Logo
Desporto

Rali de Portugal vai decorrer entre 8 e 12 de maio de 2024

24 Outubro, 2023 | 10:20
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Rali de Portugal vai decorrer entre 09 e 12 de maio de 2024, data apontada pelos promotores do mundial de ralis (WRC) por "questões logísticas", disse o presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), Carlos Barbosa.

Pela 16.ª vez consecutiva, o Rali de Portugal integra o calendário de 13 provas do campeonato do Mundo de WRC, que regista como principal novidade para 2024 as entradas da Polónia e da Letónia, em detrimento das saídas do México e da Estónia.

“O Rali de Portugal é muito apetecível. É o primeiro verdadeiramente em terra e é importante pontuar em Portugal, para lançar o resto da época”, afirmou Carlos Barbosa, recordando o recorde de concorrentes registado em 2023.

Carlos Barbosa considerou que o acerto no calendário é pontual, já que o Rali de Portugal decorre praticamente na mesma data da última edição, e que as entradas da Polónia e da Letónia, por troca com o México e a Estónia, se devem unicamente a questões financeiras.

“É o calendário possível para quem pode pagar. Quem deixa de pagar sai”, admitiu o presidente da entidade responsável pela organização do Rali de Portugal, que continua com uma avaliação positiva junto dos promotores do WRC.

Carlos Barbosa considerou que a última edição do Rali de Portugal foi “tranquila” e que o comportamento do público, sempre sob escrutínio, “foi ótimo, dado que os espetadores já se seguram uns aos outros e cumprem as regras”.

“O meu receio não são os espetadores portugueses, mas os espanhóis”, adiantou, revelando que está em curso o estudo de um novo plano de segurança para fazer face à “loucura” com as verbas gastas com a GNR, que em 2023 rondaram os 600 mil euros.

O Rali de Portugal é a quinta prova do Mundial WRC, que volta a abrir no Mónaco, entre 25 e 28 de janeiro de 2024, seguindo-se Suécia (15 a 18 fev), Quénia (28 a 31 mar) e Croácia (18 a 21 abr), e a fechar no Japão, de 21 a 24 de novembro.

Calendário do campeonato do mundo de ralis (WRC) de 2024:

1. 25 a 28 jan: Rali de Monte Carlo (asfalto/neve).

2. 15 a 18 fev: Rali da Suécia (neve/gelo).

3. 28 a 31 mar: Rali do Quénia (terra).

4. 18 a 21 abr: Rali da Croácia (asfalto)

5. 09 a 12 mai: Rali de Portugal (terra).

6. 30 mai a 02 jun: Rali da Sardenha, Itália (terra).

7. 27 a 30 jun: Rali da Polónia (terra)

8. 18 a 21 jul: Rali da Letónia (terra)

9. 01 a 04 ago: Rali da Finlândia (terra).

10. 05 a 08 set: Rali da Acrópole, Grécia (terra).

11. 26 a 28 set: Rali do Chile (terra)

12. 31 out a 03 nov: Rali da Europa Central (asfalto)

13. 21 a 24 nov: Rali do Japão (terra).

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 23 Maio, 2024

APDL esteve presente no Centro de Congressos Rotterdam Ahoy nos Países Baixos

O Porto de Leixões e o Porto de Viana do Castelo estiveram presentes na edição deste ano da Breakbulk Europe, que decorreu, no Centro de Congressos Rotterdam Ahoy, nos Países Baixos.

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.