A Rampa do Monte do Faro está de regresso a Valença, este fim de semana, 24 e 25 de junho. A edição deste ano vai contar com uma especial noturna e com muitos “maquinões” clássicos nesta revival mítica prova do desporto automóvel.
A apresentação pública do evento decorreu na passada sexta-feira, 16 de junho, na Praça da República, em Valença e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, do vereador do Desporto, Arlindo de Sousa e ainda com responsáveis do Viana Motor Clube e com entidades e parceiros.
Ao longo da apresentação, José Manuel Carpinteira afirmou que “Valença quer consolidar e consagrar esta prova que tem todas as condições para ser a grande referência do desporto automóvel no Alto Minho”.
De acordo com a autarquia, esperam-se dois dias “repletos de emoções e muita adrenalina” com subidas, durante o dia, ao Monte de Faro, a especial noturna e o apreciar do debutar das máquinas na Avenida Miguel Dantas. “A grande novidade desta edição é a especial noturna, aguardada com grande expetativa, por pilotos e público e que promete um grande espetáculo dadas as características do traçado e os bons locais para assistir à prova”, revelou, numa nota de imprensa.
O evento tem carácter turístico para automóveis clássicos, pré clássicos desportivos, desportivos modernos e carros de competição, sem qualquer tipo de competição, nem cronometragem. “Espera-se a presença de modelos emblemáticos da Aston Martin, da Maserati, da Subaru e da Ferrari, bem como muitos Fiat 600, do encontro nacional do Fiat 600 Portugal que dia 24 estará em Valença”, afirmou a Câmara Municipal de Valença, sobressaindo que a edição de 2022 contou com a participação de 405 viaturas.
O evento é uma organização do Viana Motor Clube (V.M.C.) em parceria com a Câmara Municipal de Valença no âmbito do calendário anual da Eurocidade Tui Valença e terá, ainda, a colaboração da Guarda Nacional Republicana, dos Bombeiros Voluntários de Valença, entre outras entidades e o patrocínio do meio empresarial local e regional.

Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.