A antiga doca comercial de Viana do Castelo acolhe, até ao próximo domingo, a réplica da Nau Victoria, o navio que protagonizou a primeira viagem de circum-navegação do planeta, entre 1519 e 1522, sob o comando de Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano.
Durante quatro dias, os visitantes são convidados a embarcar numa autêntica viagem ao passado, percorrendo o convés e os camarotes da nau que recria uma das maiores aventuras marítimas da humanidade.
Esta quinta-feira, o vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, marcou presença na receção oficial à embarcação e visitou o navio. O autarca destacou “a importância de trazer à cidade iniciativas que aproximam o público da nossa herança marítima e da história universal da navegação”.
A Nao Victoria é uma réplica fiel do navio original que, há mais de 500 anos, completou a primeira volta ao mundo. Com 26 metros de comprimento, sete metros de largura, três mastros e seis velas, a embarcação oferece mais de 120 metros quadrados de superfície útil, distribuídos por quatro coberturas.

As visitas guiadas decorrem entre 30 de outubro e 2 de novembro, das 10h00 às 19h30. Estão abertas ao público em geral e, nos dias 30 e 31 de outubro, também a escolas e associações. Os bilhetes custam 6 euros para adultos, 3 euros para crianças dos 5 aos 10 anos e 15 euros para famílias (dois adultos e três crianças).
Construída em 1991, em Isla Cristina (Huelva, Espanha), a réplica foi projetada pelo engenheiro e construtor Ignacio Fernández Vial, após um rigoroso estudo histórico. Exibida pela primeira vez na Exposição Universal de Sevilha de 1992, foi visitada por milhões de pessoas.
Em 2004, a embarcação voltou a fazer história ao completar uma volta ao mundo em dois anos, visitando 17 países e percorrendo 26 mil milhas náuticas. Esse feito deu origem à Fundación Nao Victoria, criada para preservar e divulgar a história marítima e o legado da primeira circum-navegação.
Com esta escala em Viana do Castelo, a Nao Victoria convida o público a reviver o espírito de aventura e descoberta que marcou o século XVI e abriu caminho à compreensão da verdadeira dimensão do mundo.
O humorista Joel Ricardo Santos sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no próximo dia 20 de novembro para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “OVERBOOKING”, uma iniciativa promovida pela CLAP.
Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.
A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.