A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, vai inaugurar, esta sexta-feira, 23 de junho, as obras do Trilho do Mouro e da Zona de Lazer das Veigas, em Castro Laboreiro, Melgaço. Os projetos representam um investimento de cerca de 500 mil euros e são uma aposta do município em afirmar Melgaço como um destino turístico.
Com a finalização da obra do trilho do Mouro, Melgaço conclui o projeto da Rede de Trilhos Pedestres e Cicláveis e, respondendo à procura que o concelho tem tido no que respeita ao alojamento turístico, requalificou edifícios de uma antiga casa de guarda-florestal.
Os projetos em questão vêm completar a oferta de Melgaço no que respeita ao Turismo de Natureza, que, aliás, tem registado um enorme crescimento, atraindo visitantes de Portugal, mas também internacionais. «São duas importantes e relevantes obras, que se assumem como potenciadoras da melhoria da experiência do nosso produto âncora, o Turismo de Natureza, e das condições de usufruto do nosso território.», atenta o autarca, Manoel Batista.
REDE MUNICIPAL DE TRILHOS PEDESTRES E CICLÁVEIS ESTÁ AGORA COMPLETA
O trilho do Mouro faz parte de uma rede mais alargada de trilhos, num total de cerca de 170 km, de extensão. Melgaço oferece agora 16 trilhos que se desenvolvem, na sua maioria, na zona sul do concelho, percorrendo todas as freguesias, sobretudo as zonas altas onde predominam as nascentes de vários rios e ribeiras, que ali se desenvolvem, pertencentes, principalmente, à bacia hidrográfica do rio Minho, destacando-se aqui os rios Trancoso, Mouro e também o Laboreiro, que desagua no Rio Lima.
A Rede de Trilhos assume-se como um itinerário principal, a partir do qual surgem ramificações que permitem aos utilizadores fazer desvios e assim conhecer todo o património cultural e natural que se desenvolve em redor.
O projeto contempla também ligações à vizinha Galiza, tanto na zona ribeirinha, no vale do rio Minho e vale do rio Trancoso, mas também na zona de montanha, concretamente em Castro Laboreiro, na fronteira da ameijoeira e no planalto de Castro Laboreiro. O objetivo é permitir uma oferta transnacional e permitir intercâmbios nos fluxos de turistas. «Vivemos num concelho de fronteira e o objetivo passa também por ligar a nossa oferta à oferta do outro lado da fronteira, à nossa vizinha Galiza que nos últimos anos também tem apostado neste tipo de oferta.», considera o autarca melgacense, Manoel Batista.
Saiba-se que o investimento total na Rede de Trilhos superou um milhão de euros e, além do investimento do município, contou com cofinanciamentos do FEDER, FEADER e VALORIZAR – Turismo de Portugal.
MELGAÇO TEM AGORA 16 TRILHOS
1 – Lamas de Mouro – Cevide (ponto de partida: Lamas de Mouro | 15,825km)
2 – Lamas de Mouro – Castro Laboreiro (ponto de partida: Lamas de Mouro | 6,494km)
3 – Castrejo (ponto de partida: Castro Laboreiro | 16,712km)
4 – Interpretativo de Castro Laboreiro (ponto de partida: Castro Laboreiro | 5,243km)
5 – Megalitismo (ponto de partida: Castro Laboreiro | 25,671km)
6 – Rio Laboreiro (ponto de partida: Castro Laboreiro | 8,076km)
7 – Inverneiras (ponto de partida: Castro Laboreiro | 6,020km)
8 – Lamas de Mouro – Dorna (ponto de partida: Lamas de Mouro | 11,868km)
9 – Interpretativo de Lamas de Mouro (ponto de partida: Lamas de Mouro | 4,403km)
10 – Lamas de Mouro – Parada do Monte (ponto de partida: Lamas de Mouro | 9,349)
11 – Rio Mouro (ponto de partida: Cousso | 18,368km)
12 – Brandeiro (ponto de partida: Aveleira | 16,182km)
13 – Vale Glaciar do Vez (ponto de partida: Aveleira | 4,297km)
14 – Aveleira (ponto de partida: Aveleira | 6,129km)
15 – Curro da Velha (ponto de partida: Castro Laboreiro | 7,279km)
16 – Transumância (ponto de partida: Aveleira | 10,300km)
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.