A RESULIMA, responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos 6 municípios do Vale do Lima e Baixo Cávado, registou, em agosto de 2022, um aumento na recolha seletiva de 38% face ao mês de julho do mesmo ano. Este excecional crescimento traduziu-se na recolha de cerca de 1.900 toneladas de papel/cartão, plástico/metal e vidro em agosto de 2022.
Durante estes meses constata-se uma participação efetiva e crescente dos cidadãos nos hábitos de reciclar, o que, associado a um investimento elevado que tem sido assegurado pela Resulima e pelos seus municípios em viaturas, contentores, instalações e operadores, levou à implementação de um conjunto de medidas operacionais que respondem positivamente à forte adesão da população
De destacar que nos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, foi feito um reforço na contentorização junto do comércio e serviços, bem como nos recursos afetos à recolha seletiva. Analisado este crescimento, podemos afirmar que a reciclagem tem evoluído positivamente, e a Resulima agradece o empenho e compreensão de todos os cidadãos.
Linha da Reciclagem
A apoiar a participação dos cidadãos neste processo está a Linha da Reciclagem – um serviço público, gratuito e nacional que apoia o cidadão no esclarecimento de dúvidas, registo de reclamações e pedidos de serviço. Este serviço multiplataforma inclui o número verde 800 911 400, o website www.linhadareciclagem.pt e o email atendimento@linhadareciclagem.pt.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.
Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.
Vinte e três pessoas retiradas preventivamente das suas casas na terça-feira, em Ponte da Barca, devido a deslizamentos de terras, continuam sem previsão de regresso às habitações.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira cortou o trânsito na Avenida dos Pescadores, entre a entrada para a piscina municipal e o cais do rio Minho, devido ao risco de cheia do rio Minho.
O centro de Portugal continua a sofrer com as consequências das tempestades que atingem o país há 15 dias, deixando 15 mortos, dezenas de feridos e milhares de pessoas deslocadas.
O Santa Luzia FC já conhece o adversário para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. O sorteio da 5.ª eliminatória ditou um confronto frente ao GCR Nun’Álvares, numa eliminatória que garante acesso à Final Four da competição.