O Rali de Portugal vai decorrer entre 09 e 12 de maio de 2024, data apontada pelos promotores do mundial de ralis (WRC) por "questões logísticas", disse o presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), Carlos Barbosa.
Pela 16.ª vez consecutiva, o Rali de Portugal integra o calendário de 13 provas do campeonato do Mundo de WRC, que regista como principal novidade para 2024 as entradas da Polónia e da Letónia, em detrimento das saídas do México e da Estónia.
“O Rali de Portugal é muito apetecível. É o primeiro verdadeiramente em terra e é importante pontuar em Portugal, para lançar o resto da época”, afirmou Carlos Barbosa, recordando o recorde de concorrentes registado em 2023.
Carlos Barbosa considerou que o acerto no calendário é pontual, já que o Rali de Portugal decorre praticamente na mesma data da última edição, e que as entradas da Polónia e da Letónia, por troca com o México e a Estónia, se devem unicamente a questões financeiras.
“É o calendário possível para quem pode pagar. Quem deixa de pagar sai”, admitiu o presidente da entidade responsável pela organização do Rali de Portugal, que continua com uma avaliação positiva junto dos promotores do WRC.
Carlos Barbosa considerou que a última edição do Rali de Portugal foi “tranquila” e que o comportamento do público, sempre sob escrutínio, “foi ótimo, dado que os espetadores já se seguram uns aos outros e cumprem as regras”.
“O meu receio não são os espetadores portugueses, mas os espanhóis”, adiantou, revelando que está em curso o estudo de um novo plano de segurança para fazer face à “loucura” com as verbas gastas com a GNR, que em 2023 rondaram os 600 mil euros.
O Rali de Portugal é a quinta prova do Mundial WRC, que volta a abrir no Mónaco, entre 25 e 28 de janeiro de 2024, seguindo-se Suécia (15 a 18 fev), Quénia (28 a 31 mar) e Croácia (18 a 21 abr), e a fechar no Japão, de 21 a 24 de novembro.
Calendário do campeonato do mundo de ralis (WRC) de 2024:
1. 25 a 28 jan: Rali de Monte Carlo (asfalto/neve).
2. 15 a 18 fev: Rali da Suécia (neve/gelo).
3. 28 a 31 mar: Rali do Quénia (terra).
4. 18 a 21 abr: Rali da Croácia (asfalto)
5. 09 a 12 mai: Rali de Portugal (terra).
6. 30 mai a 02 jun: Rali da Sardenha, Itália (terra).
7. 27 a 30 jun: Rali da Polónia (terra)
8. 18 a 21 jul: Rali da Letónia (terra)
9. 01 a 04 ago: Rali da Finlândia (terra).
10. 05 a 08 set: Rali da Acrópole, Grécia (terra).
11. 26 a 28 set: Rali do Chile (terra)
12. 31 out a 03 nov: Rali da Europa Central (asfalto)
13. 21 a 24 nov: Rali do Japão (terra).
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.