Os portugueses continuam a reciclar cada vez mais, tendo sido recolhidas 108.368 toneladas de embalagens nos ecopontos nacionais no primeiro trimestre de 2023, o que significa um aumento de 3%, em comparação com o período homólogo de 2022. O país continua, assim, a atingir as metas da reciclagem das embalagens, com exceção do vidro que merece particular atenção.
De acordo com os dados do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) e invertendo uma tendência de crescimento observada ao longo dos últimos dois anos, fruto de uma estratégia específica para aumentar a recolha seletiva deste material, o vidro apresentou uma redução de 2%, nos três primeiros meses deste ano, face ao mesmo período em análise (aproximadamente menos uma tonelada).
Considerando que a atual taxa de reciclagem nacional deste material é de 56% e o objetivo é chegar aos 75%, até 2025, é fundamental uma maior mobilização por parte de todos os portugueses: se cada cidadão reciclar, pelo menos, mais duas garrafas de vidro por mês, as metas serão não só cumpridas como superadas.
“As campanhas de comunicação e de sensibilização da Sociedade Ponto Verde, centradas na reciclagem de embalagens, estão permanentemente a acontecer, e este é o único fluxo urbano a cumprir com as metas nacionais, com exceção do vidro. É, por isso, fundamental convocar todos, quando o país tem novas metas para alcançar, não só nas embalagens como noutros materiais que fazem parte do nosso dia a dia enquanto consumidores”, refere Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.
“Contamos, assim, com todos os portugueses para reciclarem mais embalagens, nomeadamente de vidro, onde, efetivamente, o desafio é maior, mas não devemos esquecer os outros materiais, como o alumínio, o papel/cartão ou o plástico. Para isto acontecer, precisamos de mais separação e também de melhor nível de serviço de recolha municipal”, conclui.
Os dados de desempenho do SIGRE, no primeiro trimestre de 2023, revelam ainda que foram encaminhadas para reciclagem 36.620 toneladas de papel/cartão (+9%) e 19.589 toneladas de plástico (+2%), face a igual período em 2022. O crescimento mais significativo verificou-se nas embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL), cuja reciclagem ascendeu às 2.161 toneladas (+10%). Estes dados revelam um aumento de reciclagem nas escolas, no qual há um volume mais significativo de pacotes de bebidas, e que estas estão a ser depositadas corretamente no ecoponto amarelo, fruto de ações educativas promovidas pela Sociedade Ponto Verde junto de alunos e professores.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.