Logo
Nacional

Reciclagem continua a crescer em Portugal com exceção do vidro

17 Abril, 2023 | 16:16
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Os portugueses continuam a reciclar cada vez mais, tendo sido recolhidas 108.368 toneladas de embalagens nos ecopontos nacionais no primeiro trimestre de 2023, o que significa um aumento de 3%, em comparação com o período homólogo de 2022. O país continua, assim, a atingir as metas da reciclagem das embalagens, com exceção do vidro que merece particular atenção.

De acordo com os dados do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) e invertendo uma tendência de crescimento observada ao longo dos últimos dois anos, fruto de uma estratégia específica para aumentar a recolha seletiva deste material, o vidro apresentou uma redução de 2%, nos três primeiros meses deste ano, face ao mesmo período em análise (aproximadamente menos uma tonelada).

Considerando que a atual taxa de reciclagem nacional deste material é de 56% e o objetivo é chegar aos 75%, até 2025, é fundamental uma maior mobilização por parte de todos os portugueses: se cada cidadão reciclar, pelo menos, mais duas garrafas de vidro por mês, as metas serão não só cumpridas como superadas.

“As campanhas de comunicação e de sensibilização da Sociedade Ponto Verde, centradas na reciclagem de embalagens, estão permanentemente a acontecer, e este é o único fluxo urbano a cumprir com as metas nacionais, com exceção do vidro. É, por isso, fundamental convocar todos, quando o país tem novas metas para alcançar, não só nas embalagens como noutros materiais que fazem parte do nosso dia a dia enquanto consumidores”, refere Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

“Contamos, assim, com todos os portugueses para reciclarem mais embalagens, nomeadamente de vidro, onde, efetivamente, o desafio é maior, mas não devemos esquecer os outros materiais, como o alumínio, o papel/cartão ou o plástico. Para isto acontecer, precisamos de mais separação e também de melhor nível de serviço de recolha municipal”, conclui.

Os dados de desempenho do SIGRE, no primeiro trimestre de 2023, revelam ainda que foram encaminhadas para reciclagem 36.620 toneladas de papel/cartão (+9%) e 19.589 toneladas de plástico (+2%), face a igual período em 2022. O crescimento mais significativo verificou-se nas embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL), cuja reciclagem ascendeu às 2.161 toneladas (+10%). Estes dados revelam um aumento de reciclagem nas escolas, no qual há um volume mais significativo de pacotes de bebidas, e que estas estão a ser depositadas corretamente no ecoponto amarelo, fruto de ações educativas promovidas pela Sociedade Ponto Verde junto de alunos e professores.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais
Terça-feira
04 Abr
Terça-feira
11 Abr
Terça-feira
18 Abr
Terça-feira
25 Abr
Terça-feira
02 Mai

Notícias

Opinião 1 Junho, 2023

OPINIÃO: O que as recordações da infância dizem sobre nós

Quais são as suas recordações da infância? Faça um pequeno exercício e tente verificar quais as memórias mais antigas que tem. Provavelmente não conseguirá lembrar-se dos acontecimentos que ocorreram nos seus primeiros 3 a 4 anos de vida e a sua memória será escassa para factos até aos 6-7 anos, o que se designa por “amnésia da infância”. No entanto, todos nós temos boas e más recordações de acontecimentos, pessoas e locais que nos marcaram quando éramos crianças e que ficam “gravadas” para o resto da vida.

Regional 3 Junho, 2023

Programa “Terra Nossa” de César Mourão em Arcos de Valdevez

César Mourão estará em Arcos de Valdevez entre 5 e 7 de Junho para as filmagens do seu programa “Terra Nossa”, desta feita dedicado ao concelho arcuense, que mais uma vez surge como destino privilegiado de produções televisivas e cinematográficas.

Desporto 2 Junho, 2023

Primeira corrida Intermarché Âncora/Areosa acontece este domingo

Organizada pelo Intermarché com a Associação Desportiva Afifense, realiza-se este domingo a corrida de 15 quilómetros, do Intermarché de Âncora até ao de Areosa. A partida está marcada para as 9h30 em Âncora.

Regional 2 Junho, 2023

Viana TV transmite em direto 21.ª edição do Lethes – Festival de Tunas Cidade de Viana do Castelo

A Hinoportuna - Tuna Académica, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, organiza, este fim de semana, a 21.ª edição do Lethes - Festival de Tunas Cidade de Viana do Castelo. O evento vai realizar-se, dias 2 e 3 de junho, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

Cultura 2 Junho, 2023

Escola Básica e Secundária de Caminha vai “vibrar” hoje com mais uma edição do Arraial Minhoto

A Escola Básica e Secundária de Caminha prepara-se para viver, hoje, no dia 2 de junho, mais um arraial minhoto. 

Regional 2 Junho, 2023

Arcos de Valdevez investe mais de 600 mil euros para a construção de campos de ténis e padel

O Município de Arcos de Valdevez investiu cerca de 670 mil euros para construir dois campos de ténis e três campos de padel cobertos, com relva sintética de última geração.

Regional 2 Junho, 2023

Elevador de Santa Luzia faz hoje 100 anos

O elevador que liga Viana do Castelo ao monte de Santa Luzia, num percurso de 650 metros, o "maior do país", volta hoje a subir e descer até ao santuário com o mesmo nome, para celebrar os 100 anos.

Regional 2 Junho, 2023

DJ Padre Guilherme atua hoje no Parque das Tílias em Santa Luzia

Na comemoração do Centenário do Elevador de Santa Luzia, um meio de transporte que se tornou verdadeiro ex-libris da cidade e ponto de visita obrigatório para os turistas, a Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou um vasto programa e o DJ Padre Guilherme é um dos convidados.