Logo
Regional

Requalificação do Salão Paroquial de Vila de Punhe benzida pelo Bispo D. João Lavrador 

13 Dezembro, 2022 | 9:33
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Presidente da Câmara, Luís Nobre, e elementos do executivo municipal marcaram presença na bênção das obras de beneficiação e requalificação do Salão Paroquial de Vila de Punhe e do espaço do Agrupamento 388 - Escuteiros de Vila de Punhe, num momento que contou com a presença do Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador. A cerimónia integrou ainda uma homenagem ao padre David da Silva Monteiro, que incluiu a atribuição do nome do reitor benemérito ao salão paroquial.

Recorde-se David da Silva Monteiro, natural de Moreira de Cónegos, oficiou a freguesia de Vila de Punhe durante 60 anos e foi mentor da construção do salão paroquial e do espaço para o agrupamento local de escuteiros.

A empreitada, com um valor aproximado de 200 mil euros, foi apoiada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pelo legado do reitor falecido em 2017.

Recorde-se que o investimento nas freguesias e a coesão territorial têm sido prioridades do executivo municipal. Por isso, a Coesão Territorial / Freguesias conta com um orçamento de 8,1 M€ no Plano de Atividades e Orçamento já aprovado em reunião ordinária para 2023, representando 12,8% das Grandes Opções do Plano e sendo a terceira rubrica com maior investimento.

De acordo com o documento, “um território cada vez mais coeso só é possível através de um sistema que promova a inclusão social e a equidade através de uma maior igualdade de competências territoriais, pelo que continuaremos a promover uma cada vez melhor articulação com as Uniões e Juntas de Freguesia, porque são os nossos agentes de desenvolvimento integrado e o garante da Coesão Territorial e Social do concelho”. 

Este esforço financeiro da autarquia vai, assim, ao encontro à política de aproximação, descentralização e coesão territorial promovida pelo Município.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 8 Fevereiro, 2026

António José Seguro eleito Presidente da República

António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Seguro vence com larga margem em Viana do Castelo

No distrito de Viana do Castelo, António José Seguro venceu de forma clara a segunda volta das eleições presidenciais, realizadas este domingo, reforçando a vantagem que obteve a nível nacional frente a André Ventura.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Portugal é vice-campeão europeu de futsal após derrota frente à Espanha

A seleção portuguesa de futsal falhou o sonho do tricampeonato europeu, ao perder por 5-3 frente à Espanha na final do Campeonato da Europa, disputada em Liubliana.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Câmara de Vila Nova de Cerveira abre concurso para concessão do Bar da Lenta

Está aberto o concurso público para a concessão do Bar da Lenta, localizado na Praia Fluvial da Lenta, espaço destinado à instalação de um estabelecimento de bebidas com capacidade para 72 pessoas. O prazo para apresentação de propostas decorre até às 16h00 do dia 27 de fevereiro.

Opinião 8 Fevereiro, 2026

OPINIÃO: Anemia: Um problema de saúde pública que não podemos ignorar

A anemia afeta cerca de 2 biliões de pessoas em todo o mundo, sendo mais frequente em crianças, mulheres e idosos. Trata-se de um importante problema de saúde pública, com impacto significativo na qualidade de vida e na saúde geral.

Cultura 8 Fevereiro, 2026

Morreu Tomé Moreira, figura histórica do Grupo Folclórico de Carreço

O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana promove sessão de esclarecimento sobre procedimentos urbanísticos junto das juntas de freguesia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.