Logo
Regional

“Queridos Avós” ajuda famílias no cuidado dos idosos em Arcos de Valdevez

11 Maio, 2024 | 11:51
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A “Queridos Avós”, empresa localizada em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, ajuda famílias com a prestação de cuidados de saúde a pessoas idosas, tendo surgido da necessidade de duas primas tratarem da avó após ter adoecido.

Joana Galvão e Nádia Cardoso, responsáveis da “Queridos Avós”, tiveram a ideia de começar o projeto aquando da doença da avó, que acabou por morrer em fevereiro de 2023.

“A nossa avó era uma senhora autónoma para todas as atividades da vida diária e, de repente, teve um acidente vascular cerebral (AVC), acabando por ficar com algumas dependências. No entanto, o pior foi quando teve outro AVC, pois ficou completamente dependente, ficou numa cama, não conseguia fazer nada sozinha, era alimentada por uma sonda, ou seja, o que ela era deixou de ser”, afirma Joana Galvão, que também é enfermeira.

Depois de sair do hospital, a família de Joana e Nádia tomou a decisão de não colocar a avó numa instituição, uma vez que a idosa também tinha o desejo de ficar na própria casa.

Nesse momento, os familiares começaram a perceber as dificuldades dos cuidados de saúde.

“Ao tomar esta decisão [de cuidar da avó em casa], surgiram muitas dúvidas, porque no hospital fazem os ensinos de como tratar em casa de alguém doente, mas é muito difícil transportar essa informação para o dia a dia e nós vimos essa dificuldade”, revela Joana Galvão.

Quando a avó de Joana e Nádia regressou do hospital após o primeiro AVC, a primeira dificuldade que a família enfrentou esteve relacionada com o facto da idosa só poder comer comida com uma determinada consistência devido à disfagia [dificuldade de engolir alimentos e líquidos acompanhada de dor].

No entanto, as duas primas admitem que, mesmo com as dúvidas que surgiram, a família conseguiu fazer face às necessidades médicas da avó mais facilmente, uma vez que têm pessoas na família que, tal como Joana, estão na área da saúde e “podiam esclarecer eventuais dúvidas, ir até à casa e explicar”.

Cientes de que muitas famílias “não têm ninguém que as possa ajudar com os cuidados”, Joana e Nádia começaram a pensar em criar tal resposta.

“Às vezes, as pessoas acham que estão a fazer o certo e para eles é o certo e o melhor que conseguem, mas cometem muitos erros, o que leva a haver outras complicações. Daí surgiu a nossa ideia de criar esta empresa, para apoio a famílias e para os idosos que decidam ficar em casa, ao invés de irem para uma instituição”, diz Joana Galvão, em declarações à Lusa.

Após alguns meses a preparar o projeto, as responsáveis constituíram a empresa em outubro de 2023, tendo começado apenas por promover o projeto nas redes sociais.

Acompanhamento 24 horas, gestão da medicação, higiene, alimentação, limpeza da habitação, apoio às saídas e venda ou aluguer de produtos ortopédicos são alguns dos serviços prestados pela “Queridos Avós”, que adequa o cuidado a cada pessoa de acordo com as necessidades.

A “Queridos Avós” arrancou a prestação de cuidados em fevereiro deste ano, altura em que inauguraram um espaço, com a Joana e Nádia a mencionar que ainda estão “no arranque”, uma vez que, atualmente, são as duas que realizam todos os serviços prestados.

Questionadas sobre o motivo de as pessoas procurarem a empresa para ajudar no cuidados aos mais velhos, Joana e Nádia dizem tratar-se de pessoas que apresentam dúvidas sobre como tratar deles, mas também que “não têm tempo para fazê-lo ou estão longe, são emigrantes e têm os pais a viver cá”.

No futuro, as responsáveis admitem que a ideia é expandir e contratar mais pessoas, sobretudo porque dizem haver grande procura do acompanhamento 24 horas por dia, algo que, para já, consideram “complicado”, devido à quantidade de funcionários necessários para garantir o apoio durante todo o dia a várias pessoas, admitindo tratar-se de um encargo elevado “até mesmo para as famílias”.

“Nós queremos ter o nosso pessoal e, à hora de contratar, vamos ser muito seletivas. Têm de ser pessoas que nos transmitam confiança, uma vez que vão ter a cargo idosos com várias necessidades. Esta empresa é familiar, é um projeto muito sentimental para nós e queremos levar às pessoas aquilo que levamos à nossa avó”, concluiu Joana Galvão.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 1 Dezembro, 2025

Ponte de Lima representada nos Prémios Património Ibérico 2025 em Sintra

A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.

Regional 1 Dezembro, 2025

Empreendimento de agroturismo em Mujães promete experiências agrícolas autênticas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.

Regional 1 Dezembro, 2025

“Viana é Natal” destaca criatividade das montras e incentiva compras no comércio local

O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.

Regional 1 Dezembro, 2025

CP convida a uma viagem encantada no Comboio Histórico do Vouga

Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Valenciano chega ao primeiro lugar após 11ª jornada na 1ª Divisão Distrital

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Távora escorrega mas mantém liderança da 2ª Divisão Distrital

A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.

Regional 30 Novembro, 2025

Ponte da Barca inaugura mural comunitário contra a violência de género

No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.