Esta sexta-feira, dia 5 de janeiro, às 15h05, Melchior, Gaspar e Baltasar, os três Reis Magos, chegam à Estação de Valença, vindos de comboio, desde o Oriente.
A comitiva real vai saudar os presentes no Largo da Estação de Valença com horário de saída marcado para as 16h00 (PT).
Entre o Largo da Estação, em Valença e o Paseo da Corredoira, em Tui, são 3,5 quilómetros com “chuva de rebuçados”.
No Largo da Estação de Valença vai ser alinhada e preparada para a Cavalgata que segue pela Avenida do Colégio Português, Avenida Miguel Dantas, rotunda da Trapicheira e Avenida de Espanha até à Ponte Internacional Centenária. Entrando em Tui, o percurso passa pela Avenida de Portugal, Rua Martinez Padin e Rua Augusto Besada até ao Paseo da Corredoira.
Após a chegada da cavalgata, os Reis Magos vão receber os mais pequenos, entre as 18h00 e as 20h00 (PT), no Paseo da Corredoira.
A abrir a comitiva real estará a Rondalla O Mosteiro de Pexegueiro como já é habitual. Também, as charangas Cantos Somos e A Tu Ritmo, bem como carroças de associações culturais como o Arume de Malvas, Lembranzas da Terra de Guillarei, Aloia de Pazos de Reis, Xuntanza de Randufe e os Bombeiros Voluntários de Valença vão participar nesta atividade.
No dia que antecede a cavalgata, dia 4 de janeiro, os três Reis Magos vão visitar várias instituições de solidariedade social de Valença e Tui, nomeadamente os lares residenciais da Santa Casa da Misericórdia, às 14h00 (PT) e a Cruz Vermelha de Valença, às 15h00 (PT), bem como o Centro de Dia de Valença, às 14h30 (PT), Centro de Dia de São Pedro da Torre às 15h45 (PT) e as residências Paz e Ben, San Telmo e o centro de dia Amoralia de Tui, durante a manhã.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.