O Município de Ponte de Lima apresentou o 10º volume da revista “Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!” sob a temática arquitetura e urbanismo.
A sessão, que teve lugar no salão nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima, foi presidida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Paulo Sousa, que afirmou a importância desta publicação que “valoriza e promove o nosso território e a nossa identidade”, confirmando que é muito importante continuar esta aposta “de promoção da ciência e da literacia científica nas várias áreas do saber, tendo como princípio basilar a relação com o nosso concelho visando o enriquecimento do nosso repositório concelhio de informação local”.
A apresentação esteve a cargo do Arquiteto Manuel de Carvalho e Sousa, Licenciado em Arquitetura Paisagista pela Universidade de Évora, Mestre em Património e Turismo pela Universidade do Minho, Vice-Presidente da TURIHAB e responsável por vários projetos paisagísticos autossustentáveis.
O 10º volume de “Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!” reúne os trabalhos: A vila de Ponte de Lima em 1830 de João Gomes d’Abreu, A Casa da Lage, uma casa viva e vivida: subsídio para o estudo da sua evolução arquitetónica de José Adolfo Azevedo, A casa nobre no concelho de Ponte de Lima na época moderna: a arquitetura da água na casa setecentista de Maria Amélia Paiva, Perspetivas e projetos: a nossa viagem em Ponte de Lima de Sara Pertile e Diogo Lopes, e O Caminho Português de Santiago em Ponte de Lima de José Velho Dantas.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.
O Município de Ponte de Lima continua a apostar na cultura e no lazer como eixos estruturantes, promovendo iniciativas que atraem famílias e incentivam a criatividade. Neste âmbito, regressa o ciclo de “Oficinas Criativas”, destinado a crianças dos 4 aos 12 anos, num espaço informal de experimentação e expressão manual.
Vila Nova de Cerveira subiu da 41.ª para a 35.ª posição no ranking dos 50 melhores municípios de pequena dimensão em Portugal, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, alcançando 1.112 pontos — à frente de municípios como Ponte de Lima.
A Infraestruturas de Portugal (IP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram, no dia 10 de novembro, no Quartel do Carmo, em Lisboa, um Protocolo de Cooperação destinado a reforçar a segurança rodoviária em todo o país.
O Programa “Estou Aqui Adultos”, promovido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), destina-se a pessoas que, devido à idade ou a uma patologia, possam ficar desorientadas ou inconscientes na via pública, mesmo que de forma momentânea.
A Mata Nacional do Camarido, em Caminha, recebeu um reforço significativo na proteção de uma das suas espécies endémicas mais emblemáticas: a camarinha. Cerca de 3 000 plantas, incluindo machos e fêmeas, foram reintroduzidas no local através de uma ação promovida pela Associação COREMA e pelo Projeto EMC² (Explorar Matos de Camarinhas da Costa, MARE-ARNET).