O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi o grande vencedor da mais recente edição do Finisterra Brasil – Festival Internacional de Cinema de Turismo, com 10 prémios atribuídos a três das suas obras, incluindo o Grande Prémio do Festival.
O festival, que teve lugar em Porto Seguro, no Brasil, reuniu 133 filmes de 30 países e contou com um painel internacional de 14 jurados de 8 países diferentes.
Flávio Cruz competiu com as obras “Mãos da Romaria”, filme promocional da Senhora d’Agonia 2024 (2 prémios), “Cantadeiras do Vale do Neiva”, documentário sobre a tradição oral do Vale do Neiva (1 prémio) e “Vira do Minho”, videoclipe produzido para o grupo Viana D’Arcus, distinguido em 7 categorias, entre as quais o Galardão principal do evento.
Este reconhecimento internacional reforça o percurso de Flávio Cruz como realizador dedicado à valorização do património imaterial, da identidade local e da cultura popular portuguesa.
Já em 2024, havia sido distinguido com o 2.º lugar, na categoria Religião, com o filme promocional da Romaria d’Agonia 2023. Um ano depois, regressa ao Brasil para conquistar o Grande Prémio do Festival, num total de 10 distinções atribuídas aos seus filmes, das 20 categorias em competição.
Filmes premiados:
Prémios Recebidos (10 distinções):
Vira do Minho
Cantadeiras do Vale do Neiva
Mãos da Romaria da Agonia
Sobre Vira do Minho (filme premiado com o Grande Prémio do Festival)
Interpretado pelo Quarteto de Cordas Viana d’Arcus, o vídeo conta com: Jean-Philippe de Passos (I Violino), Joana Viana (II Violino), Sara Rodriguez (Viola d’arco) e Susana Lima (Violoncelo).
O arranjo musical é de André Ramos, a direção de fotografia de Luís Lagadouro, a direção artística de Susana Domingues e a realização de Flávio Cruz. Foi realizado com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do programa Viana Jovens Com Talento.
Sobre o Finisterra Brasil
O Finisterra Brasil é a extensão sul-americana do festival internacional Finisterra, que em Portugal caminha para a sua 13.ª edição. Para além da competição, o festival promove sessões gratuitas abertas ao público, apresentações de filmes convidados e visitas técnicas a locais, com o objetivo de dar a conhecer a região de Porto Seguro enquanto cenário potencial para produções cinematográficas.
O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi o grande vencedor da mais recente edição do Finisterra Brasil – Festival Internacional de Cinema de Turismo, com 10 prémios atribuídos a três das suas obras, incluindo o Grande Prémio do Festival.
Desde o inicio do mês, Valença convida a mergulhar no prazer da leitura ao ar livre, com a abertura da Biblioteca de Jardim, instalada no Jardim Municipal. Este espaço estará em funcionamento diariamente, entre as 9h00 e as 18h00, até 31 de agosto.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Destacamento Territorial, realizou uma operação de fiscalização rodoviária na Estrada Nacional 305 (EN 305), nas imediações da Lagoa da Esturranha, no concelho de Viana do Castelo.
O Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, é o convidado de honra para a abertura oficial da XVII Feira do Cavalo de Ponte de Lima.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo promove a 17 de julho o 27.º Concurso Gastronómico, dedicado, este ano, ao feijão tarreste, um produto agrícola local com forte ligação à tradição alimentar da região.
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) abriu no seu site um espaço para "agendamento de prorrogação de vistos".
Diogo Jota morreu esta madrugada num acidente de viação em Espanha, em Zamora, avança o jornal Record. O irmão do avançado do Liverpool, que seguia na viatura, também acabou por não resistir, apurou a CMTV. Os dois estavam a regressar a Portugal.