O executivo municipal atribuiu, por unanimidade, o Reconhecimento de Interesse Público Municipal ao Viana Taurino Clube, pela “relevante atividade nos domínios recreativo, desportivo e cultural” que a instituição fundada a 10 de agosto de 1910 tem promovido ao longo dos anos.
De acordo com proposta apresentada pelo Vereador do Desporto, Ricardo Rego, a centenária instituição, com sede na Praça da República de Viana do Castelo, tem tido um papel preponderante na vida cultural, desportiva, política e associativa da cidade.
“Muitos vianenses ilustres integraram os corpos sociais deste clube. A sua atividade foi muito variada, desde as garraiadas anuais, o bilhar com vários campeões nacionais e do mundo, o xadrez, os jogos de salão. Mas foi também espaço de discussão e debate político no anterior regimento, custando-lhe o encerramento da sede em 1946, pela polícia política PIDE, sendo reaberta oito meses depois”, indica a proposta.
“Muitos jovens tiveram oportunidade, e continuam a ter, de desenvolver aptidões desportivas e espaços de tertúlia neste clube, distinguido como Instituição de Mérito pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em 2010”, lê-se no documento.
Por isso, tendo em consideração que a instituição está “ainda a recuperar dos tempos difíceis que as coletividades viveram devido à pandemia de covid-19, e no sentido de dar continuidade à sua missão e atividade, que une os vianenses em pleno coração da cidade, vem o Viana Taurino Clube, segundo clube mais antigo da cidade em atividade, propor que seja reconhecido por este Município como instituição de Interesse Municipal”.
O executivo municipal aprovou a aceitação desta proposta do Viana Taurino Clube, que será agora remetida à Assembleia Municipal para que seja declarado o Reconhecimento de Interesse Público Municipal à instituição.
O projeto Atlantic Sunset inaugurou, no Farol de Montedor, em Carreço, a primeira placa identificativa do “último pôr-do-sol de Portugal continental”, acompanhada por uma mesa interpretativa dedicada à observação do fenómeno solar.
O Município de Ponte de Lima volta a destacar a tradição e a qualidade dos seus produtos locais com a realização do Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota, que decorre entre os dias 21 e 23 de novembro, integrado no programa municipal “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”.
A CP – Comboios de Portugal vai distribuir 10 mil vouchers para viagens gratuitas na Linha da Beira Alta, recentemente reaberta na totalidade após obras de modernização concluídas em setembro. A iniciativa pretende incentivar a utilização do comboio, promover a mobilidade sustentável e atrair novos passageiros, assim como reconquistar os clientes habituais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou esta terça-feira que o projeto “Bairro Comercial Digital – Bairro do Coração”, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estará totalmente concluído até março de 2026. A garantia foi dada durante a apresentação da nova aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa consumidores que realizam compras no comércio local.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai marcar presença, até domingo (20 a 23 de novembro), na 26ª edição do XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza. O município volta a apostar neste certame, considerado o maior evento ibérico de turismo gastronómico, reforçando a promoção da sua oferta turística num mercado galego que continua a ser estratégico para a região.
Valença volta a promover, no próximo sábado, 22 de novembro, às 10h30, uma ação de plogging nas margens do Rio Minho, iniciativa que junta desporto ao compromisso ambiental. A atividade integra a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e é organizada pela Câmara Municipal de Valença.
Esta quarta-feira, 19 de novembro, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe às 21h00, “Rei Lear”, da Companhia do Chapitô, no Festival de Teatro da capital do Alto Minho.