O Município de Ponte de Lima apresentou o 10º volume da revista “Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!” sob a temática arquitetura e urbanismo.
A sessão, que teve lugar no salão nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima, foi presidida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Paulo Sousa, que afirmou a importância desta publicação que “valoriza e promove o nosso território e a nossa identidade”, confirmando que é muito importante continuar esta aposta “de promoção da ciência e da literacia científica nas várias áreas do saber, tendo como princípio basilar a relação com o nosso concelho visando o enriquecimento do nosso repositório concelhio de informação local”.
A apresentação esteve a cargo do Arquiteto Manuel de Carvalho e Sousa, Licenciado em Arquitetura Paisagista pela Universidade de Évora, Mestre em Património e Turismo pela Universidade do Minho, Vice-Presidente da TURIHAB e responsável por vários projetos paisagísticos autossustentáveis.
O 10º volume de “Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!” reúne os trabalhos: A vila de Ponte de Lima em 1830 de João Gomes d’Abreu, A Casa da Lage, uma casa viva e vivida: subsídio para o estudo da sua evolução arquitetónica de José Adolfo Azevedo, A casa nobre no concelho de Ponte de Lima na época moderna: a arquitetura da água na casa setecentista de Maria Amélia Paiva, Perspetivas e projetos: a nossa viagem em Ponte de Lima de Sara Pertile e Diogo Lopes, e O Caminho Português de Santiago em Ponte de Lima de José Velho Dantas.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.