Arcos de Valdevez vai voltar a viajar até à idade média e ao século XII, nos dias 8 e 9 de julho, no Paço de Giela, com a recriação histórica do "Recontro de Valdevez".
O Recontro de Valdevez é um momento referencial da história de Portugal que em 1141 colocou frente-a-frente os exércitos de Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, e os do seu primo Afonso VII de Leão e Castela.
De acordo com o Município de Arcos de Valdevez, o evento será uma “verdadeira viagem à Idade Média e ao século XII, com dois dias cheios de dança, música, gastronomia e muita História ao vivo, com ponto alto em ambos os dias, pelas 22h00, na produção de grande escala que envolve dezenas de figurantes e que durante 60 minutos recria este importante momento histórico da formação de Portugal, naquele que é o único torneio/bafordo documentado na História medieval portuguesa”.
Pode consultar a programação na íntegra, aqui:
𝗗𝗜𝗔 𝟴 𝗗𝗘 𝗝𝗨𝗟𝗛𝗢 (𝘀𝗮́𝗯𝗮𝗱𝗼)
17h00
•Abertura de Portas, da Praça dos Mercadores e dos Ofícios, do Largo do Sustento, do Retiro dos Infantes e da Ladeira dos Renegados
•Espetáculos diversos e atividades
•Investidura dos cavaleiros Petizes
19h30
•Animação e comedorias nas Tabernas do Largo do Sustento
22h00
•ESPETÁCULO DE RECRIAÇÃO HISTÓRICA:
“O RECONTRO DE VALDEVEZ DE 1141” (Torneio d’Armas a Cavalo)
23h00
•Bailias animadas ao Som dos Trovadores
03h00
•Fecho de Portas

𝗗𝗜𝗔 𝟵 𝗗𝗘 𝗝𝗨𝗟𝗛𝗢 (𝗱𝗼𝗺𝗶𝗻𝗴𝗼)
11h00 / Paço de Giela:
•Abertura de Portas, da Praça dos Mercadores e dos Ofícios, do Largo do Sustento, do Retiro do Infantes e da Ladeira dos Renegados
•Atividades para Infantes e famílias
•Investidura dos Cavaleiros Petizes
12h30 e 19h30
•Animação e comedorias nas Tabernas do Largo do Sustento
22h00
•ESPETÁCULO DE RECRIAÇÃO HISTÓRICA:
“O RECONTRO DE VALDEVEZ DE 1141” (Torneio d’Armas a Cavalo)
23h00
•Bailias e Tocadores
24h00
•Fecho de Portas
Durante os dois dias ocorrerão diversas atividades
– Animação Itinerante
– Recriação Histórica e Artes Performativas
– Personagens
– Rábulas e Estórias
– Música e Dança
– Prática de esgrima e dança
– Calígrafos e grafias medievais
+ Atividades para a Infância

O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.