As obras de adaptação da Pousada da Juventude de Melgaço para alojamento estudantil já arrancaram e devem estar concluídas no último trimestre de 2025.
Numa publicação no Facebook, o município de Melgaço afirma estar em causa um “investimento estimado de 580 mil euros, sendo o valor do apoio aprovado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de cerca de 409 mil euros”.
O objetivo da intervenção, que vai disponibilizar 38 camas a estudantes, é “incrementar a eficiência energética do edifício e promover a sustentabilidade ambiental”.
A empreitada abrange ainda a “correção de algumas patologias do edifício, designadamente de infiltrações e humidades, bem como a renovação dos sistemas de AVAC, instalação de bombas de calor, substituindo caldeiras ineficientes a gás e a introdução de painéis fotovoltaicos para produção de eletricidade para autoconsumo”.
“Com esta intervenção prevê-se uma redução de cerca de 43,8% de consumo em energia primária, bem como uma redução de 57,2% das emissões de dióxido de carbono, contribuindo também para a necessária transição energética e descarbonização da economia”, indica o presidente da câmara, Manoel Batista, citado no comunicado.
Em novembro de 2021, num acordo tripartido, a Movijovem cedeu a Pousada de Juventude de Melgaço ao município de Melgaço, que, por sua vez, o cedeu aos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para que fosse explorado como Alojamento Estudantil em período letivo.
“O PNAES (Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior) criou a oportunidade de cofinanciamento das obras que, no âmbito daquele acordo, cabem ao município executar”, refere a autarquia na nota de imprensa.
A câmara explica ainda que, apesar da capacidade atual do alojamento ser de 58 camas, “para alojamento estudantil, atendendo aos critérios legalmente fixados, fixou-se a tipologia de quartos em duplos, o que determina a capacidade em 38 camas”.
“Dessa forma, deixam de existir quartos triplos ou quádruplos, incrementando o bem-estar e conforto dos estudantes”, refere.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.