Arcos de Valdevez vai voltar a viajar até à idade média e ao século XII, nos dias 8 e 9 de julho, no Paço de Giela, com a recriação histórica do "Recontro de Valdevez".
O Recontro de Valdevez é um momento referencial da história de Portugal que em 1141 colocou frente-a-frente os exércitos de Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, e os do seu primo Afonso VII de Leão e Castela.
De acordo com o Município de Arcos de Valdevez, o evento será uma “verdadeira viagem à Idade Média e ao século XII, com dois dias cheios de dança, música, gastronomia e muita História ao vivo, com ponto alto em ambos os dias, pelas 22h00, na produção de grande escala que envolve dezenas de figurantes e que durante 60 minutos recria este importante momento histórico da formação de Portugal, naquele que é o único torneio/bafordo documentado na História medieval portuguesa”.
Pode consultar a programação na íntegra, aqui:
𝗗𝗜𝗔 𝟴 𝗗𝗘 𝗝𝗨𝗟𝗛𝗢 (𝘀𝗮́𝗯𝗮𝗱𝗼)
17h00
•Abertura de Portas, da Praça dos Mercadores e dos Ofícios, do Largo do Sustento, do Retiro dos Infantes e da Ladeira dos Renegados
•Espetáculos diversos e atividades
•Investidura dos cavaleiros Petizes
19h30
•Animação e comedorias nas Tabernas do Largo do Sustento
22h00
•ESPETÁCULO DE RECRIAÇÃO HISTÓRICA:
“O RECONTRO DE VALDEVEZ DE 1141” (Torneio d’Armas a Cavalo)
23h00
•Bailias animadas ao Som dos Trovadores
03h00
•Fecho de Portas

𝗗𝗜𝗔 𝟵 𝗗𝗘 𝗝𝗨𝗟𝗛𝗢 (𝗱𝗼𝗺𝗶𝗻𝗴𝗼)
11h00 / Paço de Giela:
•Abertura de Portas, da Praça dos Mercadores e dos Ofícios, do Largo do Sustento, do Retiro do Infantes e da Ladeira dos Renegados
•Atividades para Infantes e famílias
•Investidura dos Cavaleiros Petizes
12h30 e 19h30
•Animação e comedorias nas Tabernas do Largo do Sustento
22h00
•ESPETÁCULO DE RECRIAÇÃO HISTÓRICA:
“O RECONTRO DE VALDEVEZ DE 1141” (Torneio d’Armas a Cavalo)
23h00
•Bailias e Tocadores
24h00
•Fecho de Portas
Durante os dois dias ocorrerão diversas atividades
– Animação Itinerante
– Recriação Histórica e Artes Performativas
– Personagens
– Rábulas e Estórias
– Música e Dança
– Prática de esgrima e dança
– Calígrafos e grafias medievais
+ Atividades para a Infância

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.