O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A garantia foi dada pelo presidente da CP, Pedro Moreira, numa mensagem enviada ao presidente do Eixo Atlântico e da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre.
Segundo o documento, a alteração temporária no serviço, iniciada a 17 de agosto, resultou do atraso nas obras de eletrificação da linha do Algarve e da redução do número de automotoras da série 592, alugadas à RENFE e que atingem o limite contratual de utilização.
A retoma do serviço normal será possível graças à previsão da ativação da catenária na linha do Algarve, que permitirá a libertação de automotoras diesel para o Norte do país.
O Eixo Atlântico, que reúne 38 autarquias do Norte de Portugal e da Galiza, reforça que esta garantia foi obtida após diligências do seu presidente e conversações com a CP.
Além disso, a organização apoia a criação de uma empresa mista, substituindo a atual parceria entre CP e RENFE, para operar comboios de dupla tensão, o que possibilitaria estender a ligação até à Corunha, promovendo uma melhor conexão com o Porto.
Em caso de não melhoria do serviço, o Eixo Atlântico não descarta a possibilidade de contactar operadores privados interessados na exploração da linha.
Desde julho de 2013, o comboio Celta é operado em conjunto por CP e RENFE, com paragens em Nine, Viana do Castelo e Valença. Em agosto, a RENFE confirmou que o transbordo em Viana do Castelo seria uma medida “excecional e temporária” motivada por “razões operacionais”, sem indicar uma data para o regresso ao serviço direto.
Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana do Castelo, comprometeu-se a acompanhar a implementação temporária do transbordo e exigiu mais investimento na linha do Minho.
O Eixo Atlântico já tinha criticado duramente a decisão de alterar o serviço do comboio Celta, classificando-a como “má gestão” e prometendo lutar pela recuperação dos níveis do serviço transfronteiriço.
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