O Município de Valença vai avançar com a requalificação do Centro de Saúde, num investimento de cerca de dois milhões de euros, financiados pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência .
A Câmara Municipal de Valença assinou o Contrato Interadministrativo de Colaboração com a ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho, no passado dia 30 de janeiro, no âmbito da colaboração para requalificação do Centro de Saúde.
A assinatura deste contrato permite à Câmara Municipal avançar com a candidatura ao PRR, com vista à concretização da intervenção, que consiste na requalificação da estrutura existente, datada de 1991, e na construção de um novo edifício.
Para o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “requalificar o Centro de Saúde é urgente, necessário e estratégico para dar uma resposta de serviços de saúde primários mais qualificados no nosso concelho. Trata-se de um investimento muito desejado e muito importante para Valença”.
Para além destas obras a Câmara Municipal tem pugnado, junto da ULSAM e da tutela, pela constante melhoria dos cuidados de saúde prestados à população com novas especialidades médicas, descentralizadas do hospital central da ULSAM, em Viana do Castelo.
Hoje, o Centro de Saúde de Valença dispõe, de sete consultas hospitalares de especialidade, nomeadamente endocrinologia, pediatria, oftalmologia, psiquiatria, psicologia, hemoterapia e ainda psicologia do CRI (quinzenalmente) para apoio aos toxicodependentes, que servem os utentes dos concelhos de Valença, Monção e Melgaço.
Na área da medicina Geral e familiar, nomeadamente a respeitante à saúde de adultos, saúde infantil, saúde juvenil, planeamento familiar, saúde materna e domicílios, o Centro de Saúde conta, atualmente, com um corpo clínico constituído por dez médicos e dez enfermeiros.
Com estes grandes investimentos de requalificação e ampliação do Centro de Saúde, a Câmara Municipal acredita que “estão criadas as condições para a conquista de mais especialidades médicas acessíveis aos utentes, em regime de consulta aberta, e para a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP)”.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.