O Rali de Portugal vai decorrer entre 09 e 12 de maio de 2024, data apontada pelos promotores do mundial de ralis (WRC) por "questões logísticas", disse o presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), Carlos Barbosa.
Pela 16.ª vez consecutiva, o Rali de Portugal integra o calendário de 13 provas do campeonato do Mundo de WRC, que regista como principal novidade para 2024 as entradas da Polónia e da Letónia, em detrimento das saídas do México e da Estónia.
“O Rali de Portugal é muito apetecível. É o primeiro verdadeiramente em terra e é importante pontuar em Portugal, para lançar o resto da época”, afirmou Carlos Barbosa, recordando o recorde de concorrentes registado em 2023.
Carlos Barbosa considerou que o acerto no calendário é pontual, já que o Rali de Portugal decorre praticamente na mesma data da última edição, e que as entradas da Polónia e da Letónia, por troca com o México e a Estónia, se devem unicamente a questões financeiras.
“É o calendário possível para quem pode pagar. Quem deixa de pagar sai”, admitiu o presidente da entidade responsável pela organização do Rali de Portugal, que continua com uma avaliação positiva junto dos promotores do WRC.
Carlos Barbosa considerou que a última edição do Rali de Portugal foi “tranquila” e que o comportamento do público, sempre sob escrutínio, “foi ótimo, dado que os espetadores já se seguram uns aos outros e cumprem as regras”.
“O meu receio não são os espetadores portugueses, mas os espanhóis”, adiantou, revelando que está em curso o estudo de um novo plano de segurança para fazer face à “loucura” com as verbas gastas com a GNR, que em 2023 rondaram os 600 mil euros.
O Rali de Portugal é a quinta prova do Mundial WRC, que volta a abrir no Mónaco, entre 25 e 28 de janeiro de 2024, seguindo-se Suécia (15 a 18 fev), Quénia (28 a 31 mar) e Croácia (18 a 21 abr), e a fechar no Japão, de 21 a 24 de novembro.
Calendário do campeonato do mundo de ralis (WRC) de 2024:
1. 25 a 28 jan: Rali de Monte Carlo (asfalto/neve).
2. 15 a 18 fev: Rali da Suécia (neve/gelo).
3. 28 a 31 mar: Rali do Quénia (terra).
4. 18 a 21 abr: Rali da Croácia (asfalto)
5. 09 a 12 mai: Rali de Portugal (terra).
6. 30 mai a 02 jun: Rali da Sardenha, Itália (terra).
7. 27 a 30 jun: Rali da Polónia (terra)
8. 18 a 21 jul: Rali da Letónia (terra)
9. 01 a 04 ago: Rali da Finlândia (terra).
10. 05 a 08 set: Rali da Acrópole, Grécia (terra).
11. 26 a 28 set: Rali do Chile (terra)
12. 31 out a 03 nov: Rali da Europa Central (asfalto)
13. 21 a 24 nov: Rali do Japão (terra).
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.