Logo
Regional

Quinta devoluta em Arcos de Valdevez vai ser centro de inovação agrícola

10 Abril, 2025 | 1:09
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Uma quinta devoluta há mais de duas décadas em Arcos de Valdevez vai ser transformada em centro de produção de conhecimento e inovação agrícola, num investimento estimado em 3,5 milhões de euros, revelou o presidente da Câmara.

João Manuel Esteves explicou que o projeto Quinta Ciência Viva vai ser desenvolvido em parceira com diversas instituições, naquele espaço cedido pelo Estado ao município por 50 anos.

Constituída por três edifícios, cerca de cinco hectares de terrenos agrícolas e 10 hectares de floresta, a quinta vai ser transformada num espaço “dedicado à agricultura e ao mundo rural, setores fundamentais para a economia de Arcos de Valdevez”, no distrito de Viana do Castelo.

O autarca social-democrata referiu que o protocolo de colaboração para a execução do projeto foi assinado na quinta-feira, entre a Câmara Municipal, a Agência Nacional de Ciência Viva, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Incubadora de Empresas e a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez.

“O objetivo é transformar a quinta num espaço de formação, de atração de jovens para a agricultura, experimentação, de promoção e inovação agrícola”, sublinhou João Manuel Esteves.

O autarca adiantou que “no final do mês será submetida aos fundos comunitários regionais do Norte 2030 uma candidatura para recuperar um dos três edifícios da quinta, que será transformada em centro de acolhimento de visitantes e interessados em informação e formação agrícola”.

Ao PEPAC, programa de apoio à agricultura, “vai ser submetida outra candidatura para financiar a criação de uma exploração agrícola em cerca de dois hectares de terrenos”. “A partir de meados do próximo ano tanto a recuperação da casa como a exploração agrícola deverão estar em funcionamento”, referiu.

Numa fase posterior, o projeto prevê a recuperação de um segundo edifício que será destinado à inovação e informação para os agricultores, sendo que a terceira casa da quinta vai ser recuperada para armazém de alfaias e maquinaria agrícola.

Segundo João Manuel Esteves, a Quinta Ciência Viva terá ainda um espaço, que funcionará em contentores, destinado à incubação de empresas agrícolas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 9 Fevereiro, 2026

Autoridades reforçam alerta à população devido a condições meteorológicas adversas

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Trovoada provoca encerramento temporário do Elevador de Santa Luzia em Viana do Castelo

O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Carnaval na Praça 2026 anima o centro de Monção

O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Caminha lança concurso de 295 mil euros para valorizar património museológico

A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.

Nacional 9 Fevereiro, 2026

Proteção Civil ativa Plano Distrital de Emergência em Viana do Castelo

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Concessão das três marinas de Viana do Castelo entra na fase final

O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Projeto europeu investe 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez

O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.