A Associação de Futebol de Viana do Castelo vai a votos, no próximo dia 28 de fevereiro, para eleger os seus corpos gerentes para o triénio 2025/2028. O anúncio oficial estará para breve, mas fonte próxima do processo eleitoral confirmou a data das eleições à Viana TV.
Segundo a mesma fonte, as eleições na AFVC só poderão acontecer depois das eleições na Federação Portuguesa de Futebol. que estão marcadas para 14 de fevereiro.
A acontecer a 28 de fevereiro, como fomos informados, seguindo as regras de eleições anteriores na AFVC, as listas interessadas em concorrer devem ser apresentadas no prazo de 10 dias antes da realização do ato eleitoral, ou seja, na quarta-feira dia 19 de fevereiro de 2025, na sede da Associação.
Até ao momento ainda nenhuma lista foi oficializada, mas a Viana TV está em condições de garantir, que Ricardo Felgueiras, atual Vice-Presidente do organismo que tutela o futebol no Alto Minho e Pedro Bezerra, Diretor da Escola de Desporto e Lazer do IPVC, são candidatos a disputar o ato eleitoral.
Recorde-se, que o atual Presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo, Jorge Sárria, no cargo há cerca de 20 anos, está de saída.
Nas ultimas eleições, em 2021, Sarria foi reconduzido no cargo com 139 votos, contra os 127 de António Amaral, na altura, Presidente do Neves FC.
Com 50 clubes inscritos (280 votos), votaram 48 emblemas resultando num universo de 277 votos. Registou-se 1 voto nulo e 10 votos em branco, fruto da abstenção do Sport Clube Vianense, que anunciou em comunicado a sua posição.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.