A Rampa do Monte do Faro está de regresso a Valença, este fim de semana, 24 e 25 de junho. A edição deste ano vai contar com uma especial noturna e com muitos “maquinões” clássicos nesta revival mítica prova do desporto automóvel.
A apresentação pública do evento decorreu na passada sexta-feira, 16 de junho, na Praça da República, em Valença e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, do vereador do Desporto, Arlindo de Sousa e ainda com responsáveis do Viana Motor Clube e com entidades e parceiros.
Ao longo da apresentação, José Manuel Carpinteira afirmou que “Valença quer consolidar e consagrar esta prova que tem todas as condições para ser a grande referência do desporto automóvel no Alto Minho”.
De acordo com a autarquia, esperam-se dois dias “repletos de emoções e muita adrenalina” com subidas, durante o dia, ao Monte de Faro, a especial noturna e o apreciar do debutar das máquinas na Avenida Miguel Dantas. “A grande novidade desta edição é a especial noturna, aguardada com grande expetativa, por pilotos e público e que promete um grande espetáculo dadas as características do traçado e os bons locais para assistir à prova”, revelou, numa nota de imprensa.
O evento tem carácter turístico para automóveis clássicos, pré clássicos desportivos, desportivos modernos e carros de competição, sem qualquer tipo de competição, nem cronometragem. “Espera-se a presença de modelos emblemáticos da Aston Martin, da Maserati, da Subaru e da Ferrari, bem como muitos Fiat 600, do encontro nacional do Fiat 600 Portugal que dia 24 estará em Valença”, afirmou a Câmara Municipal de Valença, sobressaindo que a edição de 2022 contou com a participação de 405 viaturas.
O evento é uma organização do Viana Motor Clube (V.M.C.) em parceria com a Câmara Municipal de Valença no âmbito do calendário anual da Eurocidade Tui Valença e terá, ainda, a colaboração da Guarda Nacional Republicana, dos Bombeiros Voluntários de Valença, entre outras entidades e o patrocínio do meio empresarial local e regional.

O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.