Arcos de Valdevez vai voltar a viajar até à idade média e ao século XII, nos dias 8 e 9 de julho, no Paço de Giela, com a recriação histórica do "Recontro de Valdevez".
O Recontro de Valdevez é um momento referencial da história de Portugal que em 1141 colocou frente-a-frente os exércitos de Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, e os do seu primo Afonso VII de Leão e Castela.
De acordo com o Município de Arcos de Valdevez, o evento será uma “verdadeira viagem à Idade Média e ao século XII, com dois dias cheios de dança, música, gastronomia e muita História ao vivo, com ponto alto em ambos os dias, pelas 22h00, na produção de grande escala que envolve dezenas de figurantes e que durante 60 minutos recria este importante momento histórico da formação de Portugal, naquele que é o único torneio/bafordo documentado na História medieval portuguesa”.
Pode consultar a programação na íntegra, aqui:
𝗗𝗜𝗔 𝟴 𝗗𝗘 𝗝𝗨𝗟𝗛𝗢 (𝘀𝗮́𝗯𝗮𝗱𝗼)
17h00
•Abertura de Portas, da Praça dos Mercadores e dos Ofícios, do Largo do Sustento, do Retiro dos Infantes e da Ladeira dos Renegados
•Espetáculos diversos e atividades
•Investidura dos cavaleiros Petizes
19h30
•Animação e comedorias nas Tabernas do Largo do Sustento
22h00
•ESPETÁCULO DE RECRIAÇÃO HISTÓRICA:
“O RECONTRO DE VALDEVEZ DE 1141” (Torneio d’Armas a Cavalo)
23h00
•Bailias animadas ao Som dos Trovadores
03h00
•Fecho de Portas

𝗗𝗜𝗔 𝟵 𝗗𝗘 𝗝𝗨𝗟𝗛𝗢 (𝗱𝗼𝗺𝗶𝗻𝗴𝗼)
11h00 / Paço de Giela:
•Abertura de Portas, da Praça dos Mercadores e dos Ofícios, do Largo do Sustento, do Retiro do Infantes e da Ladeira dos Renegados
•Atividades para Infantes e famílias
•Investidura dos Cavaleiros Petizes
12h30 e 19h30
•Animação e comedorias nas Tabernas do Largo do Sustento
22h00
•ESPETÁCULO DE RECRIAÇÃO HISTÓRICA:
“O RECONTRO DE VALDEVEZ DE 1141” (Torneio d’Armas a Cavalo)
23h00
•Bailias e Tocadores
24h00
•Fecho de Portas
Durante os dois dias ocorrerão diversas atividades
– Animação Itinerante
– Recriação Histórica e Artes Performativas
– Personagens
– Rábulas e Estórias
– Música e Dança
– Prática de esgrima e dança
– Calígrafos e grafias medievais
+ Atividades para a Infância

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.