Os três responsáveis dos municípios que constituem a “Eurocidade da Foz do Minho” reuniram-se em Caminha.

Rui Lages (Caminha), Roberto Carrero (A Guarda) e Ánxela Fernández Callís (O Rosal) tiveram oportunidade de debater formas de operacionalizar algumas das prioridades deste novo organismo, que tem por objetivo estabelecer sinergias e fortalecer os laços entre as comunidades, com vista ao desenvolvimento dos municípios e da região.
“A Eurocidade resulta da vontade dos autarcas, mas sobretudo do que é a nossa interpretação do interesse das nossas populações, que aliás é muito claro: há uma grande proximidade, culturas partilhadas e temos a certeza de que juntos somos mais fortes. Cabe-nos, enquanto políticos, transformar esta vontade e esta proximidade em ferramentas realmente capazes de alavancar os nossos territórios. Os municípios sufragaram a Eurocidade e é nela que estamos a trabalhar em contínuo”, explicam os três autarcas.
Este é verdadeiramente um trabalho em progresso, que tem já uma base bastante forte, mas que estamos verdadeiramente a iniciar, nesta nova fase, e que terá sempre novas etapas, porque há muito caminho a percorrer. Há trabalho que vai ser mais visível, que terá resultados tangíveis, outro é menos visível, mas nem por isso menos importante ou consequente. Esta reunião correu muito bem, fizemos progressos e estamos todos muito empenhados e muito otimistas.
Recorde-se que a criação da “Eurocidade da Foz do Minho” mereceu, em meados de junho último, a aprovação unânime do Executivo caminhense, tendo sido confirmada a seguir pela Assembleia Municipal.
Na altura foi também aprovada uma “Declaração de Interesse para a Criação da “Eurocidade da Foz do Minho”, onde se defende a importância da cooperação transfronteiriça enquanto um instrumento válido para alcançar uma maior unidade entre cidadãos europeus, capaz de facilitar projetos e ações que tenham efetiva incidência entre Caminha, A Guarda e O Rosal, tendo em vista o desenvolvimento dos três municípios e o consequente benefício que isso trará aos seus habitantes.
O SL Benfica sagrou-se este domingo campeão nacional de Sub-17 Masculinos de Hóquei em Patins, ao vencer a UD Oliveirense por 3-0 na final da Final 8 do Campeonato Nacional 2025/2026, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
Viana do Castelo recebeu este sábado a sessão inaugural das comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, dando início a um programa que decorrerá até 5 de julho e que inclui cerimónias militares, exposições, demonstrações operacionais, concertos e diversas atividades abertas à população.
Viana do Castelo está representada na FIA Lisboa 2026, a maior feira de artesanato da Península Ibérica, que decorre até 5 de julho na FIL – Parque das Nações, numa participação que visa promover o património cultural, o artesanato tradicional e a identidade do concelho junto de milhares de visitantes.
Valença recebe, no próximo dia 5 de julho, a estreia do Grande Prémio Internacional de Pumptrack Eurocidade Tui-Valença, uma competição que promete transformar o Skate Park da cidade num dos principais palcos ibéricos da modalidade e reunir cerca de 300 atletas provenientes de Portugal e Espanha.
O segundo dia das comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa leva a atividade física e o convívio ao centro da programação em Viana do Castelo.
Já são conhecidos os finalistas da Final 8 do Campeonato Nacional de Sub-17 Masculinos de Hóquei em Patins 2025/2026. SL Benfica e UD Oliveirense vão disputar este domingo, às 16h00, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, o título de campeão nacional.
Portugal garantiu a qualificação para os 16 avos de final do Mundial 2026 ao empatar sem golos frente à Colômbia (0-0), na terceira e última jornada do Grupo K, disputada em Miami, nos Estados Unidos.