“RAIZ 1261 by Léticia Esteves”, é inspirada e concebida para marcar a identidade de Monção. A coleção é apresentada oficialmente, num no dia 14 de setembro no emblemático Palácio da Brejoeira.
O nome da coleção, RAIZ 1261, além de elemento de inspiração, representa a ligação da autora da coleção, Léticia Esteves, à sua terra natal. RAIZ, porque Monção é lar, reencontro de valores e crescimento e a data de 1261, remonta à atribuição da carta de foral ao Município de Monção, pelo Rei D. Afonso III, a afirmação da identidade monçanense e da ancestralidade da sua história.
A artista, Léticia Esteves, descreve a coleção como sendo atemporal, clássica, mas com uma roupagem contemporânea, constituída por 10 peças, que representam vários símbolos de Monção – a sua Marca, o Olho da Coca, a Videira do Alvarinho e as Roscas”. A delicadeza e a sofisticação são palavras que definem o design exclusivo de cada peça da autora, fruto de um trabalho técnico minucioso.
Três pulseiras, dois colares, dois anéis, dois botões de punho e uma gargantilha. Todas as peças são concebidas manualmente em prata de lei 925, com banho de ouro de 24K, pedra natural (malaquite) e esmalte frio. Conforme a peça, o acabamento é brilhante, polido ou escovado, sendo autenticada e certificada pela Contrastaria da INCM.
Segundo António Barbosa, Presidente da Câmara Municipal de Monção, “o simbolismo, a beleza e o requinte patentes nesta coleção, não só proporcionam aos monçanenses a oportunidade perfeita para expressar, ainda mais, o seu amor incondicional à terra, como também, aliados à autenticidade e distinção, atraem os olhos de quem procura peças de joalharia únicas e elegantes”
“É um projeto único a nível nacional. Um município que tem uma coleção de joias própria. Neste caso, a nossa preocupação não é vender peças, mas posicionar o concelho. Esta coleção demonstra que é possível utilizar os elementos identificadores dos territórios e fazer a diferença”, sublinhou.

Léticia Esteves de 28 anos, é natural de monção e licenciada em joalharia pela ESAD – Escola Superior de Artes e Design, (2015/2018) e mestre em Design do Produto (2018/2021), naquela escola do Porto.
Após a conclusão dos estudos, iniciou o seu percurso profissional como formadora na Escola de Joalharia Alquimia-Lab, criando e desenvolvendo, em paralelo, a sua marca de joias dandelion_byleticia (2019).
Assim a 14 de Setembro será a apresentação oficial desta coleção sem precedentes, num evento exclusivo, com lotação limitada e inscrição obrigatória, que terá como palco o Palácio da Brejoeira,grandioso edifício histórico classificado como Monumento Nacional desde 1910, que brindará os convidados com Desfile de Joias e Sunset.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.