A edição 2024 do Concurso da Região Demarcada dos Vinhos Verdes premiou, na noite de sexta-feira, quatro produtos com a chancela Grande Ouro e 11 com a de Ouro num total de 242 amostras em prova para 14 categorias.
Num evento, que decorreu esta noite na Alfândega do Porto, foram premiado com a chancela Grande Ouro o Cícero Alvarinho 2021 e o Via Latina Grande Reserva Branco 2018, na categoria Grandes Vinhos com Estágio, o Vila Nova Azal 2023 na categoria Grandes Vinhos Jovens e o Messala Alvarinho Bruto 2019 na de Vinhos Espumantes.
“A Região Demarcada dos Vinhos Verdes apresenta uma grande variedade de castas e de perfis de vinhos que permitem, em cada edição, destacar o trabalho de diferentes produtores nas várias categorias”, referiu no evento a presidente da Direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
A responsável destacou que “a participação na categoria vinhos com estágio tem vindo a aumentar” quer no concurso, quer disponíveis no mercado, o que, disse, é o “reflexo da integração de novas categorias de valor mais elevado nos portfolios dos produtores da Região”.
A destacar, além dos agraciados com a chancela Grande Ouro, foram premiados, na categoria Grandes Vinhos Jovens o Abcdarium Arinto 2023, o Dona Paterna Reserva Alvarinho 2022, o Pecado Capital Premium Alvarinho Avesso 2023, o Portal do Fidalgo Reserva Alvarinho 2023, o Quinta dos Encados Grande Escolha 2023, o Quinta de Gomariz Colheita Seleccionada Alvarinho 2023, o Quinta da Raza Colheita Seleccionada Alvarinho 2023, o Vila Nova Azal 2023, o Quinta de Balão Vinhão 2023 e o Tapada dos Monges Vinhão 2023.
Na categoria Grandes Vinhos com Estágio foram distinguidos o Cícero Alvarinho 2021, o Marquês de Lara Reserva Avesso 2017 e o Via Latina Grande Reserva Branco 2018 e nos Vinhos Espumantes o Messala Alvarinho Bruto 2019 e o Quinta da Raza Bruto Natural 2019.
Em prova cega estiveram 242 amostras, entre as quais o júri destacou aqueles produtos na categoria Ouro e 55 na categoria Prata.
As amostras a concurso foram avaliadas por um júri constituído por elementos da Câmara de Provas da CVRVV, Bento Amaral, Tim Hogg (Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica do Porto), Francisco Campos (Amorim Cork, S.A.), Isabel Afonso (Instituto Politécnico de Viana do Castelo – IPVC), Daniela Costa (ViniPortugal), Maria João Rocha e Elsa Pires (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto – IVDP), Miguel Martelo (CVR Dão), Ana Miquelino (CVR Távora Varosa), Manuel Carvalho e José Augusto Moreira (Jornal Público), José João Santos e Marc Barros (Revista de Vinhos).
A nível internacional participaram Charles Metcalfe (UK), Sang Mi Kim (Coreia do Sul), Claudia Juarez (México), Alexandre Takkei (Brasil), Brad Royale (Canadá) e Laura Williamson (EUA), para além de enólogos da Região e da Junta de Recurso da CVRVV.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.