A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove amanhã, dia 9 de novembro, às 11:09 horas, a 10.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt).
Trata-se de um exercício nacional organizado todos os anos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, e que visa capacitar a população a saber como agir em caso de sismo.
Saber o que fazer ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar, é a finalidade desta jornada que propomos a todos os cidadãos.
O exercício compreende a realização de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo.
A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.
Com esta iniciativa, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste Exercício a todos os sectores da sociedade civil.
Assim, por todo o país, os Comandos Regionais de Emergência e Proteção Civil (CREPC) e os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANEPC irão, em parceria com as comunidades educativas locais, Corpos de Bombeiros, Serviços Municipais de Proteção Civil e os demais agentes de proteção civil, promover ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como a realização do exercício A TERRA TREME, na data e hora convencionadas.
Apesar do exercício ter expressão nacional, a iniciativa tem tido uma adesão expressiva por parte da população escolar, graças também ao envolvimento da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE). Assim, em articulação com estes parceiros, a ANEPC promove um evento principal na Escola Secundária de Caneças, sita na Rua da Escola Secundária, 1685-105 Caneças.
No website dedicado à iniciativa encontra-se disponível diverso material da campanha deste ano (spot promocional do Exercício; o cartaz alusivo à 10.ª edição do Exercício A TERRA TREME, entre outros).
Foi também criada a hashtag #ATerraTreme destinada a identificar nas redes sociais as publicações pessoais/institucionais relacionadas com a iniciativa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil convida os cidadãos e as entidades a inscreverem-se em www.aterratreme.pt e a participarem como demonstração do seu compromisso pessoal/institucional para com a causa da proteção e segurança, e como forma de apoio e expressão pública do seu envolvimento nesta ação de cidadania.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.