A reconversão do antigo matadouro de Viana do Castelo, devoluto há 34 anos, em centro de criação de ciência, tecnologia e arte vai começar no final do ano, num investimento de seis milhões de euros, foi hoje anunciado.
A execução do projeto do futuro Viana S+T+ARTS Centre, distinguido, em 2023, com um prémio da Iniciativa Urbana Europeia(IUE), integrada no Novo Bauhaus Europeu, começou no início do mês e estará concluído dentro de quatro anos com um financiamento comunitário de cinco milhões de euros dos fundos de Coesão da União Europeia.
Com 100 candidaturas de vários países a financiamento por parte de Bruxelas, o projeto de Viana do Castelo foi o único português entre os 14 premiados no âmbito da IUE, com o projeto para o antigo matadouro.
Hoje, na sessão de assinatura do acordo entre a Câmara de Viana do Castelo e os parceiros do Viana S+T+ARTS Centre, foi anunciado que, em julho de 2027, o projeto estará implementado e começará a funcionar sem financiamento.
Já para este ano, em julho, estão previstos a apresentação pública da obra que tem por objetivo atrair e fixar jovens profissionais qualificados e o lançamento do concurso público para a sua execução.

O Viana S+T+ARTS Centre “vai ser um espaço de cocriação, experiências artísticas, aplicações criativas de tecnologias emergentes, como a realidade virtual e inteligência artificial, tratamento de dados, demonstrações científicas, educação para a ciência, tecnologia e arte, exposições, residências para profissionais, incubadora de eco-startups, espaços públicos de interação, entre outros”.
A criação do centro nasceu da “reutilização criativa do antigo matadouro municipal”, numa “abordagem que reúne história, património e renovação urbana, promovendo a requalificação urbana e a inclusão social na zona”.
Com 2.507 metros quadrados de área, o antigo matadouro inaugurado em 1926, atualmente em avançado estado de degradação, vai ser requalificado, “usando abordagens circulares, energeticamente eficientes e neutras em carbono”.
A candidatura, elaborada no âmbito da “Call for Innovative Actions” da European Urban Initiative (New European Bauhaus), foi submetida em janeiro de 2023, “com um orçamento superior a seis milhões de euros”.

O Viana S+T+ARTS Centre “terá um novo conceito, que impulsionará futuras atividades, onde cientistas locais, tecnologias de setores locais chave, artistas, ‘designers’, tanto locais como internacionais, poderão encontrar-se, trocar sinergias e coproduzir soluções inovadoras plenas de conteúdos criativos, de teor científico e artístico, em harmonia com a natureza e os oceanos nos termos da sustentabilidade ambiental”.
São parceiros do Viana S+T+ARTS Centre a Associação Juvenil de Deão (AJD), o Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, a consultora Inova+, o ‘hub’ criativo Dínamo 10, a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.
O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.
Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.
O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.
O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.