Arcos de Valdevez vai voltar a viajar até à idade média e ao século XII, nos dias 8 e 9 de julho, no Paço de Giela, com a recriação histórica do "Recontro de Valdevez".
O Recontro de Valdevez é um momento referencial da história de Portugal que em 1141 colocou frente-a-frente os exércitos de Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, e os do seu primo Afonso VII de Leão e Castela.
De acordo com o Município de Arcos de Valdevez, o evento será uma “verdadeira viagem à Idade Média e ao século XII, com dois dias cheios de dança, música, gastronomia e muita História ao vivo, com ponto alto em ambos os dias, pelas 22h00, na produção de grande escala que envolve dezenas de figurantes e que durante 60 minutos recria este importante momento histórico da formação de Portugal, naquele que é o único torneio/bafordo documentado na História medieval portuguesa”.
Pode consultar a programação na íntegra, aqui:
𝗗𝗜𝗔 𝟴 𝗗𝗘 𝗝𝗨𝗟𝗛𝗢 (𝘀𝗮́𝗯𝗮𝗱𝗼)
17h00
•Abertura de Portas, da Praça dos Mercadores e dos Ofícios, do Largo do Sustento, do Retiro dos Infantes e da Ladeira dos Renegados
•Espetáculos diversos e atividades
•Investidura dos cavaleiros Petizes
19h30
•Animação e comedorias nas Tabernas do Largo do Sustento
22h00
•ESPETÁCULO DE RECRIAÇÃO HISTÓRICA:
“O RECONTRO DE VALDEVEZ DE 1141” (Torneio d’Armas a Cavalo)
23h00
•Bailias animadas ao Som dos Trovadores
03h00
•Fecho de Portas

𝗗𝗜𝗔 𝟵 𝗗𝗘 𝗝𝗨𝗟𝗛𝗢 (𝗱𝗼𝗺𝗶𝗻𝗴𝗼)
11h00 / Paço de Giela:
•Abertura de Portas, da Praça dos Mercadores e dos Ofícios, do Largo do Sustento, do Retiro do Infantes e da Ladeira dos Renegados
•Atividades para Infantes e famílias
•Investidura dos Cavaleiros Petizes
12h30 e 19h30
•Animação e comedorias nas Tabernas do Largo do Sustento
22h00
•ESPETÁCULO DE RECRIAÇÃO HISTÓRICA:
“O RECONTRO DE VALDEVEZ DE 1141” (Torneio d’Armas a Cavalo)
23h00
•Bailias e Tocadores
24h00
•Fecho de Portas
Durante os dois dias ocorrerão diversas atividades
– Animação Itinerante
– Recriação Histórica e Artes Performativas
– Personagens
– Rábulas e Estórias
– Música e Dança
– Prática de esgrima e dança
– Calígrafos e grafias medievais
+ Atividades para a Infância

Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.