A Rampa do Monte do Faro está de regresso a Valença, este fim de semana, 24 e 25 de junho. A edição deste ano vai contar com uma especial noturna e com muitos “maquinões” clássicos nesta revival mítica prova do desporto automóvel.
A apresentação pública do evento decorreu na passada sexta-feira, 16 de junho, na Praça da República, em Valença e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, do vereador do Desporto, Arlindo de Sousa e ainda com responsáveis do Viana Motor Clube e com entidades e parceiros.
Ao longo da apresentação, José Manuel Carpinteira afirmou que “Valença quer consolidar e consagrar esta prova que tem todas as condições para ser a grande referência do desporto automóvel no Alto Minho”.
De acordo com a autarquia, esperam-se dois dias “repletos de emoções e muita adrenalina” com subidas, durante o dia, ao Monte de Faro, a especial noturna e o apreciar do debutar das máquinas na Avenida Miguel Dantas. “A grande novidade desta edição é a especial noturna, aguardada com grande expetativa, por pilotos e público e que promete um grande espetáculo dadas as características do traçado e os bons locais para assistir à prova”, revelou, numa nota de imprensa.
O evento tem carácter turístico para automóveis clássicos, pré clássicos desportivos, desportivos modernos e carros de competição, sem qualquer tipo de competição, nem cronometragem. “Espera-se a presença de modelos emblemáticos da Aston Martin, da Maserati, da Subaru e da Ferrari, bem como muitos Fiat 600, do encontro nacional do Fiat 600 Portugal que dia 24 estará em Valença”, afirmou a Câmara Municipal de Valença, sobressaindo que a edição de 2022 contou com a participação de 405 viaturas.
O evento é uma organização do Viana Motor Clube (V.M.C.) em parceria com a Câmara Municipal de Valença no âmbito do calendário anual da Eurocidade Tui Valença e terá, ainda, a colaboração da Guarda Nacional Republicana, dos Bombeiros Voluntários de Valença, entre outras entidades e o patrocínio do meio empresarial local e regional.

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.