Arcos de Valdevez vai voltar a viajar até à idade média e ao século XII, nos dias 8 e 9 de julho, no Paço de Giela, com a recriação histórica do "Recontro de Valdevez".
O Recontro de Valdevez é um momento referencial da história de Portugal que em 1141 colocou frente-a-frente os exércitos de Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, e os do seu primo Afonso VII de Leão e Castela.
De acordo com o Município de Arcos de Valdevez, o evento será uma “verdadeira viagem à Idade Média e ao século XII, com dois dias cheios de dança, música, gastronomia e muita História ao vivo, com ponto alto em ambos os dias, pelas 22h00, na produção de grande escala que envolve dezenas de figurantes e que durante 60 minutos recria este importante momento histórico da formação de Portugal, naquele que é o único torneio/bafordo documentado na História medieval portuguesa”.
Pode consultar a programação na íntegra, aqui:
𝗗𝗜𝗔 𝟴 𝗗𝗘 𝗝𝗨𝗟𝗛𝗢 (𝘀𝗮́𝗯𝗮𝗱𝗼)
17h00
•Abertura de Portas, da Praça dos Mercadores e dos Ofícios, do Largo do Sustento, do Retiro dos Infantes e da Ladeira dos Renegados
•Espetáculos diversos e atividades
•Investidura dos cavaleiros Petizes
19h30
•Animação e comedorias nas Tabernas do Largo do Sustento
22h00
•ESPETÁCULO DE RECRIAÇÃO HISTÓRICA:
“O RECONTRO DE VALDEVEZ DE 1141” (Torneio d’Armas a Cavalo)
23h00
•Bailias animadas ao Som dos Trovadores
03h00
•Fecho de Portas

𝗗𝗜𝗔 𝟵 𝗗𝗘 𝗝𝗨𝗟𝗛𝗢 (𝗱𝗼𝗺𝗶𝗻𝗴𝗼)
11h00 / Paço de Giela:
•Abertura de Portas, da Praça dos Mercadores e dos Ofícios, do Largo do Sustento, do Retiro do Infantes e da Ladeira dos Renegados
•Atividades para Infantes e famílias
•Investidura dos Cavaleiros Petizes
12h30 e 19h30
•Animação e comedorias nas Tabernas do Largo do Sustento
22h00
•ESPETÁCULO DE RECRIAÇÃO HISTÓRICA:
“O RECONTRO DE VALDEVEZ DE 1141” (Torneio d’Armas a Cavalo)
23h00
•Bailias e Tocadores
24h00
•Fecho de Portas
Durante os dois dias ocorrerão diversas atividades
– Animação Itinerante
– Recriação Histórica e Artes Performativas
– Personagens
– Rábulas e Estórias
– Música e Dança
– Prática de esgrima e dança
– Calígrafos e grafias medievais
+ Atividades para a Infância

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Vianafestas anunciaram a abertura das inscrições para o tradicional Mercado de Natal, iniciativa que integra a programação “Viana Coração do Natal”.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) esteve recentemente em Curitiba, Brasil, reforçando a colaboração com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A visita integrou o IV Encontro Luso-Brasileiro de Pesquisa, Inovação e Ensino e o II Encontro de Pós-Graduação do IFPR, no âmbito do acordo que permite a criação de programas de dupla titulação entre as duas instituições.
A Câmara Municipal de Monção deu início à 5.ª edição do programa psicoeducativo “Cuidar de Quem Cuida”, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Associação Dinamicamente. O projeto, que se prolongará por dez semanas, conta com a participação de 14 cuidadores informais do concelho.
O ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, marcou presença esta sexta-feira em Ponte da Barca, onde desafiou o presidente da CCDR-N, António Cunha, a reunir todas as entidades responsáveis pela gestão do território para encontrarem soluções eficazes contra os incêndios florestais.
De 15 a 22 de novembro, Viana do Castelo acolhe a 9.ª edição do Festival de Teatro, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento, que tem como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reúne este ano vários espetáculos de destaque nacional e internacional, reforçando o papel da cidade como referência no panorama cultural português.
A Juventude Viana continua a sua série de jogos em casa no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins e recebe este sábado, dia 15 de novembro, o Sobreira, no Pavilhão José Natário, às 21h30. O jogo será transmitido em direto pela Viana TV.
A Rádio Valdevez informou que a emissão na frequência 100.8 FM está temporariamente indisponível devido a problemas elétricos provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir na região.