No próximo dia 29 de dezembro (quinta-feira), o Centro de Estudos Regionais apresenta o número 16, da 2ª série, da revista Estudos Regionais. O lançamento público terá lugar no Salão Senhora do Carmo, no Convento do Carmo (Viana do Castelo), às 17.30 horas.
A apresentação estará a cargo do Pe. Joaquim Teixeira, Superior da Comunidade dos Carmelitas Descalços da Domus Carmeli, em Fátima, e Delegado Provincial para a Ordem Secular dos Carmelitas Descalços em Portugal.
A revista Estudos Regionais é uma publicação de periodicidade anual, editada pelo Centro de Estudos Regionais, que conta com a colaboração de investigadores de diferentes áreas no domínio das Ciências Sociais e Humanas. Coordenada cientificamente pela Profª Doutora Glória Solé, docente e investigadora na Universidade do Minho, a publicação do corrente ano é composta por 264 páginas e apresenta estudos, artigos, registos e recensões da autoria de Ana Carolina Pereira, António Matos Reis, António Viana da Cunha, Carlos Branco de Morais, Carlos Subtil, Gonçalo Maia Marques, Henrique Rodrigues, José Carlos Loureiro, Manuel Costa Pereira, Maria de Lurdes Carreira, Maria João Pires, Noé Castro, Ricardo Torres, Rui Maia, Sara Silva e Vitor Mattos. A revisão das traduções coube a “The British Academy” e o design é da responsabilidade de Rui Carvalho.
A edição do presente ano dedica a capa e um artigo à comunidade carmelita de Viana do Castelo, associando-se, dessa forma, à comemoração dos 400 anos da fundação do Convento de Nossa Senhora do Carmo, que teve lugar em 2021, e à evocação dos 90 anos do regresso da Ordem a Viana do Castelo, que decorreu este ano.
A sessão de apresentação é pública.
Os associados do Centro de Estudos Regionais, com as quotas atualizadas, recebem um exemplar da revista. Os exemplares podem ser recolhidos na sede da associação a partir do dia 30 de dezembro de 2022, no horário de funcionamento, ou solicitados para envio por correio postal. Para o efeito, os interessados devem enviar uma mensagem para a morada de correio eletrónico (estudosregionais@sapo.pt), indicando o endereço de expedição. Os envios terão lugar a partir do dia 3 de janeiro, mediante o pagamento dos custos associados.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.