Logo
Desporto

Rampa do Monte do Faro quer “ser a grande referência do desporto automóvel no Alto Minho”

22 Junho, 2023 | 14:53
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A Rampa do Monte do Faro está de regresso a Valença, este fim de semana, 24 e 25 de junho. A edição deste ano vai contar com uma especial noturna e com muitos “maquinões” clássicos nesta revival mítica prova do desporto automóvel.

A apresentação pública do evento decorreu na passada sexta-feira, 16 de junho, na Praça da República, em Valença e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, do vereador do Desporto, Arlindo de Sousa e ainda com responsáveis do Viana Motor Clube e com entidades e parceiros.

Ao longo da apresentação, José Manuel Carpinteira afirmou que “Valença quer consolidar e consagrar esta prova que tem todas as condições para ser a grande referência do desporto automóvel no Alto Minho”.

De acordo com a autarquia, esperam-se dois dias “repletos de emoções e muita adrenalina” com subidas, durante o dia, ao Monte de Faro, a especial noturna e o apreciar do debutar das máquinas na Avenida Miguel Dantas. “A grande novidade desta edição é a especial noturna, aguardada com grande expetativa, por pilotos e público e que promete um grande espetáculo dadas as características do traçado e os bons locais para assistir à prova”, revelou, numa nota de imprensa.

O evento tem carácter turístico para automóveis clássicos, pré clássicos desportivos, desportivos modernos e carros de competição, sem qualquer tipo de competição, nem cronometragem. “Espera-se a presença de modelos emblemáticos da Aston Martin, da Maserati, da Subaru e da Ferrari, bem como muitos Fiat 600, do encontro nacional do Fiat 600 Portugal que dia 24 estará em Valença”, afirmou a Câmara Municipal de Valença, sobressaindo que a edição de 2022 contou com a participação de 405 viaturas.

O evento é uma organização do Viana Motor Clube (V.M.C.) em parceria com a Câmara Municipal de Valença no âmbito do calendário anual da Eurocidade Tui Valença e terá, ainda, a colaboração da Guarda Nacional Republicana, dos Bombeiros Voluntários de Valença, entre outras entidades e o patrocínio do meio empresarial local e regional.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 28 Janeiro, 2026

Átoa encerram mês em Paredes de Coura com concerto acústico

Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.

Internacional 28 Janeiro, 2026

Cerveira e Tomiño avançam com Eurocidade Inteligente e projetos inovadores

Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.

Regional 28 Janeiro, 2026

Nova direção da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse para mandato de três anos

A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Viana do Castelo disponível para apoiar municípios mais afetados pela tempestade Kristin

Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.

Desporto 28 Janeiro, 2026

Morreu Fernando Mamede, lenda do atletismo nacional

Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos. 

Nacional 28 Janeiro, 2026

Quercus alerta para pressão política sobre o ICNF e defende autonomia técnica

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Tempestade Kristin provoca duas mortes e deixa milhares sem eletricidade

O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.