Logo
Regional

Reconversão de antigo matadouro de Viana do Castelo começa no final do ano

13 Março, 2024 | 18:42
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A reconversão do antigo matadouro de Viana do Castelo, devoluto há 34 anos, em centro de criação de ciência, tecnologia e arte vai começar no final do ano, num investimento de seis milhões de euros, foi hoje anunciado.

A execução do projeto do futuro Viana S+T+ARTS Centre, distinguido, em 2023, com um prémio da Iniciativa Urbana Europeia(IUE), integrada no Novo Bauhaus Europeu, começou no início do mês e estará concluído dentro de quatro anos com um financiamento comunitário de cinco milhões de euros dos fundos de Coesão da União Europeia.

Com 100 candidaturas de vários países a financiamento por parte de Bruxelas, o projeto de Viana do Castelo foi o único português entre os 14 premiados no âmbito da IUE, com o projeto para o antigo matadouro.

Hoje, na sessão de assinatura do acordo entre a Câmara de Viana do Castelo e os parceiros do Viana S+T+ARTS Centre, foi anunciado que, em julho de 2027, o projeto estará implementado e começará a funcionar sem financiamento.

Já para este ano, em julho, estão previstos a apresentação pública da obra que tem por objetivo atrair e fixar jovens profissionais qualificados e o lançamento do concurso público para a sua execução.

O Viana S+T+ARTS Centre “vai ser um espaço de cocriação, experiências artísticas, aplicações criativas de tecnologias emergentes, como a realidade virtual e inteligência artificial, tratamento de dados, demonstrações científicas, educação para a ciência, tecnologia e arte, exposições, residências para profissionais, incubadora de eco-startups, espaços públicos de interação, entre outros”.

A criação do centro nasceu da “reutilização criativa do antigo matadouro municipal”, numa “abordagem que reúne história, património e renovação urbana, promovendo a requalificação urbana e a inclusão social na zona”.

Com 2.507 metros quadrados de área, o antigo matadouro inaugurado em 1926, atualmente em avançado estado de degradação, vai ser requalificado, “usando abordagens circulares, energeticamente eficientes e neutras em carbono”.

A candidatura, elaborada no âmbito da “Call for Innovative Actions” da European Urban Initiative (New European Bauhaus), foi submetida em janeiro de 2023, “com um orçamento superior a seis milhões de euros”.

O Viana S+T+ARTS Centre “terá um novo conceito, que impulsionará futuras atividades, onde cientistas locais, tecnologias de setores locais chave, artistas, ‘designers’, tanto locais como internacionais, poderão encontrar-se, trocar sinergias e coproduzir soluções inovadoras plenas de conteúdos criativos, de teor científico e artístico, em harmonia com a natureza e os oceanos nos termos da sustentabilidade ambiental”.

São parceiros do Viana S+T+ARTS Centre a Associação Juvenil de Deão (AJD), o Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, a consultora Inova+, o ‘hub’ criativo Dínamo 10, a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Outubro, 2024

Valença lança concurso de 213 mil euros para projeto contra fogos

A Câmara de Valença lançou, por cerca de 213 mil euros, um concurso público para arborização e rearborização dos Condomínios de Aldeia, um projeto para tornar aglomerados populacionais menos suscetíveis ao fogo florestal.

Regional 21 Outubro, 2024

Ciclo de Teatro e Expressões de Arcos de Valdevez decorre até 23 de novembro

A edição 2024 do “Recontros”, Ciclo de Teatro e Expressões de Arcos de Valdevez regressou, este ano, com programação específica, vocacionada para as artes de palco, assente em 7 projetos e 10 apresentações para público geral e escolar, todas a decorrer no Auditório da Casa das Artes arcuense e no Centro Interpretativo do Barroco (CIB).

Regional 21 Outubro, 2024

Caminha apresenta pelo segundo ano consecutivo projeto pioneiro nas AEC

O Município de Caminha apresentou, em reunião do Executivo, pelo segundo ano consecutivo, um projeto pioneiro de desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular – AEC, num investimento que ronda os 75 mil euros.  O projeto envolve mais de uma dezena de parceiros, entre associações e outras entidades do concelho, a que se junta a Federação Portuguesa de Futebol.

Nacional 21 Outubro, 2024

GNR fez este ano 1.074 detenções por violência doméstica

A GNR deteve este ano 1.074 pessoas por violência doméstica, no âmbito de 11.076 crimes registados até 30 de setembro, anunciou esta força de segurança, com base em dados provisórios.

Regional 21 Outubro, 2024

Valença Vai Ter Centro de Promoção do Rio Minho

A Câmara Municipal de Valença vai inaugurar o Centro de Promoção do Rio Minho, esta segunda-feira, 21 de outubro, às 14h30, na Senhora da Cabeça, em Cristelo Covo.

Regional 21 Outubro, 2024

Rui Teixeira participa em debate sobre presente e futuro da cooperação transfronteiriça

O diretor do AECT Rio Minho, e Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, participou no XIII Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal, no Porto, tendo destacado as prioridades para o futuro da cooperação, mas também enunciado os pontos fracos e as reivindicações que gostaria de ver debatidos na próxima Cimeira Ibérica, agendada para 23 de outubro, em Faro.

Desporto 20 Outubro, 2024

Correlhã é líder isolado do campeonato principal da AFVC

Realizaram-se, este domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 6ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (4-2) do Cardielense frente ao Melgacense.