Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho (RIBAM) disponibiliza o serviço de empréstimo interbibliotecas, dando aos cidadãos a possibilidade de requisitar, na biblioteca do seu concelho, livros ou outro tipo de documentos que se encontrem em qualquer biblioteca dos dez municípios do Alto Minho.
A iniciativa reforça o trabalho em rede que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) tem vindo a promover e que se traduziu já na criação de um portal, disponível em https://bibliotecas.altominho.
Com o objetivo de promover a leitura e facilitar o acesso à informação, este novo serviço é totalmente gratuito, bastando aos utilizadores solicitarem, na biblioteca do município em que residam, trabalhem ou estudem, o empréstimo de documentos que compõem o conjunto das bibliotecas públicas municipais de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
Efetuado o pedido, é compromisso das bibliotecas da RIBAM, de acordo com os regulamentos específicos, a disponibilização do documento. Este serviço de apoio ao utilizador da RIBAM constitui uma mais valia por permitir aceder a documentos, por vezes, inexistentes num determinado município e/ou que já não se encontram em comercialização, encontrando-se disponíveis no catálogo coletivo de uma das bibliotecas municipais da rede.
As coleções e fundos documentais de toda a RIBAM podem ser pesquisados numa única plataforma onde atualmente estão disponíveis para consulta online mais de 422 mil registos, provenientes de várias fontes de informação em cada biblioteca municipal. De forma simples e intuitiva, os utilizadores introduzem os termos de pesquisa, sendo redirecionados para um sistema que lhes apresenta dados complementares, acedendo a informações sobre a obra em causa e a respetiva localização.
O desenvolvimento desta plataforma inseriu-se no projeto da CIM Alto Minho – e-Gov Alto Minho 2020, cofinanciado pelo Norte 2020, com o objetivo de diversificar públicos através do aumento das atividades e serviços digitais oferecidos à população geral, mas também proporcionar novos serviços de informação.
Da mesma forma, o empréstimo interbibliotecas promovido pela RIBAM pretende incentivar o trabalho em rede e colaborativo das bibliotecas públicas municipais da região, promovendo o conhecimento local e preservando a herança cultural do Alto Minho.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.