Logo
Regional

Responsáveis da “Eurocidade da Foz do Minho” reuniram em Caminha

27 Julho, 2024 | 8:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Os três responsáveis dos municípios que constituem a “Eurocidade da Foz do Minho” reuniram-se em Caminha.

Rui Lages (Caminha), Roberto Carrero (A Guarda) e Ánxela Fernández Callís (O Rosal) tiveram oportunidade de debater formas de operacionalizar algumas das prioridades deste novo organismo, que tem por objetivo estabelecer sinergias e fortalecer os laços entre as comunidades, com vista ao desenvolvimento dos municípios e da região.

“A Eurocidade resulta da vontade dos autarcas, mas sobretudo do que é a nossa interpretação do interesse das nossas populações, que aliás é muito claro: há uma grande proximidade, culturas partilhadas e temos a certeza de que juntos somos mais fortes. Cabe-nos, enquanto políticos, transformar esta vontade e esta proximidade em ferramentas realmente capazes de alavancar os nossos territórios. Os municípios sufragaram a Eurocidade e é nela que estamos a trabalhar em contínuo”, explicam os três autarcas.

Este é verdadeiramente um trabalho em progresso, que tem já uma base bastante forte, mas que estamos verdadeiramente a iniciar, nesta nova fase, e que terá sempre novas etapas, porque há muito caminho a percorrer. Há trabalho que vai ser mais visível, que terá resultados tangíveis, outro é menos visível, mas nem por isso menos importante ou consequente. Esta reunião correu muito bem, fizemos progressos e estamos todos muito empenhados e muito otimistas.

Recorde-se que a criação da “Eurocidade da Foz do Minho” mereceu, em meados de junho último, a aprovação unânime do Executivo caminhense, tendo sido confirmada a seguir pela Assembleia Municipal.

Na altura foi também aprovada uma “Declaração de Interesse para a Criação da “Eurocidade da Foz do Minho”, onde se defende a importância da cooperação transfronteiriça enquanto um instrumento válido para alcançar uma maior unidade entre cidadãos europeus, capaz de facilitar projetos e ações que tenham efetiva incidência entre Caminha, A Guarda e O Rosal, tendo em vista o desenvolvimento dos três municípios e o consequente benefício que isso trará aos seus habitantes.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 7 Fevereiro, 2026

Rio Minho transborda e inunda algumas zonas em Monção

O rio Minho transbordou durante a madrugada de quinta-feira, atingindo o muro das termas novas de Monção e provocando inundações em várias zonas da vila. Entre as áreas afetadas estão o parque infantil, o exterior da piscina municipal e o estacionamento do parque das Caldas.

Desporto 7 Fevereiro, 2026

Jogo entre Voleibol Clube de Viana e o Marinhense cancelado devido aos estragos da depressão Kristin

O jogo entre as equipas seniores masculinas do Voleibol Clube de Viana e do Sport Operário Marinhense, agendado para este sábado, não se vai realizar devido aos estragos provocados pela depressão Kristin na região de Leiria.

Regional 7 Fevereiro, 2026

Arcos de Valdevez: Derrocada obriga ao corte de estrada em Cendufe

A Câmara de Arcos de Valdevez encerrou a estrada municipal que atravessa a freguesia de Cendufe, na sequência da derrocada de um talude que sustenta a via. O presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, adiantou que o deslizamento atingiu apenas cerca de 20 centímetros da estrada e não provocou vítimas nem danos materiais.

Internacional 7 Fevereiro, 2026

Europa manifesta solidariedade a Portugal após tempestades e inundações

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou a solidariedade da União Europeia a Portugal, na sequência das fortes tempestades e inundações que têm devastado várias regiões do país.

Nacional 6 Fevereiro, 2026

Depressão Marta traz chuva, neve e vento intenso a Portugal continental

Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.

Desporto 6 Fevereiro, 2026

GD Areosense lança equipa de Walking Football para maiores de 50 anos

O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.

Desporto 6 Fevereiro, 2026

XLVII Rali à Lampreia promete adrenalina e sabores únicos em Monção

Monção prepara-se para receber, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, mais uma edição do Rali à Lampreia, um dos eventos mais emblemáticos do concelho, que combina a emoção do desporto automóvel com a tradição gastronómica local. O evento terá lugar na Praça Deu-la-Deu, reunindo participantes e visitantes numa celebração única da cultura e dos sabores de Monção.