Logo
Regional

“Quem sabe se daqui não saem futuros historiadores ou até estudiosos do bacalhau”

17 Março, 2023 | 14:51
Partilhar
Isabel Marques
Menos de 1 minuto de leitura

Cerca de 40 alunos, do 5º ano, do Colégio do Minho, de Viana do Castelo, tiveram, esta manhã, a oportunidade de ter uma “aula a bordo” do Gil Eannes com o tema “Memórias da pesca do bacalhau”. A sessão, organizada pelo Centro de Mar, contou com a presença da equipa do Museu Marítimo de Ílhavo que explicou a importância da pesca do bacalhau aos mais pequenos. 

Ana Subtil, técnica superior de educação do Centro de Mar, explicou que a escolha do tema se deveu à relação “íntima” que Viana tem com a pesca do bacalhau. “Ao mesmo tempo, foi também uma forma de levarmos este legado até aos mais novos… Infelizmente, já pouco sabem sobre este assunto”, exprimiu. “Quem sabe se daqui não saem futuros historiadores ou até estudiosos do bacalhau…”, gracejou. 

As Aulas a Bordo realizam-se todos os meses, no Centro de Mar e são de participação gratuita. Com início em 2014, o projeto tem como público preferencial as escolas do concelho de Viana do Castelo, convidando diferentes entidades e pessoas ligadas ao tema do mar.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Julho, 2024

Irmãos Maciel com triplo ouro no Campeonato Nacional de Velocidade

Realizou-se este fim-de-semana, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-O-Velho, o “Campeonato Nacional de Velocidade”, considerada a prova rainha da Canoagem. Sérgio Maciel e Tiago Maciel, do Viana Garças Clube, conquistaram o ouro na distância Olímpica de 1000 m, em C1 Sénior e C1 Júnior respetivamente.

Regional 15 Julho, 2024

“Funkids” proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos

Funkids proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos, entre 1 e 12 de julho. O ATL – Atividades de Tempos Livres de Verão, proporcionou um amplo leque de atividades como idas à praia, atividades desportivas, cinema e muita diversão no Valença Aqua Parque.

Regional 15 Julho, 2024

Valença com programa de apoio à esterilização de Animais de Companhia

A Câmara Municipal de Valença já está a implementar o Programa de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia dirigido aos munícipes com maiores dificuldades económicas.

Regional 15 Julho, 2024

Mensagem de D. João Lavrador face ao acidente que provocou a morte trágica a quatro jovens em Melgaço

A Diocese de Viana viveu, nestes últimos dias, o seu primeiro acampamento juvenil Diocesano. Este momento, reflete a importância e o lugar fundamental que os jovens e as suas famílias têm, não só para nós, como para aquilo que acreditamos ser essencial para um mundo renovado e mais evangélico.

Regional 15 Julho, 2024

Empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram em reunião promovida pela autarquia

Cerca de 20 empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram numa reunião convocada pela Câmara Municipal, em parceria com o CESAE - Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais. A reunião teve como propósito auscultar preocupações e identificar as necessidades de formação sentidas pelas empresas. Foram ainda apresentadas sugestões para melhorar a articulação entre as entidades envolvidas, com vista ao arranque do Centro de Inovação de Cerveira - CIC.

Regional 14 Julho, 2024

Comando Distrital da PSP assinala 148 anos de existência

O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal, vai assinalar os seus 148 anos de existência com um programa comemorativo que integra diversas atividades, nomeadamente um Concerto da Banda Sinfónica da PSP no Teatro Municipal Sá de Miranda, com entrada gratuita, e uma exposição estática de meios na Praça da Liberdade.

Regional 14 Julho, 2024

Militares vigiam Serra de Santa Luzia durante período crítico de incêndios florestais

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, os Militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim estão a vigiar a Serra de Santa Luzia até dia 30 de setembro.