Logo
Regional

Revisão do PDM de Viana do Castelo concluída no primeiro semestre de 2026

17 Junho, 2025 | 9:34
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre apontou a conclusão da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), iniciada em 2019, para o primeiro semestre do próximo ano.

“O compromisso público que assumi hoje e, do que depender de mim, era concluir esse processo [a revisão do PDM, datado de 1991], no limite, no final do primeiro semestre do próximo ano”, afirmou o autarca socialista.

O “primeiro passo” para a revisão do PDM foi dado em junho de 2019, com a aprovação, ainda durante o último mandato do antigo presidente da Câmara, José Maria Costa, do Relatório Sobre o Estado de Ordenamento do Território (REOT).

Em declarações aos jornalistas no final da reunião ordinária do executivo municipal, o socialista Luís Nobre adiantou que a autarquia pretender concluir a sua proposta “até final de agosto” para ser submetida à apreciação das entidades competentes.

“Talvez ainda este ano, possa ir para consulta pública. Depende também do momento autárquico que é conhecido por todos”, acrescentou.

Luís Nobre referiu que o processo foi mais “moroso” na área ambiental “por ser o espaço mais sensível de cada território, que necessita de mais diálogo, concertação e mais maturação para estabilizar as propostas”.

O autarca anunciou a data de conclusão da revisão do PDM na sequência de uma interpelação do vereador do PSD, Paulo Vale, no período antes da ordem do dia da reunião camarária sobre o investimento anunciado em dezembro de 2022, no valor de 200 milhões de euros da multinacional Nordex numa fábrica de aerogeradores, prevendo-se a criação de dois mil postos de trabalho.

Em junho de 2023, a autarquia aprovou, por maioria, a suspensão parcial do PDM, numa área de 25 hectares, situada na freguesia de Vila Nova de Anha, para a construção da nova fábrica.

A suspensão para “aquela unidade em concreto tem validade de dois anos” que se cumprem este ano, “mas a decisão é válida por quatro anos”, ou seja, até 2027.

“O investidor não interrompeu em definitivo, mas interrompeu, neste momento, o investimento. Devido à conjuntura internacional, a dinâmica associada às energias renováveis desacelerou e, os investimentos de amplitude internacional desaceleraram também”, explicou.

Luís Nobre admitiu que a suspensão do PDM para aquele projeto “criou uma dificuldade” por não permitir a instalação de outro investimento senão aquele.

Por esse facto tem “insistido” na conclusão da revisão do PDM em que “aquele espaço está zonado para atividades económicas pela proximidade, nomeadamente ao porto de mar”.

“Independentemente do investimento [da Nordex] a proposta de revisão do PDM prevê que aquele espaço seja zonado como atividade económica ou industrial. Há necessidade de delimitarmos novos espaços para esses setores. Aquele espaço não foi escolhido à medida foi a consequência de uma estratégia do município”, afirmou.

O autarca socialista acrescentou que o município “está a trabalhar para receber novos investimentos”, escusando-se a adiantar mais pormenores.

“Felizmente temos intenções, temos propostas de instalação de outros projetos industriais e empresariais no concelho e estamos a trabalhar no sentido de os garantir”, adiantou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 3 Julho, 2025

Diogo Jota e o irmão morrem em acidente de viação em Espanha

Diogo Jota morreu esta madrugada num acidente de viação em Espanha, em Zamora, avança o jornal Record. O irmão do avançado do Liverpool, que seguia na viatura, também acabou por não resistir, apurou a CMTV. Os dois estavam a regressar a Portugal. 

Regional 2 Julho, 2025

Concelho de Caminha recebeu Prémios Cinco Estrelas Regiões

O Concelho de Caminha foi um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.

Nacional 2 Julho, 2025

DGS e GNR vão ao encontro da população para partilhar boas práticas em saúde durante o verão

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam as ações do módulo de verão do "Projeto de Promoção da Saúde", com o objetivo de disseminar boas práticas de saúde junto da população durante o período sazonal de verão.

Regional 2 Julho, 2025

Festival de Folclore Internacional Alto Minho regressa a Viana do Castelo

O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.

Regional 2 Julho, 2025

Empresa de Viana do Castelo vai investir 8 milhões de euros e criar 5 postos de trabalho

A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.

Nacional 2 Julho, 2025

Alunos que vão para o 5.º ano devem matricular-se até 11 de julho

As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.

Regional 2 Julho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo recebe centenas de livros dos Cavaleiros de Gutenberg e promove leitura junto dos estudantes

Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.