Esta sexta-feira, dia 5 de janeiro, às 15h05, Melchior, Gaspar e Baltasar, os três Reis Magos, chegam à Estação de Valença, vindos de comboio, desde o Oriente.
A comitiva real vai saudar os presentes no Largo da Estação de Valença com horário de saída marcado para as 16h00 (PT).
Entre o Largo da Estação, em Valença e o Paseo da Corredoira, em Tui, são 3,5 quilómetros com “chuva de rebuçados”.
No Largo da Estação de Valença vai ser alinhada e preparada para a Cavalgata que segue pela Avenida do Colégio Português, Avenida Miguel Dantas, rotunda da Trapicheira e Avenida de Espanha até à Ponte Internacional Centenária. Entrando em Tui, o percurso passa pela Avenida de Portugal, Rua Martinez Padin e Rua Augusto Besada até ao Paseo da Corredoira.
Após a chegada da cavalgata, os Reis Magos vão receber os mais pequenos, entre as 18h00 e as 20h00 (PT), no Paseo da Corredoira.
A abrir a comitiva real estará a Rondalla O Mosteiro de Pexegueiro como já é habitual. Também, as charangas Cantos Somos e A Tu Ritmo, bem como carroças de associações culturais como o Arume de Malvas, Lembranzas da Terra de Guillarei, Aloia de Pazos de Reis, Xuntanza de Randufe e os Bombeiros Voluntários de Valença vão participar nesta atividade.
No dia que antecede a cavalgata, dia 4 de janeiro, os três Reis Magos vão visitar várias instituições de solidariedade social de Valença e Tui, nomeadamente os lares residenciais da Santa Casa da Misericórdia, às 14h00 (PT) e a Cruz Vermelha de Valença, às 15h00 (PT), bem como o Centro de Dia de Valença, às 14h30 (PT), Centro de Dia de São Pedro da Torre às 15h45 (PT) e as residências Paz e Ben, San Telmo e o centro de dia Amoralia de Tui, durante a manhã.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.