Logo
Regional

Refeições escolares em Arcos de Valdevez servem carne cachena e feijão tarrestre

22 Novembro, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

As refeições escolares dos cerca de dois mil alunos do pré-escolar ao ensino secundário de Arcos de Valdevez começaram a incluir, em 2021, carne cachena e, este ano, foi introduzido o feijão tarreste, outro produto autóctone do concelho.

A diretora-geral da Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, Beatriz Silva, adiantou que a parceria com a câmara municipal vai continuar com a introdução de outros produtos locais nos menus das escolas como as frutas, legumes e o mel.

A responsável adiantou que, desde 2021, a cooperativa, ao abrigo dos protocolos de valorização dos produtos locais que celebra, anualmente, com a Câmara de Arcos de Valdevez, já forneceu 5.680 quilogramas de carne cachena às escolas do concelho.

Típica do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), a carne de vaca cachena tem DOP (denominação de origem protegida) desde 2002, sendo criada, de “forma extensiva, o mais natural possível, no Solar da Raça Cachena, em plena liberdade, em pastos de alta montanha”.

A vaca cachena da Peneda é a mais pequena raça bovina portuguesa e uma das mais pequenas do mundo. O animal atinge uma altura máxima de 110 centímetros e sobrevive ao frio nas serras da Peneda, Soajo e Amarela, no Parque Nacional na Peneda-Gerês (Norte de Portugal).

Além desta carne, este ano, a cooperativa forneceu mais de 200 quilogramas de feijão tarrestre, cultivado nas serras da Peneda e Soajo, para a confeção de pratos servidos aos cerca de dois mil alunos do concelho, como sopas, saladas ou no arroz.

Para a diretora técnica da cooperativa detentora da DOP da carne cachena e da marca registada do feijão tarrestre, a parceria dos últimos quatro anos tem tido “um impacto estrondoso”.

“Temos de tirar o chapéu à câmara municipal, porque realmente este é um exemplo a seguir. Não digo que seja único, mas não deve haver muitos no país”, salientou Beatriz Silva.

Na segunda-feira, a autarquia arcoense renovou o protocolo com a cooperativa, para fomentar a produção pecuária no concelho, através da comparticipação de 50% da despesa inerente à sanidade animal, que abrange centenas de produtores de gado do concelho.

Para Beatriz Silva, com este acordo, “a dieta alimentar das crianças e jovens dos agrupamentos escolares passou a incluir produtos que não são acessíveis em termos financeiros”.

“Colocámos este produto no mercado a um preço que tem uma mais-valia financeira muito grande para o produtor. A autarquia assegura este acréscimo de valor da produção e, assim, as nossas crianças não deixam de o consumir pelo facto de ser mais caro pelas suas características nutricionais associadas à forma de produção, assente em técnicas ancestrais e às particularidades do território”, adiantou.

Além de ser “um processo educativo alimentar” das crianças é também, segundo a responsável, “uma forma de os ensinar a privilegiar o setor primário”.

“Temos de fazer com que todas estas crianças, que vão ser o futuro do nosso país, entendam que a agricultura não é o setor depreciativo. É muito importante estar nele, porque nós somos os primeiros numa cadeia de setores e representamos o início do processo”, destacou.

Depois da introdução, este ano, do feijão tarrestre, ainda com “um problema de produção em escala”, a parceria quer “inovar” e está a “estudar a sazonalidade na introdução dos produtos”.

“Por exemplo, as compotas. Criar protocolos com produtores a nível da transformação caseira, com recurso a técnicas ancestrais de produtos biológicos para os lanches das crianças, dos infantários, do pré-primário, do primeiro ciclo. Outro exemplo: quando há produção de kiwis, fazer compotas. O mesmo para o marmelo ou a abóbora”, especificou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 21 Dezembro, 2025

SC Vianense deixa escapar vantagem e perde em Ponte de Lima

O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Valenciano segura liderança na Primeira Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Távora perde mas mantém a liderança da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.

Regional 21 Dezembro, 2025

Dois corpos dão à costa em Moledo e Afife

Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.

Regional 21 Dezembro, 2025

Viana TV celebra Natal com programa especial em direto da Praça da República

Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 regressa ao Algarve em 2027 e 2028

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai voltar a receber o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2027 e 2028, anunciou o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Guarda redes Lelê assina golo decisivo e completa reviravolta do Santa Luzia em Penafiel

O Santa Luzia FC venceu o FC Águias de Santa Marta por 3-2, este sábado, em jogo da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputado no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel, num encontro marcado por emoção até ao último minuto. A guarda redes Lelê marcou o golo da vitória das vianenses, a dois minutos do final da partida.