós, um dia, quando eles não estiverem cá, ninguém nos irá apoiar. Fui ensinada a não depender de um marido”.
Entrou no mestrado em Cibersegurança, ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, na terceira fase de candidaturas, com a melhor nota nesta fase. Quando consultou a listagem, nem queria acreditar. Estava a cumprir um sonho!
Entre o sorriso envergonhado e a voz ainda trémula, denunciando a alegria e a excitação que está a viver, Rimsha conta que sempre se interessou por cibersegurança e agora que cumpre um sonho, já pensa no próximo. “Gostava de poder trabalhar no IPVC como docente. Viana do Castelo acolheu-me muito bem e o IPVC também, por isso, seria uma forma de retribuir”.
Rimsha é um exemplo de trabalho, foco e determinação. O exemplo de uma estudante do Politécnico de Viana do Castelo que, tal como muitos outros, nos orgulhamos de partilhar! “Estou muito feliz e sinto-me orgulhosa, porque o meu sonho, do meu irmão e do pai está a tornar-se uma realidade. Não consigo explicar em palavras o quão estou feliz”.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.