Logo
Regional

Quinta devoluta em Arcos de Valdevez vai ser centro de inovação agrícola

10 Abril, 2025 | 1:09
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Uma quinta devoluta há mais de duas décadas em Arcos de Valdevez vai ser transformada em centro de produção de conhecimento e inovação agrícola, num investimento estimado em 3,5 milhões de euros, revelou o presidente da Câmara.

João Manuel Esteves explicou que o projeto Quinta Ciência Viva vai ser desenvolvido em parceira com diversas instituições, naquele espaço cedido pelo Estado ao município por 50 anos.

Constituída por três edifícios, cerca de cinco hectares de terrenos agrícolas e 10 hectares de floresta, a quinta vai ser transformada num espaço “dedicado à agricultura e ao mundo rural, setores fundamentais para a economia de Arcos de Valdevez”, no distrito de Viana do Castelo.

O autarca social-democrata referiu que o protocolo de colaboração para a execução do projeto foi assinado na quinta-feira, entre a Câmara Municipal, a Agência Nacional de Ciência Viva, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Incubadora de Empresas e a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez.

“O objetivo é transformar a quinta num espaço de formação, de atração de jovens para a agricultura, experimentação, de promoção e inovação agrícola”, sublinhou João Manuel Esteves.

O autarca adiantou que “no final do mês será submetida aos fundos comunitários regionais do Norte 2030 uma candidatura para recuperar um dos três edifícios da quinta, que será transformada em centro de acolhimento de visitantes e interessados em informação e formação agrícola”.

Ao PEPAC, programa de apoio à agricultura, “vai ser submetida outra candidatura para financiar a criação de uma exploração agrícola em cerca de dois hectares de terrenos”. “A partir de meados do próximo ano tanto a recuperação da casa como a exploração agrícola deverão estar em funcionamento”, referiu.

Numa fase posterior, o projeto prevê a recuperação de um segundo edifício que será destinado à inovação e informação para os agricultores, sendo que a terceira casa da quinta vai ser recuperada para armazém de alfaias e maquinaria agrícola.

Segundo João Manuel Esteves, a Quinta Ciência Viva terá ainda um espaço, que funcionará em contentores, destinado à incubação de empresas agrícolas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Luís Nobre: “Faremos tudo para que o cinema continue a existir em Viana do Castelo”

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.

Cultura 3 Fevereiro, 2026

Tui e Valença celebram 14 anos de Eurocidade com concerto gratuito

O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança passe único de 20 euros e amplia rede de transportes urbanos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana do Castelo aprova tolerâncias de ponto para 2026

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Monção coloca em consulta pública regulamento de apoio aos bombeiros voluntários no pagamento do IMI

O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Executivo de Viana do Castelo aprova parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Concurso “Coca de Edição” desafia criatividade em torno do mítico dragão de Monção

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.