Logo
Nacional

Quase 850 jovens casaram em Portugal entre 2017 e 2023

7 Julho, 2024 | 10:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Quase 850 jovens entre os 16 e os 18 anos casaram entre 2017 e 2023, um fenómeno que afeta sobretudo raparigas e que é permitido apesar das recomendações por parte de organismos internacionais para que Portugal o impeça.

Os dados são do Ministério da Justiça, mas foram divulgados hoje na rede social Instagram da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ), no âmbito do projeto “Abordagem Intercultural para Prevenir Práticas Nocivas” (IAPHP, na sigla em inglês).

As estatísticas mostram que, nestes sete anos, o Ministério da Justiça registou 840 casamentos em que o noivo ou a noiva eram menores.

Segundo o IAPHP, “normalmente, é a noiva que é menor” e acrescenta que “em 2021, 74% dos menores que se casaram eram raparigas”.

Dos dados divulgado é possível constatar que, ano após ano, os números vão aumentando consecutivamente – com exceção para 2020, que coincide com a pandemia provocada pela covid-19 – e que, em média, todos os anos casam 120 jovens com idades entre os 16 e os 18 anos.

Em 2017, houve registo de 113 casamentos em que um dos noivos era menor de 18 anos, número que aumenta para 124 em 2018 e para 135 em 2019.

Já em 2020, o movimento é descendente, com 79 casamentos, o que representa uma diminuição de 41,5%, que poderá ser explicada pelo encerramento de grande parte dos serviços públicos com atendimento presencial, na sequência da pandemia de covid-19.

No ano seguinte, o número de casamentos volta a aumentar e são registados 130, valor que aumenta para 158 (+21%) em 2022.

Em 2023, há registo de 101 casamentos, mas a contabilização abrange apenas os primeiros seis meses do ano, pelo que poderá ainda aumentar.

Na publicação, o projeto refere que Portugal permite o casamento aos 16 anos com o consentimentos dos pais ou autorização do tribunal, mas lembra que há diversos organismos internacionais, como a UNICEF e o Comité para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres, que “têm vindo a exercer pressão para que Portugal elimine todas as exceções que permitem o casamento de menores de 18 anos”.

“O casamento com menores de 18 anos é uma violação dos direitos da criança e não deve ser possível”, defende a delegação portuguesa da UNICEF, citada no projeto, liderado pelo Politécnico de Viseu.

No entanto, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030, um dos objetivos estratégicos é exatamente “prevenir e combater as práticas tradicionais nefastas, nomeadamente a MGF [mutilação genital feminina] e os casamentos infantis, precoces e forçados”.

O projeto refere também que “Portugal comprometeu-se a eliminar o casamento infantil, precoce e forçado até 2030”, sendo que o Código Penal já refere que o “casamento forçado é um crime contra a liberdade pessoal”, que pode ser punido com pena até cinco anos de prisão.

O atual Governo recebeu do executivo anterior um esboço do Livro Branco sobre casamentos infantis, sobre o qual fez um inquérito junto de várias organizações e cuja recolha de dados terminou em 09 de abril.

Segundo fonte do gabinete da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, 235 entidades responderam ao inquérito e as conclusões estão agora a ser incorporadas no Livro Branco pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

A mesma fonte disse ainda que este trabalho deverá estar concluído durante o mês de julho e que a expectativa é de em outubro o Livro Branco ser tornado público.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Outubro, 2024

Alto Minho revalida galardão de platina como destino verde pela Green Destinations

O Alto Minho foi distinguido, pela terceira vez, com o galardão Platinum Green Destinations Award (Destino Verde Platina), na sequência da renovação da candidatura submetida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao programa Green Destinations Awards.

Regional 5 Outubro, 2024

Arcos de Valdevez cria portal para guardar e partilhar história do concelho

A construção de canastro de varas, a montagem do crucho com colmo, as lavadeiras do rio Vez são alguns dos usos e costumes que Arcos de Valdevez quer guardar num portal para memória futura.

Internacional 5 Outubro, 2024

Rainha da Dinamarca brilha no Brasil com “brincos à rainha” de Viana do Castelo

A Rainha Mary da Dinamarca está a cumprir uma viagem oficial à Amazónia, no Brasil. A mulher de Federico X está acompanhada pelo ministro do Clima, Energia e Abastecimento, Lars Aagaard, já que a visita centra-se na cooperação dinamarquesa-brasileira em biodiversidade, saúde e combate à violência contra as mulheres.

Desporto 5 Outubro, 2024

Santa Luzia procura primeira vitória da época na Liga Feminina de Futsal

As emoções da Liga Feminina Placard regressam este fim-de-semana, com a realização da terceira jornada da competição.

Regional 5 Outubro, 2024

Caminha e Galiza querem desassoreamento do rio Minho na agenda da Cimeira Ibérica

Os presidentes das câmaras de Caminha, Alto Minho, e de A Guarda e O Rosal, Galiza, enviaram na sexta-feira um ofício conjunto ao primeiro-ministro português para que o desassoreamento do rio Minho conste da agenda da próxima Cimeira Ibérica.

Desporto 5 Outubro, 2024

Vianenses Pedro Neto e Francisco Trincão na convocatória de Portugal para a Liga das Nações

O guarda-redes Ricardo Velho e o médio Samuel Costa são as novidades na seleção portuguesa de futebol para os encontros na Polónia e da Escócia, do Grupo A1 da quarta edição da Liga das Nações.

Desporto 5 Outubro, 2024

Voleibol Clube de Viana joga hoje na Luz frente ao Benfica

A Primeira Divisão de Seniores Masculinos de Voleibol, a Liga Una Seguros, está de volta. Este fim de semana joga-se a primeira jornada. O Voleibol Clube de Viana, que volta a participar na prova, desloca-se hoje à Luz para defrontar o Benfica.