Entre os dias 28 de abril e 28 de maio, a iniciativa Viana Florida vai destacar “As plantas na saúde e bem-estar”. A importância e o encanto das flores merecem o devido reconhecimento nesta IX edição onde as plantas aromáticas e medicinais e as plantas comestíveis serão alvo de destaque, através de exposições e diversas atividades que irão abordar estes temas e estimular os sentidos.
Assim, no dia 28 de abril, inaugura no Jardim Público a exposição “A Comida Esquecida – Plantas Espontâneas do Estuário do Rio Lima”, que estará patente ao longo de um mês, até 28 de maio.
No mesmo dia, o Jardim Público acolhe, a partir das 17h00, o início dos trabalhos de ornamentação do arco florido de Vila Mou. Pela mesma hora, arrancam igualmente os trabalhos de confeção de arranjos florais de média dimensão em quatro praças: Praça da República, Praça da Liberdade, Largo de São Domingos e Largo da Estação. Às 19h00 desta sexta-feira, será também iniciada a confeção de tapete de sal pelas gentes da Ribeira no Jardim Público da cidade.
No sábado, 29 de abril, entre as 9h00 e as 22h00, o Jardim Público recebe a Feira de Flores e Jardinagem, que vai integrar o feirão promovido pelo Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães e o Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca.
Nesse dia, o jardim recebe também o Encontro das Festas Floridas, que destacará as festividades de Vila Franca, Alvarães e Vila Mou. A Comissão de Festas e o Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca trazem os seus cestos floridos, promovendo as Festas das Rosas que decorrem de 12 a 14 de maio.
A Festa de Santa Cruz de Alvarães, que decorre de 19 a 21 de maio, vem à cidade apresentar os tradicionais e conhecidos Andores Floridos, numa iniciativa da Comissão de Festas e do Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães.
Já as Festas em Honra de Nossa Senhora da Encarnação de Vila Mou, que decorrem de 25 a 29 de maio, trazem à cidade o seu Arco Florido, uma tradição única no concelho, organizada pela Comissão de Festas. Pelas 10h00, será ornamentado o Arco Florido de Vila Mou. Nessa tarde, entre as 12h00 e as 15h00, será garantida animação de rua e, das 16h00 às 18h00, serão promovidos ateliês de artes florais para crianças. A meio da tarde, pelas 17h00, haverá o levantamento do Arco Florido de Vila Mou.
Para encerrar o dia, entre as 19h00 e as 19h45 haverá prova comentada de vinhos da casta Loureiro pela enóloga Rita Araújo.
No domingo, 30 de abril, o Jardim Público acolhe, das 9h00 às 19h00, o segundo dia de Feira de Flores e Jardinagem, desta vez pelo Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo e pelo Grupo Folclórico das Terras de Geraz do Lima. Entre as 12h00 e as 15h00, regressa animação de rua e, a partir das 14h30, haverá animação musical de rua com a Banda Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha. Das 16h00 às 18h00, os ateliês de artes florais para crianças encerram a programação do dia.
O programa inclui ainda, a partir de 1 de maio, exposição das coroas de maio nas varandas dos edifícios. A tradição das maias e do ritual de enfeite de varandas de edifícios elaboradas pelas freguesias do concelho deverá adornar a Praça da República e as ruas do centro histórico.
A Praça da República acolhe nos dias 6, 13 e 20 de maio, feirões, com petiscos tradicionais, trajes, danças e cantares. Já a 7 de maio, o Dia da Mãe deverá ser assinalado nas floristas do concelho.
Neste âmbito da Viana Florida, está ainda integrada a Festa das Rosas em Vila Franca, de 12 a 14 de maio, as Festas de Santa Cruz em Alvarães, de 19 a 21 de maio, e a Romaria da Nossa Senhora da Encarnação em Vila Mou, de 25 a 29 de maio.
Nos dias 27 e 28 de maio, a Praça da República volta a receber concertos de entrada gratuita no Festival Wine &Blues.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).