Logo
Regional

Regulamento de transportes públicos de Viana do Castelo em consulta pública

21 Junho, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O projeto de regulamento do serviço de transportes de passageiros que a Câmara de Viana do Castelo vai passar a assegurar a partir de 23 de setembro entrou na sexta-feira em consulta pública, durante 30 dias úteis.

De acordo com o aviso publicado em Diário da República (DR), após a discussão pública, o documento com 46 páginas entrará em vigor no primeiro útil seguinte ao da sua publicação DR.

O atual contrato de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros foi celebrado entre o município e a Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Lda., do grupo Avic, por escritura pública em 2015 e termina no 22 de setembro.

O projeto de regulamento, com cinco capítulos e 18 artigos, foi aprovado em reunião extraordinária do executivo municipal, no passado dia 06, com as abstenções do CDS-PP e do independente Eduardo Teixeira.

No documento “são estabelecidas e definidas as regras e condições a que devem obedecer o planeamento, a organização, a operação, a atribuição, a fiscalização, o investimento, o financiamento, a divulgação e o desenvolvimento da rede do serviço público de transporte de passageiros, por modo rodoviário, a levar a cabo, de forma direta, pelo Município de Viana do Castelo”.

Segundo o regulamento, a câmara, enquanto Autoridade de Transportes (AT) e Operador de Transportes (OP), determina que, “até à entrada em vigor de novo regulamento, que definirá as taxas e os preços a pagar no município de Viana do Castelo, serão aplicados os tarifários aprovados em janeiro de 2025 para a concessão de transporte público urbano existente à data”.

No artigo 18, o regulamento refere que “em fase de implementação, poderá não ser realizada a totalidade dos horários”.

O município, “mediante deliberação da câmara municipal, sem prejuízo de eventual delegação de competências a que haja lugar, poderá alterar o itinerário, o local de paragem, a circulação, a frequência e os horários referentes à rede de serviço público de transporte de passageiros, sempre que tal se afigure mais adequado à prossecução do interesse público”.

Têm acesso à rede de serviço público de transporte de passageiros “todos os cidadãos detentores de título de transporte válido e validado, nas modalidades, de tarifa de motorista, bilhete simples, pré-comprado, pré-comprado deficientes e reformados com mais de 65 anos, passe ilimitado, passe ilimitado flexível, passe ilimitado deficientes e reformados com mais de 65 anos, passe ilimitado flexível deficientes e reformados com mais de 65 anos, rede geral inteiro, rede geral reformado, turístico/ cultural por dia, ou semana”.

Em maio último, a câmara abriu um concurso público, pelo preço base de 721.190 euros, sem IVA, para garantir o fornecimento, instalação, colocação em serviço e manutenção de sistemas para operação de transporte público municipal.

Em março, a autarquia anunciou que os 15 autocarros elétricos comprados por 5,1 milhões de euros para garantir o serviço de transportes serão entregues até outubro.

O serviço que o município vai assegurar a partir de setembro “introduz a individualização da linha para Vila Nova de Anha e Cabedelo (Darque), com a criação de duas novas linhas, de modo a servir melhor os utilizadores dos transportes públicos e corresponder às suas necessidades e estilos de vida”.

A autarquia vai ainda construir um parque de estacionamento com capacidade para 20 autocarros elétricos e respetivo carregamento, na Praia Norte, junto aos armazéns dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC).

Em junho de 2024, aprovou a alteração do mapa de pessoal do município para contratar 25 motoristas, estimando uma despesa anual de 800 mil euros em salários.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Valença: Feira dos Santos de Cerdal corre Mundo através dos CTT

A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.

Nacional 10 Novembro, 2025

Escolas de Viana do Castelo integram programa internacional de literacia anticorrupção

Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.

Regional 10 Novembro, 2025

Estão abertas as inscrições para o Mercado de Natal 2025 em Vila Nova de Cerveira

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.

Regional 10 Novembro, 2025

Diocese de Viana do Castelo apela à renovação e compromisso comunitário

Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.