Logo
Regional

Quinta devoluta em Arcos de Valdevez vai ser centro de inovação agrícola

10 Abril, 2025 | 1:09
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Uma quinta devoluta há mais de duas décadas em Arcos de Valdevez vai ser transformada em centro de produção de conhecimento e inovação agrícola, num investimento estimado em 3,5 milhões de euros, revelou o presidente da Câmara.

João Manuel Esteves explicou que o projeto Quinta Ciência Viva vai ser desenvolvido em parceira com diversas instituições, naquele espaço cedido pelo Estado ao município por 50 anos.

Constituída por três edifícios, cerca de cinco hectares de terrenos agrícolas e 10 hectares de floresta, a quinta vai ser transformada num espaço “dedicado à agricultura e ao mundo rural, setores fundamentais para a economia de Arcos de Valdevez”, no distrito de Viana do Castelo.

O autarca social-democrata referiu que o protocolo de colaboração para a execução do projeto foi assinado na quinta-feira, entre a Câmara Municipal, a Agência Nacional de Ciência Viva, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Incubadora de Empresas e a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez.

“O objetivo é transformar a quinta num espaço de formação, de atração de jovens para a agricultura, experimentação, de promoção e inovação agrícola”, sublinhou João Manuel Esteves.

O autarca adiantou que “no final do mês será submetida aos fundos comunitários regionais do Norte 2030 uma candidatura para recuperar um dos três edifícios da quinta, que será transformada em centro de acolhimento de visitantes e interessados em informação e formação agrícola”.

Ao PEPAC, programa de apoio à agricultura, “vai ser submetida outra candidatura para financiar a criação de uma exploração agrícola em cerca de dois hectares de terrenos”. “A partir de meados do próximo ano tanto a recuperação da casa como a exploração agrícola deverão estar em funcionamento”, referiu.

Numa fase posterior, o projeto prevê a recuperação de um segundo edifício que será destinado à inovação e informação para os agricultores, sendo que a terceira casa da quinta vai ser recuperada para armazém de alfaias e maquinaria agrícola.

Segundo João Manuel Esteves, a Quinta Ciência Viva terá ainda um espaço, que funcionará em contentores, destinado à incubação de empresas agrícolas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 14.ª edição do Viana Volley Cup

Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.

Regional 26 Dezembro, 2025

Zero acusa Valorminho de projeto ilegal em aterro de Valença

A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.

Nacional 26 Dezembro, 2025

Álcool ao volante provoca 12 mortos e mais de 450 detenções

Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.

Desporto 26 Dezembro, 2025

Vianense Luísa Peres recebe estatuto de Esperança Olímpica de Vela

Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.

Regional 26 Dezembro, 2025

Largo das Neves recebe tradicional Fogueira de Natal

O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.

Nacional 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido ao frio

O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.

Internacional 26 Dezembro, 2025

Escola Secundária de Monserrate leva alunos ao Parlamento Europeu

A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.