Logo
Regional

Quinta devoluta em Arcos de Valdevez vai ser centro de inovação agrícola

10 Abril, 2025 | 1:09
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Uma quinta devoluta há mais de duas décadas em Arcos de Valdevez vai ser transformada em centro de produção de conhecimento e inovação agrícola, num investimento estimado em 3,5 milhões de euros, revelou o presidente da Câmara.

João Manuel Esteves explicou que o projeto Quinta Ciência Viva vai ser desenvolvido em parceira com diversas instituições, naquele espaço cedido pelo Estado ao município por 50 anos.

Constituída por três edifícios, cerca de cinco hectares de terrenos agrícolas e 10 hectares de floresta, a quinta vai ser transformada num espaço “dedicado à agricultura e ao mundo rural, setores fundamentais para a economia de Arcos de Valdevez”, no distrito de Viana do Castelo.

O autarca social-democrata referiu que o protocolo de colaboração para a execução do projeto foi assinado na quinta-feira, entre a Câmara Municipal, a Agência Nacional de Ciência Viva, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Incubadora de Empresas e a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez.

“O objetivo é transformar a quinta num espaço de formação, de atração de jovens para a agricultura, experimentação, de promoção e inovação agrícola”, sublinhou João Manuel Esteves.

O autarca adiantou que “no final do mês será submetida aos fundos comunitários regionais do Norte 2030 uma candidatura para recuperar um dos três edifícios da quinta, que será transformada em centro de acolhimento de visitantes e interessados em informação e formação agrícola”.

Ao PEPAC, programa de apoio à agricultura, “vai ser submetida outra candidatura para financiar a criação de uma exploração agrícola em cerca de dois hectares de terrenos”. “A partir de meados do próximo ano tanto a recuperação da casa como a exploração agrícola deverão estar em funcionamento”, referiu.

Numa fase posterior, o projeto prevê a recuperação de um segundo edifício que será destinado à inovação e informação para os agricultores, sendo que a terceira casa da quinta vai ser recuperada para armazém de alfaias e maquinaria agrícola.

Segundo João Manuel Esteves, a Quinta Ciência Viva terá ainda um espaço, que funcionará em contentores, destinado à incubação de empresas agrícolas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 24 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra hoje o Natal com “Moscatel e Banana” no centro histórico

O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.

Nacional 24 Dezembro, 2025

APIC alerta para riscos cardíacos no Natal e apela à moderação nos excessos festivos

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Pai Natal

Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.

Nacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Bolo Rei

O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.

Regional 24 Dezembro, 2025

F-16M da Força Aérea sobrevoam Viana do Castelo para desejar Feliz Natal

Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.

Nacional 24 Dezembro, 2025

GNR regista mais de seis mil infrações na Operação Natal e Ano Novo 2025/2026

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.