Entre os dias 28 de abril e 28 de maio, a iniciativa Viana Florida vai destacar “As plantas na saúde e bem-estar”. A importância e o encanto das flores merecem o devido reconhecimento nesta IX edição onde as plantas aromáticas e medicinais e as plantas comestíveis serão alvo de destaque, através de exposições e diversas atividades que irão abordar estes temas e estimular os sentidos.
Assim, no dia 28 de abril, inaugura no Jardim Público a exposição “A Comida Esquecida – Plantas Espontâneas do Estuário do Rio Lima”, que estará patente ao longo de um mês, até 28 de maio.
No mesmo dia, o Jardim Público acolhe, a partir das 17h00, o início dos trabalhos de ornamentação do arco florido de Vila Mou. Pela mesma hora, arrancam igualmente os trabalhos de confeção de arranjos florais de média dimensão em quatro praças: Praça da República, Praça da Liberdade, Largo de São Domingos e Largo da Estação. Às 19h00 desta sexta-feira, será também iniciada a confeção de tapete de sal pelas gentes da Ribeira no Jardim Público da cidade.
No sábado, 29 de abril, entre as 9h00 e as 22h00, o Jardim Público recebe a Feira de Flores e Jardinagem, que vai integrar o feirão promovido pelo Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães e o Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca.
Nesse dia, o jardim recebe também o Encontro das Festas Floridas, que destacará as festividades de Vila Franca, Alvarães e Vila Mou. A Comissão de Festas e o Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca trazem os seus cestos floridos, promovendo as Festas das Rosas que decorrem de 12 a 14 de maio.
A Festa de Santa Cruz de Alvarães, que decorre de 19 a 21 de maio, vem à cidade apresentar os tradicionais e conhecidos Andores Floridos, numa iniciativa da Comissão de Festas e do Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães.
Já as Festas em Honra de Nossa Senhora da Encarnação de Vila Mou, que decorrem de 25 a 29 de maio, trazem à cidade o seu Arco Florido, uma tradição única no concelho, organizada pela Comissão de Festas. Pelas 10h00, será ornamentado o Arco Florido de Vila Mou. Nessa tarde, entre as 12h00 e as 15h00, será garantida animação de rua e, das 16h00 às 18h00, serão promovidos ateliês de artes florais para crianças. A meio da tarde, pelas 17h00, haverá o levantamento do Arco Florido de Vila Mou.
Para encerrar o dia, entre as 19h00 e as 19h45 haverá prova comentada de vinhos da casta Loureiro pela enóloga Rita Araújo.
No domingo, 30 de abril, o Jardim Público acolhe, das 9h00 às 19h00, o segundo dia de Feira de Flores e Jardinagem, desta vez pelo Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo e pelo Grupo Folclórico das Terras de Geraz do Lima. Entre as 12h00 e as 15h00, regressa animação de rua e, a partir das 14h30, haverá animação musical de rua com a Banda Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha. Das 16h00 às 18h00, os ateliês de artes florais para crianças encerram a programação do dia.
O programa inclui ainda, a partir de 1 de maio, exposição das coroas de maio nas varandas dos edifícios. A tradição das maias e do ritual de enfeite de varandas de edifícios elaboradas pelas freguesias do concelho deverá adornar a Praça da República e as ruas do centro histórico.
A Praça da República acolhe nos dias 6, 13 e 20 de maio, feirões, com petiscos tradicionais, trajes, danças e cantares. Já a 7 de maio, o Dia da Mãe deverá ser assinalado nas floristas do concelho.
Neste âmbito da Viana Florida, está ainda integrada a Festa das Rosas em Vila Franca, de 12 a 14 de maio, as Festas de Santa Cruz em Alvarães, de 19 a 21 de maio, e a Romaria da Nossa Senhora da Encarnação em Vila Mou, de 25 a 29 de maio.
Nos dias 27 e 28 de maio, a Praça da República volta a receber concertos de entrada gratuita no Festival Wine &Blues.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.