Oito restaurantes de Viana do Castelo estão a marcar presença no evento “Há Peixe em Braga”, que acontece até 23 de outubro, integrado no Minho Gastronómico. Assim, os restaurantes Casa d’Armas, Margarida da Praça, Café Sport, Restaurante Filipe, Restaurante Covas, Bota d’Água, O Laranjeira e Zip Zip apresentam o que de melhor servem à mesa.
Viana do Castelo participa com propostas variadas nesta mostra gastronómica, com pratos de bacalhau, polvo, robalo, rodovalho, pescada, lula, pota, salmão, tamboril, corvina, raia, entre outros, confecionados das mais variadas formas.
Os restaurantes vianenses aderiram também ao portal Rota do Peixe do Minho (https://www.hapeixenominho.pt/Home/RotaPeixeMinho).
No âmbito desta iniciativa, a Vianapesca OP e o produtor de vinho Solar do Louredo integram o Mercado Amar o Minho.
De acordo com a organização, a rede está lançada e Braga vai viver uma experiência enogastronómica inesquecível. O evento integra seminários, vários pontos de prova, ações de capacitação, o Amar o Minho Market, showcooking’s, num oceano de experiências imperdível, integrado no Minho Gastronómico.
O peixe é a ementa principal de sete dias repletos de tradições, de saberes e de inovação gastronómica, num evento que aposta na capacitação e na envolvência dos 24 municípios do Consórcio Minho Inovação (Minho In) no mundo da gastronomia e dos vinhos.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.