Esta sexta-feira, dia 5 de janeiro, às 15h05, Melchior, Gaspar e Baltasar, os três Reis Magos, chegam à Estação de Valença, vindos de comboio, desde o Oriente.
A comitiva real vai saudar os presentes no Largo da Estação de Valença com horário de saída marcado para as 16h00 (PT).
Entre o Largo da Estação, em Valença e o Paseo da Corredoira, em Tui, são 3,5 quilómetros com “chuva de rebuçados”.
No Largo da Estação de Valença vai ser alinhada e preparada para a Cavalgata que segue pela Avenida do Colégio Português, Avenida Miguel Dantas, rotunda da Trapicheira e Avenida de Espanha até à Ponte Internacional Centenária. Entrando em Tui, o percurso passa pela Avenida de Portugal, Rua Martinez Padin e Rua Augusto Besada até ao Paseo da Corredoira.
Após a chegada da cavalgata, os Reis Magos vão receber os mais pequenos, entre as 18h00 e as 20h00 (PT), no Paseo da Corredoira.
A abrir a comitiva real estará a Rondalla O Mosteiro de Pexegueiro como já é habitual. Também, as charangas Cantos Somos e A Tu Ritmo, bem como carroças de associações culturais como o Arume de Malvas, Lembranzas da Terra de Guillarei, Aloia de Pazos de Reis, Xuntanza de Randufe e os Bombeiros Voluntários de Valença vão participar nesta atividade.
No dia que antecede a cavalgata, dia 4 de janeiro, os três Reis Magos vão visitar várias instituições de solidariedade social de Valença e Tui, nomeadamente os lares residenciais da Santa Casa da Misericórdia, às 14h00 (PT) e a Cruz Vermelha de Valença, às 15h00 (PT), bem como o Centro de Dia de Valença, às 14h30 (PT), Centro de Dia de São Pedro da Torre às 15h45 (PT) e as residências Paz e Ben, San Telmo e o centro de dia Amoralia de Tui, durante a manhã.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.