Logo
Regional

Rede de Trilhos em Melgaço está finalizada e com oferta de alojamento

22 Junho, 2023 | 10:27
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, vai inaugurar, esta sexta-feira, 23 de junho, as obras do Trilho do Mouro e da Zona de Lazer das Veigas, em Castro Laboreiro, Melgaço. Os projetos representam um investimento de cerca de 500 mil euros e são uma aposta do município em afirmar Melgaço como um destino turístico.

Com a finalização da obra do trilho do Mouro, Melgaço conclui o projeto da Rede de Trilhos Pedestres e Cicláveis e, respondendo à procura que o concelho tem tido no que respeita ao alojamento turístico, requalificou edifícios de uma antiga casa de guarda-florestal.

Os projetos em questão vêm completar a oferta de Melgaço no que respeita ao Turismo de Natureza, que, aliás, tem registado um enorme crescimento, atraindo visitantes de Portugal, mas também internacionais. «São duas importantes e relevantes obras, que se assumem como potenciadoras da melhoria da experiência do nosso produto âncora, o Turismo de Natureza, e das condições de usufruto do nosso território.», atenta o autarca, Manoel Batista.

REDE MUNICIPAL DE TRILHOS PEDESTRES E CICLÁVEIS ESTÁ AGORA COMPLETA

O trilho do Mouro faz parte de uma rede mais alargada de trilhos, num total de cerca de 170 km, de extensão. Melgaço oferece agora 16 trilhos que se desenvolvem, na sua maioria, na zona sul do concelho, percorrendo todas as freguesias, sobretudo as zonas altas onde predominam as nascentes de vários rios e ribeiras, que ali se desenvolvem, pertencentes, principalmente, à bacia hidrográfica do rio Minho, destacando-se aqui os rios Trancoso, Mouro e também o Laboreiro, que desagua no Rio Lima.

A Rede de Trilhos assume-se como um itinerário principal, a partir do qual surgem ramificações que permitem aos utilizadores fazer desvios e assim conhecer todo o património cultural e natural que se desenvolve em redor.

O projeto contempla também ligações à vizinha Galiza, tanto na zona ribeirinha, no vale do rio Minho e vale do rio Trancoso, mas também na zona de montanha, concretamente em Castro Laboreiro, na fronteira da ameijoeira e no planalto de Castro Laboreiro. O objetivo é permitir uma oferta transnacional e permitir intercâmbios nos fluxos de turistas. «Vivemos num concelho de fronteira e o objetivo passa também por ligar a nossa oferta à oferta do outro lado da fronteira, à nossa vizinha Galiza que nos últimos anos também tem apostado neste tipo de oferta.», considera o autarca melgacense, Manoel Batista.

Saiba-se que o investimento total na Rede de Trilhos superou um milhão de euros e, além do investimento do município, contou com cofinanciamentos do FEDER, FEADER e VALORIZAR – Turismo de Portugal.

MELGAÇO TEM AGORA 16 TRILHOS

1 – Lamas de Mouro – Cevide (ponto de partida: Lamas de Mouro | 15,825km)
2 – Lamas de Mouro – Castro Laboreiro (ponto de partida: Lamas de Mouro | 6,494km)
3 – Castrejo (ponto de partida: Castro Laboreiro | 16,712km)
4 – Interpretativo de Castro Laboreiro (ponto de partida: Castro Laboreiro | 5,243km)
5 – Megalitismo (ponto de partida: Castro Laboreiro | 25,671km)
6 – Rio Laboreiro (ponto de partida: Castro Laboreiro | 8,076km)
7 – Inverneiras (ponto de partida: Castro Laboreiro | 6,020km)
8 – Lamas de Mouro – Dorna (ponto de partida: Lamas de Mouro | 11,868km)
9 – Interpretativo de Lamas de Mouro (ponto de partida: Lamas de Mouro | 4,403km)
10 – Lamas de Mouro – Parada do Monte (ponto de partida: Lamas de Mouro | 9,349)
11 – Rio Mouro (ponto de partida: Cousso | 18,368km)
12 – Brandeiro (ponto de partida: Aveleira | 16,182km)
13 – Vale Glaciar do Vez (ponto de partida: Aveleira | 4,297km)
14 – Aveleira (ponto de partida: Aveleira | 6,129km)
15 – Curro da Velha (ponto de partida: Castro Laboreiro | 7,279km)
16 – Transumância (ponto de partida: Aveleira | 10,300km)

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.

Regional 24 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra hoje o Natal com “Moscatel e Banana” no centro histórico

O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.

Nacional 24 Dezembro, 2025

APIC alerta para riscos cardíacos no Natal e apela à moderação nos excessos festivos

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Pai Natal

Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.

Nacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Bolo Rei

O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.

Regional 24 Dezembro, 2025

F-16M da Força Aérea sobrevoam Viana do Castelo para desejar Feliz Natal

Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.