Logo
Nacional

Quartos para estudantes custam mais de 400 euros em Lisboa e no Porto

25 Agosto, 2023 | 9:33
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O preço médio de quartos e apartamentos para estudantes subiu 10,5% no último ano, ultrapassando os 400 euros em Lisboa e no Porto, segundo o último relatório do Observatório do Alojamento Estudantil publicado no início do mês.

Segundo a análise feita com base em mais de 20 portais imobiliários e ‘sites’ de agências do setor sobre a oferta privada nas 20 capitais de distrito, havia 2.892 quartos disponíveis.

De acordo com os dados, hoje citados no jornal Público, na maioria dos distritos a subida foi superior aos 10,5% da média nacional, havendo aumentos de 33% como no caso de Portalegre.

A exceção vai para os distritos de Beja, Bragança e Porto, cujo aumento ficou abaixo dos 10%.

Contudo, arrendar um quarto no Porto custa, em média, 425 euros por mês e em Lisboa 450 euros.

Setúbal com 350 euros, Faro com 339 ou Aveiro com 320 são outras cidades onde os custos com o alojamento são elevados.

Algumas associações académicas ouvidas pelo Público disseram ter recebido relatos de valores muito altos “praticados no mercado regulado”, onde são arrendadas casas e quartos sem recibos”.

Além dos preços praticados, outro dos problemas relatados pelos alunos é a necessidade de pagar duas e três rendas em avanço.

O relatório do Observatório é publicado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e “operacionalizada” pela Alfredo Real Estate Analytics, uma start-up portuguesa que nele trabalha há três anos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 31 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC conquista Grande Prémio do Júri na 28.ª Gala “O Minhoto” em Vila Verde

O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.

Cultura 31 Janeiro, 2026

Teatro Municipal Sá de Miranda recebe “Mistério Da Vinci”

O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Santa Luzia vence dérbi, garante manutenção e confirma despromoção do Freixo

O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Papa Leão XIV manifesta pesar pelas vítimas da depressão Kristin em Portugal

O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo reuniu com autarquia de Valença

O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.

Regional 30 Janeiro, 2026

Criança de 9 anos desaparecida em Arcos de Valdevez é encontrada em segurança

Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.

Nacional 30 Janeiro, 2026

Viana do Castelo sob aviso vermelho devido à forte agitação marítima

O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.