Logo
Regional

Residência artística internacional une Portugal e Hong Kong em Viana do Castelo

4 Novembro, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Viana do Castelo recebe, até 15 de novembro de 2025, o projeto UNI-TE, uma residência artística internacional dedicada às danças de rua que junta artistas de Portugal e Hong Kong.

A iniciativa é promovida pela UNI-FORM Associação Cultural e Artística, em parceria com a EVIC – Escola Vocacional de Interpretação e Criação e o Hong Kong Arts Development Council, e tem como objetivo promover o diálogo intercultural e a criação colaborativa através do movimento.

Durante duas semanas, bailarinos da YOLK Freestyle Dance Project (Portugal) e da Hong Kong Street Dance Development Association (Hong Kong) vão desenvolver um processo de investigação e experimentação artística, transformando Viana do Castelo num espaço de encontro entre culturas e linguagens contemporâneas.

O programa inclui várias atividades abertas ao público, com entrada gratuita mediante inscrição prévia (geral@evicvc.com):

  • Demonstração de Freestyle – 8 de novembro, 11h, Praça da República

  • Workshop Aberto – 8 de novembro, 16h, EVIC

  • Cypher – Freestyle Jam – 10 de novembro, 17h30, EVIC

  • Performance Final – 15 de novembro, 17h, Hotel AP Dona Aninhas

O UNI-TE conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Viana do Castelo Capital da Cultura do Eixo Atlântico, Hong Kong Arts Development Council, União de Freguesias de Santa Maria Maior e Monserrate e Meadela, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, Hotel AP Dona Aninhas, Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, EVIC e vários parceiros locais.

Com esta residência, Viana do Castelo reforça a sua posição como cidade aberta à criação artística e à cultura contemporânea, promovendo o intercâmbio entre artistas e a aproximação da comunidade à arte urbana e às danças de rua.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.