Logo
Cultura

Questionários presenciais e digitais avaliam impacto da Romaria d’Agonia

11 Agosto, 2022 | 9:15
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo iniciou questionários presenciais e digitais que vão avaliar o impacto das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, no âmbito de um estudo exaustivo que visa estudar e preparar as próximas edições da maior romaria do país.

Questionários presenciais e digitais avaliam impacto da Romaria d'Agonia

Os cerca de 1.500 questionários presenciais previstos são destinados a residentes e não residentes e serão promovidos por profissionais devidamente identificados, sendo que os participantes terão direito a um brinde alusivo à Romaria d’Agonia. Assim, a equipa irá realizar os questionários de 11 a 21 de agosto, com um reforço no período de 17 a 21 de agosto, contando com a colaboração de 14 pessoas.

O questionário está já disponível online em https://linktr.ee/inq_satisfacao_senhoradagonia, em português, inglês e espanhol.

O Presidente da Câmara, Luís Nobre, já indicara que o objetivo deste estudo é “estimar o impacto socioeconómico, cultural e artístico que a Romaria d’Agonia tem não só na cidade, como em todo o concelho”. O edil considera que “um estudo exaustivo do maior evento do distrito, um dos maiores do Norte e do país, irá permitir definir o futuro da Romaria”. “Para isso, temos de saber o que fazemos e como melhorar a experiência dos vianenses e de quem nos visita”, sublinha.


De acordo com resultados recolhidos por este estudo, será “estabelecida uma estratégia que permita a melhoria funcional das festas e promova o seu alcance, procurando atrair ainda mais turistas, aumentar o tempo médio de permanência dos visitantes na cidade, impulsionando a economia e a criação de emprego”.

Assim, este trabalho, que integra os questionários que irão ser promovidos nos próximos dias, visa “perceber os recursos materiais que o evento movimenta nas empresas, avaliar a forma como é promovida a cultura tradicional, como são recebidos os turistas no período das festas, o que retiram de positivo e negativo da experiência, para construir o seu futuro, assente na plena identidade do concelho, mas com um olhar vanguardista”.

“Vamos utilizar dados secundários, através consulta de bibliografia especializada e informações disponíveis nas diferentes entidades envolvidas e dados primários, como abordagens quantitativas, pesquisa junto dos visitantes, inquéritos a entidades, movimentos associativos e culturais e outros agentes comprometidos com a organização das festas”, indica ainda Luís Nobre.


De 17 a 21 de agosto, Viana do Castelo vive e sente a Romaria d’Agonia. O programa, rico e variado, promete voltar a encher diariamente as ruas da cidade com largos milhares de visitantes. O traje, o ouro, os gigantones e cabeçudos, o cortejo, a Festa do Traje, as procissões, as monumentais sessões de fogo-de-artifício, a serenata, a alegria e a chieira, sempre acompanhados pelo ribombar dos bombos, vão mostrar, mais uma vez, os motivos pelos quais esta é considerada a rainha das romarias.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo causa mais de 1.500 ocorrências em Portugal continental

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Regional 27 Janeiro, 2026

Viana Ciclável nasce em Viana do Castelo para promover a mobilidade em bicicleta

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.

Regional 27 Janeiro, 2026

Homem detido por condução sob o efeito do álcool em Viana do Castelo

Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.

Regional 27 Janeiro, 2026

Monção abre candidaturas para venda de lotes na Zona Empresarial de Messegães

A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.

Regional 27 Janeiro, 2026

Vila Praia de Âncora volta a ter posto dos CTT no centro de transportes

A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.

Internacional 27 Janeiro, 2026

Viana do Castelo promoveu o território na FITUR em Madrid

Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa cerca de 10 mil clientes sem eletricidade no Centro e Norte litoral

Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.