No próximo dia 29 de dezembro (quinta-feira), o Centro de Estudos Regionais apresenta o número 16, da 2ª série, da revista Estudos Regionais. O lançamento público terá lugar no Salão Senhora do Carmo, no Convento do Carmo (Viana do Castelo), às 17.30 horas.
A apresentação estará a cargo do Pe. Joaquim Teixeira, Superior da Comunidade dos Carmelitas Descalços da Domus Carmeli, em Fátima, e Delegado Provincial para a Ordem Secular dos Carmelitas Descalços em Portugal.
A revista Estudos Regionais é uma publicação de periodicidade anual, editada pelo Centro de Estudos Regionais, que conta com a colaboração de investigadores de diferentes áreas no domínio das Ciências Sociais e Humanas. Coordenada cientificamente pela Profª Doutora Glória Solé, docente e investigadora na Universidade do Minho, a publicação do corrente ano é composta por 264 páginas e apresenta estudos, artigos, registos e recensões da autoria de Ana Carolina Pereira, António Matos Reis, António Viana da Cunha, Carlos Branco de Morais, Carlos Subtil, Gonçalo Maia Marques, Henrique Rodrigues, José Carlos Loureiro, Manuel Costa Pereira, Maria de Lurdes Carreira, Maria João Pires, Noé Castro, Ricardo Torres, Rui Maia, Sara Silva e Vitor Mattos. A revisão das traduções coube a “The British Academy” e o design é da responsabilidade de Rui Carvalho.
A edição do presente ano dedica a capa e um artigo à comunidade carmelita de Viana do Castelo, associando-se, dessa forma, à comemoração dos 400 anos da fundação do Convento de Nossa Senhora do Carmo, que teve lugar em 2021, e à evocação dos 90 anos do regresso da Ordem a Viana do Castelo, que decorreu este ano.
A sessão de apresentação é pública.
Os associados do Centro de Estudos Regionais, com as quotas atualizadas, recebem um exemplar da revista. Os exemplares podem ser recolhidos na sede da associação a partir do dia 30 de dezembro de 2022, no horário de funcionamento, ou solicitados para envio por correio postal. Para o efeito, os interessados devem enviar uma mensagem para a morada de correio eletrónico (estudosregionais@sapo.pt), indicando o endereço de expedição. Os envios terão lugar a partir do dia 3 de janeiro, mediante o pagamento dos custos associados.
Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.