Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho (RIBAM) disponibiliza o serviço de empréstimo interbibliotecas, dando aos cidadãos a possibilidade de requisitar, na biblioteca do seu concelho, livros ou outro tipo de documentos que se encontrem em qualquer biblioteca dos dez municípios do Alto Minho.
A iniciativa reforça o trabalho em rede que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) tem vindo a promover e que se traduziu já na criação de um portal, disponível em https://bibliotecas.altominho.
Com o objetivo de promover a leitura e facilitar o acesso à informação, este novo serviço é totalmente gratuito, bastando aos utilizadores solicitarem, na biblioteca do município em que residam, trabalhem ou estudem, o empréstimo de documentos que compõem o conjunto das bibliotecas públicas municipais de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
Efetuado o pedido, é compromisso das bibliotecas da RIBAM, de acordo com os regulamentos específicos, a disponibilização do documento. Este serviço de apoio ao utilizador da RIBAM constitui uma mais valia por permitir aceder a documentos, por vezes, inexistentes num determinado município e/ou que já não se encontram em comercialização, encontrando-se disponíveis no catálogo coletivo de uma das bibliotecas municipais da rede.
As coleções e fundos documentais de toda a RIBAM podem ser pesquisados numa única plataforma onde atualmente estão disponíveis para consulta online mais de 422 mil registos, provenientes de várias fontes de informação em cada biblioteca municipal. De forma simples e intuitiva, os utilizadores introduzem os termos de pesquisa, sendo redirecionados para um sistema que lhes apresenta dados complementares, acedendo a informações sobre a obra em causa e a respetiva localização.
O desenvolvimento desta plataforma inseriu-se no projeto da CIM Alto Minho – e-Gov Alto Minho 2020, cofinanciado pelo Norte 2020, com o objetivo de diversificar públicos através do aumento das atividades e serviços digitais oferecidos à população geral, mas também proporcionar novos serviços de informação.
Da mesma forma, o empréstimo interbibliotecas promovido pela RIBAM pretende incentivar o trabalho em rede e colaborativo das bibliotecas públicas municipais da região, promovendo o conhecimento local e preservando a herança cultural do Alto Minho.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.
Está em curso a instalação de parte das 80 novas paragens de autocarro previstas para o concelho, no âmbito do plano de melhoria da rede de transportes públicos promovido pela TuViana – Transportes Urbanos de Viana do Castelo.
A GNR deteve, no passado dia 12 de setembro, um jovem de 17 anos, no concelho de Ponte de Lima, por suspeita de tráfico de estupefacientes. A detenção foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez, no âmbito de uma investigação em curso.
A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia sagrou-se, este domingo, campeã da Liga Europeia, ao vencer a seleção espanhola por 4-2, na grande final disputada em Florença, Itália. Esta é a primeira vez que Portugal conquista o título europeu, juntando-se à lista de vencedores que conta com Espanha (2022 e 2023), Polónia (2024) e Rússia (2021).
Com o arranque do novo ano letivo, o Município de Viana do Castelo endereçou uma mensagem de boas-vindas à comunidade escolar, desejando a alunos, professores e funcionários um regresso “tranquilo, cheio de energia e motivação”.
O Santa Luzia Futebol Clube empatou este domingo, 5-5, frente ao Águias de Santa Marta, no Pavilhão José Natário, em partida da 2.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. Num encontro repleto de emoção, reviravoltas, erros defensivos e decisões polémicas da equipa de arbitragem, o empate acabou por refletir a instabilidade do jogo, mas também a garra das vianenses, que evitaram a derrota nos segundos finais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula o Sapador Bombeiro Rui Lacerda, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, pelo seu brilhante desempenho nas competições internacionais de Canoagem – Maratona.