A Renfe, operadora ferroviária espanhola, indicou esta quinta-feira que a oferta do comboio Celta, entre Porto e Vigo, Espanha, “se ajusta à procura existente”, que em 2022 teve um aumento de 400% de passageiros face a 2013, ano da criação.
“Os serviços comerciais estão configurados para responder à procura de viajantes entre as estações de Porto — Campanhã e Vigo — Guixar. Atualmente, a oferta ajusta-se à procura existente”, afirmou a Renfe, numa resposta escrita enviada a questões da Lusa a propósito dos dez anos da ligação entre Porto e Vigo pelo comboio Celta.
Nestes dez anos, de acordo com a Renfe, o comboio Celta foi usado por mais de 728 mil passageiros.
Comparando o primeiro ano de operação com o ano de 2022, em que se alcançou um número recorde de 111 mil viajantes, o aumento de passageiros foi superior a 400%, indicou a operadora espanhola.
Em 2023, 81.500 passageiros viajaram no Celta, acrescentou a empresa.
A Renfe indicou ainda que “está a trabalhar para conseguir o certificado de segurança em Portugal”, tendo em vista poder operar no país.
Na segunda-feira, a CP disse que “não está prevista”, no “curto prazo, qualquer alteração da oferta comercial” do comboio Celta entre Porto e Vigo, embora esteja a monitorizar “a evolução da procura”, que em 2022 superou os 111 mil passageiros.
“Relativamente ao aumento da frequência do comboio Celta, não está prevista qualquer alteração da oferta comercial a curto prazo”, indicou a CP — Comboios de Portugal.
O comboio Celta tem “duas circulações por dia de cada lado”, com partidas do Porto — Campanhã às 08h13 e às 19h10, e com partidas de Vigo às 08h58 e às 19h56.
Com partidas diárias, o comboio Celta, que é operado pela CP em conjunto com a Renfe, iniciou a atividade em julho de 2013, ligando Vigo ao Porto com paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular lamentou na sexta-feira que o comboio Celta seja uma “solução provisória” com dez anos, reclamando que Espanha altere a tensão da ferrovia entre Guillarei e Tui para melhorar a ligação Portugal-Galiza.
Funcionando com “alguns atrasos” e duas frequências diárias em cada sentido (de manhã e ao fim da tarde), o comboio Celta “é muito procurado” por não existirem “alternativas” na ferrovia, nomeadamente para a ligação entre cidades intermédias, que também não vão ficar servidas com a ligação de alta velocidade, alertou o secretário-geral da organização intermunicipal transfronteiriça que junta atualmente 39 concelhos do Norte de Portugal e da Galiza.
Também o diretor geral de Relações Exteriores e com a União Europeia da Xunta da Galícia, Jesús Gamallo Aller, reclamou na sexta-feira “um verdadeiro comboio transfronteiriço, competitivo”, com paragens que sirvam empresários e trabalhadores do Alto Minho e daquela região espanhola.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.