Logo
Nacional

Região Demarcada dos Vinhos Verdes distingue 4 produtos com chancela Grande Ouro

11 Maio, 2024 | 19:11
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A edição 2024 do Concurso da Região Demarcada dos Vinhos Verdes premiou, na noite de sexta-feira, quatro produtos com a chancela Grande Ouro e 11 com a de Ouro num total de 242 amostras em prova para 14 categorias.

Num evento, que decorreu esta noite na Alfândega do Porto, foram premiado com a chancela Grande Ouro o Cícero Alvarinho 2021 e o Via Latina Grande Reserva Branco 2018, na categoria Grandes Vinhos com Estágio, o Vila Nova Azal 2023 na categoria Grandes Vinhos Jovens e o Messala Alvarinho Bruto 2019 na de Vinhos Espumantes.

“A Região Demarcada dos Vinhos Verdes apresenta uma grande variedade de castas e de perfis de vinhos que permitem, em cada edição, destacar o trabalho de diferentes produtores nas várias categorias”, referiu no evento a presidente da Direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

A responsável destacou que “a participação na categoria vinhos com estágio tem vindo a aumentar” quer no concurso, quer disponíveis no mercado, o que, disse, é o “reflexo da integração de novas categorias de valor mais elevado nos portfolios dos produtores da Região”.

A destacar, além dos agraciados com a chancela Grande Ouro, foram premiados, na categoria Grandes Vinhos Jovens o Abcdarium Arinto 2023, o Dona Paterna Reserva Alvarinho 2022, o Pecado Capital Premium Alvarinho Avesso 2023, o Portal do Fidalgo Reserva Alvarinho 2023, o Quinta dos Encados Grande Escolha 2023, o Quinta de Gomariz Colheita Seleccionada Alvarinho 2023, o Quinta da Raza Colheita Seleccionada Alvarinho 2023, o Vila Nova Azal 2023, o Quinta de Balão Vinhão 2023 e o Tapada dos Monges Vinhão 2023.

Na categoria Grandes Vinhos com Estágio foram distinguidos o Cícero Alvarinho 2021, o Marquês de Lara Reserva Avesso 2017 e o Via Latina Grande Reserva Branco 2018 e nos Vinhos Espumantes o Messala Alvarinho Bruto 2019 e o Quinta da Raza Bruto Natural 2019.

Em prova cega estiveram 242 amostras, entre as quais o júri destacou aqueles produtos na categoria Ouro e 55 na categoria Prata.

As amostras a concurso foram avaliadas por um júri constituído por elementos da Câmara de Provas da CVRVV, Bento Amaral, Tim Hogg (Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica do Porto), Francisco Campos (Amorim Cork, S.A.), Isabel Afonso (Instituto Politécnico de Viana do Castelo – IPVC), Daniela Costa (ViniPortugal), Maria João Rocha e Elsa Pires (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto – IVDP), Miguel Martelo (CVR Dão), Ana Miquelino (CVR Távora Varosa), Manuel Carvalho e José Augusto Moreira (Jornal Público), José João Santos e Marc Barros (Revista de Vinhos).

A nível internacional participaram Charles Metcalfe (UK), Sang Mi Kim (Coreia do Sul), Claudia Juarez (México), Alexandre Takkei (Brasil), Brad Royale (Canadá) e Laura Williamson (EUA), para além de enólogos da Região e da Junta de Recurso da CVRVV.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 31 Dezembro, 2025

Madeira dos passadiços da ecovia do Vez dá nova vida a abrigos para gatos em Arcos de Valdevez

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.

Regional 31 Dezembro, 2025

Arranque do Novo Mercado e do TuViana marcam setembro de 2025 em Viana do Castelo

Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.

Nacional 31 Dezembro, 2025

Pensionistas recebem aumento de 2,8% já em janeiro

Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.

Regional 31 Dezembro, 2025

Eurocidade Cerveira-Tomiño recebe 521 mil euros para projeto de inovação e empreendedorismo

Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.

Regional 31 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 2026 com a Free Running da “Ressaca” no Cabedelo

O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.

Regional 31 Dezembro, 2025

Há 4 anos partia Francisco Sampaio, o “Senhor Turismo” do Alto Minho

Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.

Questionários presenciais e digitais avaliam impacto da Romaria d'Agonia
Regional 31 Dezembro, 2025

Romaria d` Agonia voltou a afirmar Viana do Castelo como capital da tradição em agosto de 2025

A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.