O Município de Valença vai avançar com a requalificação do Centro de Saúde, num investimento de cerca de dois milhões de euros, financiados pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência .
A Câmara Municipal de Valença assinou o Contrato Interadministrativo de Colaboração com a ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho, no passado dia 30 de janeiro, no âmbito da colaboração para requalificação do Centro de Saúde.
A assinatura deste contrato permite à Câmara Municipal avançar com a candidatura ao PRR, com vista à concretização da intervenção, que consiste na requalificação da estrutura existente, datada de 1991, e na construção de um novo edifício.
Para o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “requalificar o Centro de Saúde é urgente, necessário e estratégico para dar uma resposta de serviços de saúde primários mais qualificados no nosso concelho. Trata-se de um investimento muito desejado e muito importante para Valença”.
Para além destas obras a Câmara Municipal tem pugnado, junto da ULSAM e da tutela, pela constante melhoria dos cuidados de saúde prestados à população com novas especialidades médicas, descentralizadas do hospital central da ULSAM, em Viana do Castelo.
Hoje, o Centro de Saúde de Valença dispõe, de sete consultas hospitalares de especialidade, nomeadamente endocrinologia, pediatria, oftalmologia, psiquiatria, psicologia, hemoterapia e ainda psicologia do CRI (quinzenalmente) para apoio aos toxicodependentes, que servem os utentes dos concelhos de Valença, Monção e Melgaço.
Na área da medicina Geral e familiar, nomeadamente a respeitante à saúde de adultos, saúde infantil, saúde juvenil, planeamento familiar, saúde materna e domicílios, o Centro de Saúde conta, atualmente, com um corpo clínico constituído por dez médicos e dez enfermeiros.
Com estes grandes investimentos de requalificação e ampliação do Centro de Saúde, a Câmara Municipal acredita que “estão criadas as condições para a conquista de mais especialidades médicas acessíveis aos utentes, em regime de consulta aberta, e para a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP)”.
A APPACDM de Viana do Castelo esteve em grande destaque no Campeonato Nacional de Remo Indoor 2026, realizado em Coimbra, sob a organização da Federação Portuguesa de Remo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai investir 468.486 euros na requalificação de três pavilhões desportivos municipais – David Freitas, Santa Maria Maior e Nicolau Veríssimo –, com o objetivo de modernizar os equipamentos e aumentar a eficiência energética e o conforto dos utilizadores.
Valença acolhe, este sábado, 31 de janeiro, às 11h00, uma proposta cultural especialmente pensada para pais e filhos. O espetáculo infantil “Faz-me um Resumo” sobe ao palco do edifício da antiga Junta de Freguesia de Arão, convidando as famílias a descobrir, de forma criativa e divertida, um grande clássico da literatura universal.
Um total de 330 jornalistas encontrava-se detido em todo o mundo no final de 2025, devido ao exercício da sua profissão, segundo o Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ). Embora ligeiramente abaixo do recorde de 384 registado em 2024, o número mantém-se acima dos 300 pelo quinto ano consecutivo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.