A reconfiguração do porto de Vila Praia de Âncora pode custar entre 18 e 20 milhões admitiu, este sábado, a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.
“Na semana passada chegou mais um contributo, que deve ser o último, e o Instituto Superior Técnico vai verificar qual é efetivamente a melhor proposta. Disseram que rondaria entre 18 milhões de euros aos 20 e poucos. Dependendo da proposta, vamos ter de arranjar financiamento, ver quais as soluções para poder financiar”, afirmou Teresa Coelho na sessão de abertura do 2º congresso da pequena pesca, uma organização da Docapesca, que se realizou hoje em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha.
A secretária de Estado das Pescas referiu ainda que a atual configuração daquele porto de pesca tem levado a um “investimento muito grande”, designadamente de “1,7 milhões de euros na última dragagem”.
Recordou ainda que, no verão, esteve em Caminha a apresentar à comunidade as “várias propostas” estudadas para o portinho, “todas viáveis para resolver o problema” da infraestrutura, sendo que, depois disso, várias entidades se pronunciaram sobre o projeto.
O assoreamento no portinho de Vila Praia de Âncora, que conta com pouco mais de 20 embarcações de pesca tradicional e uma centena de pescadores, é um problema recorrente devido à configuração do portinho, construído há mais de uma década. Estima-se que a atividade piscatória envolva perto de 200 pessoas em Vila Praia de Âncora, da pesca propriamente dita à venda ou restauração.
Monção vai receber, no próximo dia 18 de outubro, pelas 21h30, um espetáculo musical imperdível protagonizado pelo irreverente grupo “De Vacas”, no palco do Cine Teatro João Verde. A proposta promete uma noite cheia de humor, talento vocal e criatividade, num tributo muito original às grandes divas da música pop.
A Eurocidade Tui-Valença será palco, na próxima terça-feira, 16 de setembro, da ação de capacitação “Mobilidade Urbana Sustentável”, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10h00 e as 12h30. A iniciativa insere-se na programação da Semana Europeia da Mobilidade 2025, este ano dedicada ao tema “Mobilidade para todos”, com o slogan “Combina e Move-te!”.
A Câmara Municipal de Paredes de Coura lançou, esta quinta-feira, um concurso público para a transformação das antigas oficinas municipais, no centro da vila, num novo espaço comunitário dedicado à cultura, formação e bem-estar. O valor base da empreitada é de 1,7 milhões de euros e o prazo de execução é de 270 dias.
Um homem de 70 anos foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo por posse de arma proibida. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação relacionada com um caso de violência doméstica.
A Eurocidade Tui Valença volta a ser palco de um dos mais relevantes eventos desportivos da região com a realização do XI Torneio de Hóquei em Patins, entre os dias 12 e 14 de setembro, no Pavilhão Municipal de Valença.
Realizou-se recentemente a cerimónia de entrega de medalhas de Segurança Pública de Assiduidade e de Comportamento Exemplar, assim como de Louvores de Mérito, destinada aos agentes da Polícia do Comando Distrital de Viana do Castelo.
A Região Norte registou em 2024 uma retoma média de 48,6 quilos de embalagens por habitante, superando a meta nacional definida para o ano (44,9 kg) e posicionando-se acima da média do país. Os dados são da Sociedade Ponto Verde (SPV), que destaca o crescimento de 15% no volume de embalagens retomadas na região entre 2020 e 2024.