O Município de Ponte de Lima apresentou o 10º volume da revista “Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!” sob a temática arquitetura e urbanismo.
A sessão, que teve lugar no salão nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima, foi presidida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Paulo Sousa, que afirmou a importância desta publicação que “valoriza e promove o nosso território e a nossa identidade”, confirmando que é muito importante continuar esta aposta “de promoção da ciência e da literacia científica nas várias áreas do saber, tendo como princípio basilar a relação com o nosso concelho visando o enriquecimento do nosso repositório concelhio de informação local”.
A apresentação esteve a cargo do Arquiteto Manuel de Carvalho e Sousa, Licenciado em Arquitetura Paisagista pela Universidade de Évora, Mestre em Património e Turismo pela Universidade do Minho, Vice-Presidente da TURIHAB e responsável por vários projetos paisagísticos autossustentáveis.
O 10º volume de “Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!” reúne os trabalhos: A vila de Ponte de Lima em 1830 de João Gomes d’Abreu, A Casa da Lage, uma casa viva e vivida: subsídio para o estudo da sua evolução arquitetónica de José Adolfo Azevedo, A casa nobre no concelho de Ponte de Lima na época moderna: a arquitetura da água na casa setecentista de Maria Amélia Paiva, Perspetivas e projetos: a nossa viagem em Ponte de Lima de Sara Pertile e Diogo Lopes, e O Caminho Português de Santiago em Ponte de Lima de José Velho Dantas.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.