Logo
Regional

Responsáveis da “Eurocidade da Foz do Minho” reuniram em Caminha

27 Julho, 2024 | 8:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Os três responsáveis dos municípios que constituem a “Eurocidade da Foz do Minho” reuniram-se em Caminha.

Rui Lages (Caminha), Roberto Carrero (A Guarda) e Ánxela Fernández Callís (O Rosal) tiveram oportunidade de debater formas de operacionalizar algumas das prioridades deste novo organismo, que tem por objetivo estabelecer sinergias e fortalecer os laços entre as comunidades, com vista ao desenvolvimento dos municípios e da região.

“A Eurocidade resulta da vontade dos autarcas, mas sobretudo do que é a nossa interpretação do interesse das nossas populações, que aliás é muito claro: há uma grande proximidade, culturas partilhadas e temos a certeza de que juntos somos mais fortes. Cabe-nos, enquanto políticos, transformar esta vontade e esta proximidade em ferramentas realmente capazes de alavancar os nossos territórios. Os municípios sufragaram a Eurocidade e é nela que estamos a trabalhar em contínuo”, explicam os três autarcas.

Este é verdadeiramente um trabalho em progresso, que tem já uma base bastante forte, mas que estamos verdadeiramente a iniciar, nesta nova fase, e que terá sempre novas etapas, porque há muito caminho a percorrer. Há trabalho que vai ser mais visível, que terá resultados tangíveis, outro é menos visível, mas nem por isso menos importante ou consequente. Esta reunião correu muito bem, fizemos progressos e estamos todos muito empenhados e muito otimistas.

Recorde-se que a criação da “Eurocidade da Foz do Minho” mereceu, em meados de junho último, a aprovação unânime do Executivo caminhense, tendo sido confirmada a seguir pela Assembleia Municipal.

Na altura foi também aprovada uma “Declaração de Interesse para a Criação da “Eurocidade da Foz do Minho”, onde se defende a importância da cooperação transfronteiriça enquanto um instrumento válido para alcançar uma maior unidade entre cidadãos europeus, capaz de facilitar projetos e ações que tenham efetiva incidência entre Caminha, A Guarda e O Rosal, tendo em vista o desenvolvimento dos três municípios e o consequente benefício que isso trará aos seus habitantes.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Fevereiro, 2026

Três detidos em Viana do Castelo por condução sem carta

A PSP deteve, na última semana, três homens por condução de veículos sem habilitação legal, numa ação de prevenção e combate à criminalidade que decorreu entre 25 de janeiro e 1 de fevereiro.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Discussão pública sobre alteração ao Plano de Urbanização de Viana do Castelo decorre até março

A Câmara Municipal de Viana do Castelo colocou em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), na sequência da deliberação do executivo municipal realizada a 22 de dezembro de 2025.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Depressão Leonardo mantém país sob alerta para cheias e inundações até quinta-feira

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) mantém o alerta para risco de inundações urbanas, cheias, derrocadas e acidentes em zonas costeiras, devido à passagem da depressão Leonardo por Portugal continental.

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Luís Nobre: “Faremos tudo para que o cinema continue a existir em Viana do Castelo”

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.

Cultura 3 Fevereiro, 2026

Tui e Valença celebram 14 anos de Eurocidade com concerto gratuito

O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança passe único de 20 euros e amplia rede de transportes urbanos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana do Castelo aprova tolerâncias de ponto para 2026

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.