A Rampa do Monte do Faro está de regresso a Valença, este fim de semana, 24 e 25 de junho. A edição deste ano vai contar com uma especial noturna e com muitos “maquinões” clássicos nesta revival mítica prova do desporto automóvel.
A apresentação pública do evento decorreu na passada sexta-feira, 16 de junho, na Praça da República, em Valença e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, do vereador do Desporto, Arlindo de Sousa e ainda com responsáveis do Viana Motor Clube e com entidades e parceiros.
Ao longo da apresentação, José Manuel Carpinteira afirmou que “Valença quer consolidar e consagrar esta prova que tem todas as condições para ser a grande referência do desporto automóvel no Alto Minho”.
De acordo com a autarquia, esperam-se dois dias “repletos de emoções e muita adrenalina” com subidas, durante o dia, ao Monte de Faro, a especial noturna e o apreciar do debutar das máquinas na Avenida Miguel Dantas. “A grande novidade desta edição é a especial noturna, aguardada com grande expetativa, por pilotos e público e que promete um grande espetáculo dadas as características do traçado e os bons locais para assistir à prova”, revelou, numa nota de imprensa.
O evento tem carácter turístico para automóveis clássicos, pré clássicos desportivos, desportivos modernos e carros de competição, sem qualquer tipo de competição, nem cronometragem. “Espera-se a presença de modelos emblemáticos da Aston Martin, da Maserati, da Subaru e da Ferrari, bem como muitos Fiat 600, do encontro nacional do Fiat 600 Portugal que dia 24 estará em Valença”, afirmou a Câmara Municipal de Valença, sobressaindo que a edição de 2022 contou com a participação de 405 viaturas.
O evento é uma organização do Viana Motor Clube (V.M.C.) em parceria com a Câmara Municipal de Valença no âmbito do calendário anual da Eurocidade Tui Valença e terá, ainda, a colaboração da Guarda Nacional Republicana, dos Bombeiros Voluntários de Valença, entre outras entidades e o patrocínio do meio empresarial local e regional.

Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.