Logo
Regional

Rede Municipal de Desfibrilhação Automática Externa com 17 equipamentos em funcionamento

15 Março, 2024 | 15:04
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em funcionamento 17 equipamentos no âmbito do projeto do projeto “+ Vida - Rede Municipal de Desfibrilhação Automática Externa”, que, nesta fase inicial, pretende instalar em infraestruturas desportivas do concelho.

Neste momento, são já cerca de 200 os funcionários municipais e de clubes desportivos que concluíram a formação para utilização dos primeiros dez DAE’s licenciados pelo INEM e instalados no concelho vianense, no Centro Cultural de Viana do Castelo, Estádio Municipal Manuela Machado, Pavilhão Municipal Nicolau Veríssimo, Pavilhão Municipal do Atlântico, Pavilhão Municipal José Natário e Mestre Luís Braga, Pavilhão Municipal de Monte da Ola, Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, Piscina Municipal de Barroselas, Piscina Municipal do Atlântico e Piscina Municipal Frederico Pinheiro.

Até final do mês de março, entram em funcionamento mais sete equipamentos, no Pavilhão Municipal de Santa Marta de Portuzelo, Pavilhão da Escola Básica e Secundária de Barroselas, Pavilhão Municipal David Freitas, Pavilhão da EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, Pavilhão da EB 2,3 Carteado Mena – Darque, Pavilhão da Escola Secundária e Monserrate e Pavilhão da Escola EB 2,3 de Viana do Castelo – Abelheira. Em breve, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai avançar com cabines de rua, a serem instaladas no centro histórico.

Neste momento, o município iniciou já o processo de licenciamento de outros dois DAE’s para o Pavilhão da Escola Básica de Foz do Neiva – Castelo do Neiva e Pavilhão da Escola Secundária de Santa Maria Maior, que deverão estar instalados até finais de abril. Em junho, deverão estar licenciados os três equipamentos para o Centro de Remo, Centro de Canoagem e Centro de Vela, elevando assim o número de DAE’s disponíveis para 22.

O projeto “+ Vida – Rede Municipal de Desfibrilhação Automática Externa” tem como principal objetivo aumentar a cadeia de sobrevivência, proporcionando à população meios que promovam a desfibrilhação em tempo útil, através da instalação de 22 DAE’s e da formação de operadores de DAE.

Os DAE’s disponíveis nos espaços municipais estão licenciados pelo INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica e integram o Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa. Em situações de paragem cardiorrespiratória, estes equipamentos serão utilizados pelos operadores de DAE deste programa municipal vianense.

A doença cardiovascular assume uma liderança destacada na morbilidade e mortalidade das populações do mundo ocidental. Em metade dos casos de paragem cardiorrespiratória, as vítimas não chegam com vida aos hospitais. A experiência internacional demonstra que a utilização de DAE’s por pessoal não médico aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas, pelo que um DAE pode salvar vidas.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 20 Abril, 2024

Juventude Viana perde na Póvoa de Varzim

A Juventude Viana perdeu (3-2), este sábado na Póvoa de Varzim, em jogo da 22ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa vianense mantém o 2º lugar da classificação, mas agora com o Clube Desportivo da Póvoa apenas a um ponto.

Desporto 20 Abril, 2024

Rui Pedro Silva recandidata-se à liderança do Sport Clube Vianense

Rui Pedro Silva vai recandidatar-se à liderança do Sport Clube Vianense, nas eleições marcadas para o próximo dia 24 de maio de 2024. O anúncio foi feito na última Assembleia Geral do clube e confirmado à Viana TV,

Regional 20 Abril, 2024

Câmara de Valença com 300 mil euros positivos e execução de 20,5 ME de receita em 2023

A Câmara de Valença terminou 2023 com um resultado líquido positivo próximo dos 300 mil euros e “a maior execução da receita de sempre, no valor de 20,5 milhões de euros”, revelou a autarquia.

Regional 20 Abril, 2024

Viana do Castelo entre os distritos com menor registo de incumprimentos na limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 20 Abril, 2024

Voleibol Clube de Viana eliminado da Taça Federação

O Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0), esta sexta-feira nos Açores frente à Fonte do Bastardo, o segundo jogo das meias finais da Taça Federação. A equipa vianense que já tinha perdido (1-3) o primeiro jogo em Viana do Castelo acabou eliminada da competição.

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.