Quatro homens foram constituídos arguidos pelo furto de viatura e metais não preciosos, avaliados em cerca de 50 mil euros, numa empresa de infraestruturas e instalação de energia, revelou hoje a GNR de Viana do Castelo.
“No seguimento de uma investigação por furto ocorrido em fevereiro, numa empresa da área das infraestruturas e das instalações para energia, avaliado em cerca de 50 mil euros, os militares da Guarda realizaram diversas diligências policiais que culminaram na localização e identificação dos suspeitos do furto”, refere o Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, em comunicado.
Os homens, com idades compreendidas entre 24 e os 45 anos, “todos com antecedentes criminais”, foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Viana do Castelo, indica a GNR.
A operação deu cumprimento “a 10 mandados de busca, cinco domiciliárias e cinco em veículos, nos concelhos de Viana do Castelo e Vila Verde [distrito de Braga], que culminaram na apreensão de diversos objetos relacionados com o crime”.
De acordo com a GNR, no decurso da investigação “já tinha sido recuperada e apreendida uma viatura furtada e cerca de 300 quilos de metais não preciosos”, em fevereiro.
A operação contou com 76 elementos da GNR, de diversas valências do Comando Territorial de Viana do Castelo, do Comando Territorial de Braga, do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP) da Unidade de Intervenção (UI), contando ainda com apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP) do Comando Distrital de Viana do Castelo.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.