As obras de adaptação da Pousada da Juventude de Melgaço para alojamento estudantil já arrancaram e devem estar concluídas no último trimestre de 2025.
Numa publicação no Facebook, o município de Melgaço afirma estar em causa um “investimento estimado de 580 mil euros, sendo o valor do apoio aprovado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de cerca de 409 mil euros”.
O objetivo da intervenção, que vai disponibilizar 38 camas a estudantes, é “incrementar a eficiência energética do edifício e promover a sustentabilidade ambiental”.
A empreitada abrange ainda a “correção de algumas patologias do edifício, designadamente de infiltrações e humidades, bem como a renovação dos sistemas de AVAC, instalação de bombas de calor, substituindo caldeiras ineficientes a gás e a introdução de painéis fotovoltaicos para produção de eletricidade para autoconsumo”.
“Com esta intervenção prevê-se uma redução de cerca de 43,8% de consumo em energia primária, bem como uma redução de 57,2% das emissões de dióxido de carbono, contribuindo também para a necessária transição energética e descarbonização da economia”, indica o presidente da câmara, Manoel Batista, citado no comunicado.
Em novembro de 2021, num acordo tripartido, a Movijovem cedeu a Pousada de Juventude de Melgaço ao município de Melgaço, que, por sua vez, o cedeu aos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para que fosse explorado como Alojamento Estudantil em período letivo.
“O PNAES (Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior) criou a oportunidade de cofinanciamento das obras que, no âmbito daquele acordo, cabem ao município executar”, refere a autarquia na nota de imprensa.
A câmara explica ainda que, apesar da capacidade atual do alojamento ser de 58 camas, “para alojamento estudantil, atendendo aos critérios legalmente fixados, fixou-se a tipologia de quartos em duplos, o que determina a capacidade em 38 camas”.
“Dessa forma, deixam de existir quartos triplos ou quádruplos, incrementando o bem-estar e conforto dos estudantes”, refere.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.