O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre apontou a conclusão da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), iniciada em 2019, para o primeiro semestre do próximo ano.
“O compromisso público que assumi hoje e, do que depender de mim, era concluir esse processo [a revisão do PDM, datado de 1991], no limite, no final do primeiro semestre do próximo ano”, afirmou o autarca socialista.
O “primeiro passo” para a revisão do PDM foi dado em junho de 2019, com a aprovação, ainda durante o último mandato do antigo presidente da Câmara, José Maria Costa, do Relatório Sobre o Estado de Ordenamento do Território (REOT).
Em declarações aos jornalistas no final da reunião ordinária do executivo municipal, o socialista Luís Nobre adiantou que a autarquia pretender concluir a sua proposta “até final de agosto” para ser submetida à apreciação das entidades competentes.
“Talvez ainda este ano, possa ir para consulta pública. Depende também do momento autárquico que é conhecido por todos”, acrescentou.
Luís Nobre referiu que o processo foi mais “moroso” na área ambiental “por ser o espaço mais sensível de cada território, que necessita de mais diálogo, concertação e mais maturação para estabilizar as propostas”.
O autarca anunciou a data de conclusão da revisão do PDM na sequência de uma interpelação do vereador do PSD, Paulo Vale, no período antes da ordem do dia da reunião camarária sobre o investimento anunciado em dezembro de 2022, no valor de 200 milhões de euros da multinacional Nordex numa fábrica de aerogeradores, prevendo-se a criação de dois mil postos de trabalho.
Em junho de 2023, a autarquia aprovou, por maioria, a suspensão parcial do PDM, numa área de 25 hectares, situada na freguesia de Vila Nova de Anha, para a construção da nova fábrica.
A suspensão para “aquela unidade em concreto tem validade de dois anos” que se cumprem este ano, “mas a decisão é válida por quatro anos”, ou seja, até 2027.
“O investidor não interrompeu em definitivo, mas interrompeu, neste momento, o investimento. Devido à conjuntura internacional, a dinâmica associada às energias renováveis desacelerou e, os investimentos de amplitude internacional desaceleraram também”, explicou.
Luís Nobre admitiu que a suspensão do PDM para aquele projeto “criou uma dificuldade” por não permitir a instalação de outro investimento senão aquele.
Por esse facto tem “insistido” na conclusão da revisão do PDM em que “aquele espaço está zonado para atividades económicas pela proximidade, nomeadamente ao porto de mar”.
“Independentemente do investimento [da Nordex] a proposta de revisão do PDM prevê que aquele espaço seja zonado como atividade económica ou industrial. Há necessidade de delimitarmos novos espaços para esses setores. Aquele espaço não foi escolhido à medida foi a consequência de uma estratégia do município”, afirmou.
O autarca socialista acrescentou que o município “está a trabalhar para receber novos investimentos”, escusando-se a adiantar mais pormenores.
“Felizmente temos intenções, temos propostas de instalação de outros projetos industriais e empresariais no concelho e estamos a trabalhar no sentido de os garantir”, adiantou.
A canoagem portuguesa voltou a escrever uma página dourada na história do desporto nacional este domingo, com os canoístas José Ramalho e Fernando Pimenta a sagrarem-se tetracampeões do Mundo na categoria K2 maratona, ao conquistarem o primeiro lugar na prova disputada em Gyor, na Hungria.
A contagem decrescente já começou para uma noite imperdível do Festival Viana Bate Forte. No próximo sábado, dia 13 de setembro, pelas 23h30, Beatriz Rosário sobe ao Palco da República, na icónica Praça da República, para um concerto que promete emocionar o público com a sua voz poderosa e presença magnética.
Na noite deste domingo, Portugal terá a oportunidade de observar um eclipse lunar, fenómeno em que a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar que normalmente ilumina o satélite natural.
O piloto vianense Renato Pita está de regresso à competição e prepara-se para marcar presença na 36.ª edição da Baja TT Sharish Gin Reguengos 2025, que se realiza entre os dias 11 e 14 de setembro. A emblemática prova alentejana, organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, promete mais uma edição repleta de emoção e adrenalina.
Valença recebeu a 9ª edição das Olimpíadas Intergeracionais – Olympics4All, evento que reuniu cerca de 400 seniores de vários concelhos e da APPACDM Viana do Castelo. A equipa transfronteiriça Cerveira-Tomiño voltou a brilhar, conquistando o título pela sexta vez consecutiva.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo recebeu, este sábado, uma doação de 100 mil euros destinada à aquisição de uma nova Ambulância de Transporte Urgente. A verba foi oferecida por Caesar de Paço, empresário luso-americano e CEO da empresa farmacêutica Summit Nutritionals International, sediada nos Estados Unidos.
A canoagem limiana volta a dar cartas no panorama internacional. Os atletas Rui Lacerda e Ricardo Coelho, naturais de Ponte de Lima, conquistaram hoje o título de campeões do mundo na prova de maratona em C2, no Campeonato do Mundo que decorre em Gyor, na Hungria.