A reconfiguração do porto de Vila Praia de Âncora pode custar entre 18 e 20 milhões admitiu, este sábado, a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.
“Na semana passada chegou mais um contributo, que deve ser o último, e o Instituto Superior Técnico vai verificar qual é efetivamente a melhor proposta. Disseram que rondaria entre 18 milhões de euros aos 20 e poucos. Dependendo da proposta, vamos ter de arranjar financiamento, ver quais as soluções para poder financiar”, afirmou Teresa Coelho na sessão de abertura do 2º congresso da pequena pesca, uma organização da Docapesca, que se realizou hoje em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha.
A secretária de Estado das Pescas referiu ainda que a atual configuração daquele porto de pesca tem levado a um “investimento muito grande”, designadamente de “1,7 milhões de euros na última dragagem”.
Recordou ainda que, no verão, esteve em Caminha a apresentar à comunidade as “várias propostas” estudadas para o portinho, “todas viáveis para resolver o problema” da infraestrutura, sendo que, depois disso, várias entidades se pronunciaram sobre o projeto.
O assoreamento no portinho de Vila Praia de Âncora, que conta com pouco mais de 20 embarcações de pesca tradicional e uma centena de pescadores, é um problema recorrente devido à configuração do portinho, construído há mais de uma década. Estima-se que a atividade piscatória envolva perto de 200 pessoas em Vila Praia de Âncora, da pesca propriamente dita à venda ou restauração.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.
O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, defendeu o aumento do rendimento dos agricultores, como uma das prioridades do Governo, na sua intervenção na 44ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que decorreu em Roma, em Itália.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.