“RAIZ 1261 by Léticia Esteves”, é inspirada e concebida para marcar a identidade de Monção. A coleção é apresentada oficialmente, num no dia 14 de setembro no emblemático Palácio da Brejoeira.
O nome da coleção, RAIZ 1261, além de elemento de inspiração, representa a ligação da autora da coleção, Léticia Esteves, à sua terra natal. RAIZ, porque Monção é lar, reencontro de valores e crescimento e a data de 1261, remonta à atribuição da carta de foral ao Município de Monção, pelo Rei D. Afonso III, a afirmação da identidade monçanense e da ancestralidade da sua história.
A artista, Léticia Esteves, descreve a coleção como sendo atemporal, clássica, mas com uma roupagem contemporânea, constituída por 10 peças, que representam vários símbolos de Monção – a sua Marca, o Olho da Coca, a Videira do Alvarinho e as Roscas”. A delicadeza e a sofisticação são palavras que definem o design exclusivo de cada peça da autora, fruto de um trabalho técnico minucioso.
Três pulseiras, dois colares, dois anéis, dois botões de punho e uma gargantilha. Todas as peças são concebidas manualmente em prata de lei 925, com banho de ouro de 24K, pedra natural (malaquite) e esmalte frio. Conforme a peça, o acabamento é brilhante, polido ou escovado, sendo autenticada e certificada pela Contrastaria da INCM.
Segundo António Barbosa, Presidente da Câmara Municipal de Monção, “o simbolismo, a beleza e o requinte patentes nesta coleção, não só proporcionam aos monçanenses a oportunidade perfeita para expressar, ainda mais, o seu amor incondicional à terra, como também, aliados à autenticidade e distinção, atraem os olhos de quem procura peças de joalharia únicas e elegantes”
“É um projeto único a nível nacional. Um município que tem uma coleção de joias própria. Neste caso, a nossa preocupação não é vender peças, mas posicionar o concelho. Esta coleção demonstra que é possível utilizar os elementos identificadores dos territórios e fazer a diferença”, sublinhou.

Léticia Esteves de 28 anos, é natural de monção e licenciada em joalharia pela ESAD – Escola Superior de Artes e Design, (2015/2018) e mestre em Design do Produto (2018/2021), naquela escola do Porto.
Após a conclusão dos estudos, iniciou o seu percurso profissional como formadora na Escola de Joalharia Alquimia-Lab, criando e desenvolvendo, em paralelo, a sua marca de joias dandelion_byleticia (2019).
Assim a 14 de Setembro será a apresentação oficial desta coleção sem precedentes, num evento exclusivo, com lotação limitada e inscrição obrigatória, que terá como palco o Palácio da Brejoeira,grandioso edifício histórico classificado como Monumento Nacional desde 1910, que brindará os convidados com Desfile de Joias e Sunset.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.