“RAIZ 1261 by Léticia Esteves”, é inspirada e concebida para marcar a identidade de Monção. A coleção é apresentada oficialmente, num no dia 14 de setembro no emblemático Palácio da Brejoeira.
O nome da coleção, RAIZ 1261, além de elemento de inspiração, representa a ligação da autora da coleção, Léticia Esteves, à sua terra natal. RAIZ, porque Monção é lar, reencontro de valores e crescimento e a data de 1261, remonta à atribuição da carta de foral ao Município de Monção, pelo Rei D. Afonso III, a afirmação da identidade monçanense e da ancestralidade da sua história.
A artista, Léticia Esteves, descreve a coleção como sendo atemporal, clássica, mas com uma roupagem contemporânea, constituída por 10 peças, que representam vários símbolos de Monção – a sua Marca, o Olho da Coca, a Videira do Alvarinho e as Roscas”. A delicadeza e a sofisticação são palavras que definem o design exclusivo de cada peça da autora, fruto de um trabalho técnico minucioso.
Três pulseiras, dois colares, dois anéis, dois botões de punho e uma gargantilha. Todas as peças são concebidas manualmente em prata de lei 925, com banho de ouro de 24K, pedra natural (malaquite) e esmalte frio. Conforme a peça, o acabamento é brilhante, polido ou escovado, sendo autenticada e certificada pela Contrastaria da INCM.
Segundo António Barbosa, Presidente da Câmara Municipal de Monção, “o simbolismo, a beleza e o requinte patentes nesta coleção, não só proporcionam aos monçanenses a oportunidade perfeita para expressar, ainda mais, o seu amor incondicional à terra, como também, aliados à autenticidade e distinção, atraem os olhos de quem procura peças de joalharia únicas e elegantes”
“É um projeto único a nível nacional. Um município que tem uma coleção de joias própria. Neste caso, a nossa preocupação não é vender peças, mas posicionar o concelho. Esta coleção demonstra que é possível utilizar os elementos identificadores dos territórios e fazer a diferença”, sublinhou.

Léticia Esteves de 28 anos, é natural de monção e licenciada em joalharia pela ESAD – Escola Superior de Artes e Design, (2015/2018) e mestre em Design do Produto (2018/2021), naquela escola do Porto.
Após a conclusão dos estudos, iniciou o seu percurso profissional como formadora na Escola de Joalharia Alquimia-Lab, criando e desenvolvendo, em paralelo, a sua marca de joias dandelion_byleticia (2019).
Assim a 14 de Setembro será a apresentação oficial desta coleção sem precedentes, num evento exclusivo, com lotação limitada e inscrição obrigatória, que terá como palco o Palácio da Brejoeira,grandioso edifício histórico classificado como Monumento Nacional desde 1910, que brindará os convidados com Desfile de Joias e Sunset.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.