Dia 5 de novembro volta a realizar-se em Viana do Castelo, uma das provas de obstáculos mais emblemáticas dos últimos anos: A "Rádio Alto Minho – Viana Race" promete “muita diversão e superação”, em trajeto urbano, num percurso de 10 kms e com aproximadamente 4 dezenas de obstáculos surpreendentes.
De acordo com a organização, são esperadas várias centenas de atletas e muitos outros entusiastas das corridas de obstáculos.
“Todos os condimentos estão reunidos para que tenhamos um regresso em grande desta prova que, estando interrompida à 3 anos, nos tem surpreendido pelo entusiasmo dos atletas que se têm inscrito em massa e que constantemente nos questionam pelas surpresas que apresentaremos esta edição“, refere Miguel Costa, diretor da Rádio Alto Minho.
“Nesta fase estamos a ultimar os últimos pormenores da prova, em parceria com a X-Life Events e o Crossfit de Viana do Castelo, eles que, enquanto parceiros operacionais fundamentais em todo este processo, estão determinados em apresentar um evento de qualidade superior e algo que a própria cidade merece“.

Ainda de acordo com a organização, as inscrições têm decorrido “num excelente ritmo” e prevê-se que possam ainda “acelerar” mais nos dois próximos dias, dado que o valor de inscrição sofrerá alterações a partir de dia 24 de outubro.
O percurso e os obstáculos da prova têm sido um dos segredos mais bem guardados do evento e só prometem ser revelados no dia da prova.
O evento é uma organização da Rádio Alto Minho em parceria com o X Life Events e o Crossfit de Viana do Castelo, tendo como principal parceiro o Município de Viana do Castelo, através da “Cidade Europeia do Desporto 2023”.
Da multinacional Eurostyle Systems Portugal a várias outras empresas locais, são muitos os privados associadas ao evento, bem como outras entidades: Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, Polícia Marítima, Turismo do Porto e Norte, APDL, etc.
A corrida urbana de obstáculos “mais louca do norte do país” regressa a Viana do Castelo, a 5 de novembro.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.