Logo
Nacional

Renfe diz que comboio Celta entre Porto e Vigo está ajustado à procura existente

19 Outubro, 2023 | 17:20
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Renfe, operadora ferroviária espanhola, indicou esta quinta-feira que a oferta do comboio Celta, entre Porto e Vigo, Espanha, “se ajusta à procura existente”, que em 2022 teve um aumento de 400% de passageiros face a 2013, ano da criação.

“Os serviços comerciais estão configurados para responder à procura de viajantes entre as estações de Porto — Campanhã e Vigo — Guixar. Atualmente, a oferta ajusta-se à procura existente”, afirmou a Renfe, numa resposta escrita enviada a questões da Lusa a propósito dos dez anos da ligação entre Porto e Vigo pelo comboio Celta.

Nestes dez anos, de acordo com a Renfe, o comboio Celta foi usado por mais de 728 mil passageiros.

Comparando o primeiro ano de operação com o ano de 2022, em que se alcançou um número recorde de 111 mil viajantes, o aumento de passageiros foi superior a 400%, indicou a operadora espanhola.

Em 2023, 81.500 passageiros viajaram no Celta, acrescentou a empresa.

A Renfe indicou ainda que “está a trabalhar para conseguir o certificado de segurança em Portugal”, tendo em vista poder operar no país.

Na segunda-feira, a CP disse que “não está prevista”, no “curto prazo, qualquer alteração da oferta comercial” do comboio Celta entre Porto e Vigo, embora esteja a monitorizar “a evolução da procura”, que em 2022 superou os 111 mil passageiros.

“Relativamente ao aumento da frequência do comboio Celta, não está prevista qualquer alteração da oferta comercial a curto prazo”, indicou a CP — Comboios de Portugal.

O comboio Celta tem “duas circulações por dia de cada lado”, com partidas do Porto — Campanhã às 08h13 e às 19h10, e com partidas de Vigo às 08h58 e às 19h56.

Com partidas diárias, o comboio Celta, que é operado pela CP em conjunto com a Renfe, iniciou a atividade em julho de 2013, ligando Vigo ao Porto com paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular lamentou na sexta-feira que o comboio Celta seja uma “solução provisória” com dez anos, reclamando que Espanha altere a tensão da ferrovia entre Guillarei e Tui para melhorar a ligação Portugal-Galiza.

Funcionando com “alguns atrasos” e duas frequências diárias em cada sentido (de manhã e ao fim da tarde), o comboio Celta “é muito procurado” por não existirem “alternativas” na ferrovia, nomeadamente para a ligação entre cidades intermédias, que também não vão ficar servidas com a ligação de alta velocidade, alertou o secretário-geral da organização intermunicipal transfronteiriça que junta atualmente 39 concelhos do Norte de Portugal e da Galiza.

Também o diretor geral de Relações Exteriores e com a União Europeia da Xunta da Galícia, Jesús Gamallo Aller, reclamou na sexta-feira “um verdadeiro comboio transfronteiriço, competitivo”, com paragens que sirvam empresários e trabalhadores do Alto Minho e daquela região espanhola.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 19 Fevereiro, 2026

“Tratar o cancro por tu” chega a Viana do Castelo com foco na prevenção e rastreios

A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.

Nacional 19 Fevereiro, 2026

Famílias portuguesas gastam até 93% do rendimento com habitação

Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.

Regional 19 Fevereiro, 2026

Ponte de Lima lança oficina criativa para crianças no Museu do Brinquedo Português

O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.

Internacional 19 Fevereiro, 2026

Governo aprova criação da “Eurocidade do Minho”

O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.

Regional 19 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana aprova cerca de 263 mil euros em apoios para Juntas e Uniões de Freguesia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, três propostas de apoio às Juntas e Uniões de Freguesia, num total de 262.500 euros, durante a reunião ordinária do executivo realizada esta quarta-feira.

Regional 19 Fevereiro, 2026

Valença distingue cidadãos, empresas e associações com Medalhas de Mérito Municipal

A Câmara Municipal de Valença entregou ontem, durante a cerimónia do Feriado Municipal, as Medalhas de Mérito Municipal 2026, reconhecendo o contributo de cidadãos, empresas e associações para o desenvolvimento do concelho e para a projeção de Valença a nível regional e nacional.

Nacional 19 Fevereiro, 2026

SinFAP exige proteção e reconhecimento para trabalhadores em ações de socorro

O Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil (SinFAP) apelou ao Governo para que isente do limite legal de horas extras os profissionais da função pública envolvidos em operações de socorro durante condições meteorológicas adversas.